sábado, 8 de setembro de 2012

12ª DIRED E MAIS EDUCAÇÃO NO DESFILE DO DIA 07 DE SETEMBRO

07 de setembro de 2012. A 12ª DIRED, através do Programa Mais Educação – coordenado pela professora Maria do Socorro Bezerra, junta-se às escolas municipais e leva para a avenida 42 representações das escolas públicas estaduais da circunscrição, abrindo o desfile com a faixa “12ª DIRED: Eu faço parte! - levada pelas diretoras Maria de Fátima Rocha, da Escola Estadual Jerônimo Rosado (bairro Santo Antonio) e Erilene Marinho de Morais, da Escola Estadual Antônio Bezerra de Sales.


Logo atrás, as representações de todas as escolas estaduais. Em cada uma delas, uma aluna levava a bandeira da sua escola.






Este ano, a professora Socorro Bezerra – da 12ª DIRED –, com o aval da professora Magali Delfino – diretora da instituição, através do Programa Mais Educação, resgatou as “Fardas” usadas nas décadas de 40 a 90, pelo Centro Educacional Jerônimo Rosado, conhecido como Colégio Estadual, Escola do Magistério e, hoje, Escola Estadual Jerônimo Rosado, como veremos abaixo: 

01. E. E. JERÔNIMO ROSADO (AZUL); 
01. E. E. 30 DE SETEMBRO (VINHO); 
02. E. E. MANOEL JUSTINIANO DE MELO (VINHO); 
03. E. E. DOM JOÃO COSTA (VINHO); 
04. E. E. NOSSA SRA DAS GRAÇAS (VINHO); 
05. E. E. FCO. SALES CAVALCANTE-CAIC (VINHO); 
06. E. E. LUIS DANTAS CAVALCANTE (VINHO); 
07. E. E. PADRE ALFREDO (VINHO); 
08. E. E. Dr. EWERTON DANTAS CORTEZ; (VINHO); 
09. E. E. JOSÉ NOGUEIRA (VINHO); 
10. E. E. ALFA VILLE (VINHO); 
11. E. E. DIRAN RAMOS DO AMARAL (VINHO); 
12. E. E. PADRE SÁTIRO CAVALCANTI (VINHO); 
13. E. E. PADRE DEHON (VINHO); 
14. E. E. GILBERTO ROLA (VINHO); 
15. E. E. AÍDA RAMALHO (AZUL); 
16. CAIC – JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA (AZUL); 
17. E. E. SANTA TEREZINHA (AZUL); 
18. E. E. JOSÉ DE FREITAS NOBRE (AZUL); 
19. E. E. ONZIÉME ROSADO (AZUL); 
20. E. E. RESIDENTE KENNEDY (AZUL); 
21. E. E. CÔNEGO ESTEVAM DANTAS (AZUL); 
22. E. E. FRANCISCA MARTINS DE SOUSA (AZUL); 
23. E. E. JERÔNIMO VINGT ROSADO – RINCÃO (VINHO); 
24. E. E. DOM JAIME CÂMARA (AZUL); 
25. E. E. ABOLIÇÃO IV (AZUL); 
26. E. E. ANTONIO GOMES (AZUL); 
27. E. E. SANTA DELMIRA (AZUL); 
28. E. E. MARGARIDA MARIA DE SOUSA (AZUL); 
29. E. E. INALDA CABRAL (VINHO); 
30. E. E. SANTO ANTONIO (VINHO); 
31. E.E. TERTULIANO AYRES (AZUL); 
32. E.E. FRANCISCO ANTONIO DE MEDEIROS (AZUL); 
33. E. E. JARDIM DE INFÂNCIA MODELO (AZUL); 
34. E. E. ANTONIO DE SOUZA MACHADO (AZUL); 
35. E. E. SOLON MOURA (VINHO); 
36. E. E. MOREIRA DIAS (VINHO); 
37. E. E. HERMÓGENES N. DA COSTA ABOL. IV (AZUL); 
38. E. E. HERMÓGENES N. DA COSTA (AZUL); 
39. E. E. DISNEYLÂNDIA (AZUL); 
40. E. E. ALEIXO ROSA (AZUL); 
41. E. E. MARIA STELLA (AZUL); 
42. E. E. CUNHA DA MOTA (AZUL). 

