domingo, 2 de setembro de 2012

CREE-MOS LANÇA CORDEL NA SUA XIII MANHÃ VERDE


Com o tema “Água: um bem precioso”, o Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREE-MOS) promoveu a XIII Manhã Verde com o objetivo de compreender a importância e a utilização da água para a conservação da vida no Planeta Terra, sabendo fazer uso de forma racional, enfocando o valor da leitura como fonte de informação e disseminação de cultura. 

O dia amanheceu com o Centro recebendo os seus convidados para o café da manhã. Enquanto o café era servido, o Grupo do Centro de Atendimento ao Deficiente Visual (CADV) tomava posição para fazer a abertura do evento. Era deles a importante tarefa de levar o Hino a todos os presentes.


Do lado de fora, na sua entrada, o Ônibus Itinerante da Prefeitura de Mossoró convidava a todos para uma viagem para vários universos literários. Os jovens, como sempre, deram o exemplo... 


Dando continuidade a sua programação, foi feita uma ginástica laboral para, em seguida, dar início ao momento cultural com brincadeiras, dramatização, música, brincadeiras folclóricas e, no seu final, o ponto chave da manhã: o II Desfile Ambiental Fashion


Na preparação para o almoço, foi feita uma orientação de higiene, através da qual todos puderam aprender como se faz uma escovação correta. Depois do almoço, uma pequena pausa para o descanso e, em seguida, o entretenimento tomou conta do ambiente com, principalmente, contação de história e campeonato de jogos de tabuleiros.


Na parte da tarde, enquanto se esperava o poeta Antonio Francisco e o lançamento do cordel “Água: um bem precioso”, de autoria dos alunos do Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREE-MOS) que, com a ajuda do professor Antonio Viana de Sousa, fizeram os versos, a capa e as ilustrações do cordel, algumas falas foram feitas, dentre elas, a da diretora do Centro Regional de Atendimento Especial de Mossoró – CREE-MOS.

Os depoimentos: 


O tema gerador foi o meio ambiente e, através dele, desenvolvemos todo o projeto sobre a água. Custa acreditar, para nós ditos ‘normais’ que, pelo simples fato deles serem especiais, eles não fossem querer participar. Pelo contrário, eles receberam muito bem a nossa proposta e superaram as nossas expectativas”, disse a “Tia Fátima”, uma das idealizadoras do projeto. 


Estamos sempre utilizando o meio ambiente, porém evitamos prejudicá-lo. O nosso trabalho, além da meta principal, além de plantar organicamente – através de uma agricultura alternativa, é, também, possibilitar, em fazendo essas tarefas, trabalhar a parte motora (plantio, irrigação, adubação) e intelectual desses jovens (promovendo a interdisciplinaridade). O resultado é que já plantamos alface, tomate, couve, espinafre e rúcula, todos, para abastecer o Centro, diminuindo os seus custos e, principalmente, eliminando os agrotóxicos da horta da instituição”, discursou a representante do Grupo Verde – Ana Catarina, que estava acompanhada de outros membros do grupo, dentre eles: Amilton, Guilherme, Carlinha, Renata e Cleane. 


Antes que o poeta Antonio Francisco fosse anunciado e a mesa de solenidade fosse chamada, o Bruno (deficiente físico e intelectual), provando que a diferença está apenas na ignorância dos ditos ‘normais’, pediu para tocar e cantar para os convidados presentes. Apesar da dificuldade da fala, Bruno se fez entender e transmitiu a sua mensagem de fé e esperança, dizendo que “eu estou aqui já faz cinco anos. Aqui é bom demais. Parabéns ao Grupo Verde. Eu quero participar do grupo também”, disse com muita dificuldade, o Bruno. Em seguida, num tom de bom humor, falou: “tenho certeza que vocês vieram só me ver”. Depois disso, Bruno emocionou a todos os presentes quando, com muito esforço, tocou e cantou duas músicas para a plateia. 


Logo depois, o professor Antonio Viana de Sousa apresentou os versos de sua autoria, fazendo, para a plateia, uma apresentação do próprio Centro. As três primeiras estrofes, recitadas pelo autor, dizem: 


Contemplo uma vida nova 
Uma árvore florida no sertão 
Um lar acolhendo alunos 
Que precisam de atenção 
O CENTRO REGIONAL 
Ambiente especial 
Semeando educação. 

O CREE-MOS tem revelado 
Vocação para educar 
Tem um passado de glórias 
Do qual posso me orgulhar 
Instituição querida 
Prepara o jovem para a vida 
Faz a criança sonhar. 

Melhor que dar o peixe 
É ensinar a pescar 
No CENTRO REGIONAL 
O que importa é educar 
Para a criança ter futuro 
Jamais andar no escuro 
E nosso Brasil avançar. 


A cerimonialista chamou a mesa, composta dos autores do livro de cordel e, também, o poeta Antonio Francisco que, com o seu carisma, encantou a todos com os seus versos bem declamados, mesclando as coisas do cotidiano com a sua preocupação com o meio ambiente, a sua verdadeira preocupação. 


O poeta recitou, contou anedotas, piadas e falou da sua infância ao lado de 17 irmãos. Falou ainda sobre o seu bairro, como ele mudou com os anos e fez o que mais gosta: recitar. No final, foi servido um lanche aos presentes e, depois disto, todos puderam refletir sobre o bem mais precioso da Terra: a água. 



VÍDEO DA COBERTURA DO EVENTO PELA TCM - CANAL 10:

 
NOTA DA 12ª DIRED

Em virtude de compromissos assumidos anteriormente – conflitantes com a data e horários do Manhã Verde, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED  se fez representar pela técnica Vanda. Contudo, parabeniza a equipe do CREE-MOS e se coloca à disposição da instituição para que, cada vez mais, o centro seja capaz de produzir, em seus quadros, equipes vencedoras que possam abrilhantar, ainda mais, o bom nome da instituição. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro responsável pelo editorial, é uma pena que tenha retirado parte da matéria. Achei que não deveria ter sido retirado o depoimento do amigo da Escola, professor Roberto, mas sim, que fosse feita as correções. Mas fico contente que tenha sido retirada as informações que não procediam. Grata.