segunda-feira, 17 de setembro de 2012

12ª DIRED REÚNE ÀS COMISSÕES ELEITORAIS PARA FALAR SOBRE GESTÃO ESCOLAR


A coordenadora da Comissão Eleitoral – a técnica Fátima Azevedo – reuniu, hoje, no auditório da 12ª DIRED, os representantes das comissões eleitorais das escolas estaduais, para orientá-los sobre o registro dos candidatos ao processo de Gestor Escolar.


A reuniu contou com a presença da diretora em exercício da 12ª DIRED, Maria Augusta Maia, que abriu os trabalhos ressaltando a importância das eleições nas escolas e sobre a democratização decorrente deste processo.


A pauta constou, ainda, da entrega de documentos que serão utilizados na eleição, do programa de votação – a coordenadora Fátima Azevedo repassou a data para a capacitação do servidor que irá trabalhar com o programa: 16/10, às 10h00min, na 12ª DIRED. A técnica falou também sobre a formação dos candidatos a gestores, em Natal, no Hotel Praia Mar, nos dias 20 e 21/09, e quem poderá participar apenas como candidato a gestor (sem necessidade de um vice), e aqueles cujas escolas só poderão participar se houver candidatos a gestor e a vice. A coordenadora alertou para o registro das chapas, que poderão ser registradas até o dia 18/09 e sobre a lista que deverá ser preparada e revisada (com antecedência), para que o votante, na hora que chegar para fazer a sua escolha, não se sinta excluído do processo democrático da escola.


Fátima Azevedo falou ainda sobre a propaganda eleitoral no interior da escola, sobre como a comissão eleitoral deve se portar diante do pleito e falou sobre ética, imparcialidade e registro, alertando que, no dia da eleição, as aulas terão o curso natural do calendário escolar.

A gestão escolar é um processo de escolha de diretor, na forma de eleição democrática, que vem acontecendo desde 2005, sob a legislação do Estado do Rio Grande do Norte. Esse processo democrático tem como base a Lei 290/2005, que é a norteadora desta ação que, gradativamente, vem se incorporando à cultura da comunidade escolar, com a participação de todos os segmentos das instituições de ensino”, ressaltou a coordenadora Fátima Azevedo – técnica da 12ª DIRED

NOTA DA 12ª DIRED:

Participação efetiva: Possíveis ações dos gestores 

- Realize reuniões em horários adequados 
  • A maior parte dos pais trabalha. Por isso, agende os encontros em horários que todos possam participar. 

- Entregue o estatuto escolar aos conselheiros 
  • O documento será útil para que o grupo entenda como funciona uma escola. 

Explique as atribuições do órgão 
  • No primeiro encontro, explique como funciona o conselho e quais são suas funções. 

- Capacite os conselheiros 
  • Pais e funcionários costumam ficar inibidos para tratar de assuntos pedagógicos com profissionais da Educação. Tanto o MEC como algumas Secretarias de Educação promovem cursos de capacitação para novos conselheiros. 

- Promova encontros regulares 
  • As reuniões devem ser mensais e agendadas no início do ano para que todos possam se programar. 

- Estabeleça objetivos 
  • Para evitar improvisos, defina com o grupo as metas que devem ser alcançadas a cada semestre. 

- Dê espaço para todos 
  • Estimule os representantes de cada segmento a manter um diálogo com seus representados e, nas reuniões, ouça o que todos têm a dizer. 

- Organize encontros com outros conselhos 
  • A troca de experiências ajuda na busca de soluções para os problemas comuns. 




Nenhum comentário: