Jornada de Gestão Educacional promovida pelo MEC, com o objetivo de fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de Gestão de Programas e Projetos.
Período: 01 a 05 de Outubro
Local: Auditório 12ª DIRED, Mossoró/RN
Horário: das 8h00min às 12h00min e 13h30min às 17h00min.
Público-alvo: representantes do Comitê Estratégico das DIRED e Municípios relacionados.
Este encontro terá como foco a gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão.
Objetivo:
O principal objetivo da Jornada de Gestão Escolar é superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas:
i) planejamento
ii) execução/ monitoramento e
iii) avaliação.
Os objetivos específicos são:
Disseminar junto às escolas com baixo IDEB a importância do planejamento escolar;
Superar a visão do PDE Escola como “programa de repasse de recursos”;
Superar a visão do PDE Escola como “programa de repasse de recursos”;
Disseminar o “ciclo de gestão”, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação, bem como de retroalimentação do planejamento;
Fortalecer institucionalmente as secretarias estaduais e municipais, elevando o nível de comprometimento destas no programa;
Identificar e reconhecer formalmente as escolas, municípios e estados mais engajados na execução do PDE Escola.
NOTA DA 12ª DIRED:
A Jornada de Gestão Escolar consiste em um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola nos últimos anos.
A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa.
Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola.
A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento.
Em 2012, as Jornadas de Gestão Escolar contemplarão os estados não alcançados na primeira rodada e novos municípios nos estados já contemplados, promovendo ajustes pontuais na metodologia que adaptem-na melhor à realidade das secretarias.
No Rio Grande do Norte os polos a serem trabalhados são:
Polo 1 - Natal:
São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim, Goianinha, Canguaretama, Nova Cruz, São José de Campestre, Montanhas, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Macau, Santa Cruz, Jaçanã, Angicos, Pedro Avelino, João Câmara, Poço Branco, Jandaíra, Natal.
Polo 2 - Mossoró:
Currais Novos, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Assu, São Rafael, Areia Branca, Apodi, Itaú, Caraúbas, Umarizal, Janduís, Patu, Pau dos ferros, São Miguel, Alexandria, Tenente Ananias, Mossoró.
Fonte: pdeescola.mec.gov.br
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