As representações das escolas estaduais, que participam do Programa Mais Educação, entraram no desfile com suas bandas, fanfarras, percussões e atividades de esporte e lazer como: taekwondo, judô, karatê e capoeira (ganhadores de medalhas), num total de 420 alunos, 80 gestores, 42 coordenadores do Programa Mais Educação – em cada escola – e, aproximadamente, 100 monitores.









No grupo denominado ESPORTE E LAZER, alunos ganhadores de medalhas nos jogos e campeonatos municipais, estaduais e copas, nas modalidades taekwondo, judô e karatê, capoeira, jogos escolares e os vencedores no campeonato brasileiro de taekwondo em João Pessoa, da Escola Estadual Aída Ramalho, desfilaram exibindo, com orgulho, os seus troféus.


No grupo FANFARRA 30 de setembro - (branco), a Escola Estadual Aída Ramalho, situada à rua professor Aleixo Prates e Silva, s/n, no Conjunto Walfredo Gurgel – que oferece o Ensino Médio e a EJA – mostrou a importância do Programa Mais Educação. A Banda Fanfarra “30 de setembro” foi criada a partir do Programa Mais Educação e é formada por 40 alunos do Ensino Médio e regida pelos monitores Bergson Coelho de Oliveira, Francisco Lizoyelo dos Santos Nery e Levi Lima. Recebeu este nome em homenagem à importância desta data para o município de Mossoró – Libertação dos Escravos. E fez a sua primeira apresentação no dia 30 de setembro de 2010. É diretora da escola a professora Edilma Maria da Silva. Como coordenadores do Programa Mais Educação estão Hévila Maria Barboza e Silva Cruz.


Da mesma forma, a Escola Estadual Moreira Dias, localizada bem no coração do bairro Doze Anos, hoje contando 855 alunos – Ensino Fundamental, Ensino Médio Inovador e Ensino Médio Diferenciado – e um quadro de 73 servidores e colaboradores, mostrou que na escola funciona com bom êxito o Programa Mais Educação, o Programa Despertar e, em 2010, as atuais gestoras tiveram a maravilhosa ideia de abrir o 77º grupo de escoteiros professor Hermógenes Nogueira da Costa, que tem como presidente responsável o chefe Francisco Edson de Morais Filho. Atualmente, o grupo de escoteiros se encontra com 156 membros, entre alunos da escola e crianças e jovens da comunidade, que foram, hoje, ao desfile cívico, para homenagear um importante educador de Mossoró (prof. Hermógenes Nogueira da Costa), além de levar para o desfile representações do Mais Educação – como a Fanfarra Tambores e Mil Acordes , o Grupo de Dança Mil Passos, o Grêmio Estudantil Antônio Francisco da Silva.





A escola Estadual Moreira Dias tem como visão de futuro realizar um trabalho de excelência através do seu compromisso com a comunidade, valorizando a participação e o respeito mútuo e, como missão, realizar um trabalho de qualidade, respeitando as diferenças sociais, econômicas e culturais de nossos educandos, visando comprometê-la através de uma participação crítica e ativa na sociedade”, disse a sua diretora, a professora Antônia Célia Maia. 

Por fim, o desfile das escolas públicas estaduais foi encerrado pela equipe de técnicos da 12ª DIRED, de gestores e do Mais Educação.




NOTA DA 12ª DIRED:

Infelizmente, não foi possível registrar à comissão da 12ª DIRED passando, no final do desfile, em frente ao palanque das autoridades. 

7 DE SETEMBRO (independência do Brasil) 

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), teria bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!

Fonte: Wikipédia


Um comentário:

Escola Padre Dehon disse...

Bom dia!

Parabéns a todos que fazem a 12ª DIRED!
O sucesso do desfile do dia 07 de setembro, tão bem aqui registrado pelo Professor Raimundo, é gratificante. Vale salientar que o Programa Mais Educação, tão bem coordenado aqui em Mossoró, pela Professora Socorro Bezerra, tem estimulado a participação dos jovens em atividades esportivas e culturais, há muito esquecidas, dentre elas, as fanfarras estudantis que surgem a todo vapor. Eventos dessa natureza são de uma riqueza inestimável para a nossa história!