sexta-feira, 30 de novembro de 2012

12ª DIRED REÚNE GESTORES DE MOSSORÓ E DA CIRCUNSCRIÇÃO


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – reuniu, hoje, dia 30/11, os gestores das escolas estaduais de Mossoró e da Circunscrição para repassar as últimas informações do órgão.


A professora, inicialmente, deu as boas-vindas e começou falando sobre as atualizações dos portes das escolas e, também, sobre um reajuste na gratificação destinada aos que ocupam os cargos de diretor e vice-diretor das instituições. Disse, por exemplo, que o estado fará uma convocação de 1.200 professores e 600 supervisores para o ano de 2013.


O Estado ainda não tinha chamado esses professores, apesar da demanda, simplesmente porque estava fazendo um levantamento da necessidade real nos quadros das escolas. Tínhamos que saber o porquê de estar faltando profissionais e quais os motivos dessas vagas não estarem preenchidas. Depois de um amplo levantamento, hoje nós já sabemos que uma boa parte se aposentou, outros foram readaptados, alguns estavam em desvios de funções e outra parcela simplesmente não davam seus expedientes. Agora, sim, temos o real contexto da situação. E o exemplo disso é o remanejamento que estamos fazendo nas escolas e, com isso, estamos completando nossos quadros, recolocando os professores em suas funções, minimizando, portanto, uma situação que, no início do ano, era caótica. A prova disso é que nós só precisamos de 07 supervisores para completar o nosso quadro nessa função”, disse a professora Magali Delfino.


A professora também tocou num ponto delicado, porém necessário, haja vista as denúncias que chegam ao órgão, trazidas, principalmente, pelos próprios professores e funcionários das instituições: gente trabalhando no lugar do outro.


Essa prática não pode mais existir. Precisamos ser transparentes em nossas ações. Hoje nós trabalhamos quase que cem por cento on line. Todos os dados são processados através da informática e isso significa que o controle é rígido. Portanto, aconselho aos senhores gestores que não aceitem essas práticas em suas instituições. O professor tem que dar a sua própria carga horária e não terceirizar esse serviço, como se ele pudesse, de fato, fazer isso. Não pode e isso é ilegal. O estado não admite essa prática e, provavelmente, punirá quem dela fizer uso”, falou a diretora da 12ª DIRED.

A professora lembrou aos senhores gestores que na sua administração a sua sala está sempre à disposição de todos para o diálogo, para os esclarecimentos de dúvidas, e que a sua equipe – desde o pedagógico, administrativo e financeiro – está visitando as escolas para, justamente, o gestor não vir a cometer erros administrativos por falta de apoio técnico.


Outra coisa: eu não mando ninguém falar em meu nome. Eu mando a minha equipe realizar o trabalho que é para ser realizado. Quando eu quero falar com um gestor, eu mesma falo, pessoalmente. Com isso eu evito que usem o meu nome indevidamente, trabalho dentro da lei e justifico o cargo que exerço, pois se eu me candidatei a gestor (por exemplo), a minha obrigação é cumprir com as obrigações que o cargo exige”.

As vice-diretoras e técnicas presentes 
Falando sobre as mudanças, principalmente, sobre remanejamento de escolas, a professora esclareceu a polêmica sobre as escolas Centenário, Cardeal Câmara, Santa Terezinha, Jerônimo Rosado e Jardim de Infância Modelo.


Criou-se uma pequena celeuma sobre essas composições. O que acontece é que, nos casos de Centenário e Cardeal Câmara, a Diocese está pedindo os prédios, o que significa que, de qualquer forma, teríamos que tomar providências para poder acomodar os alunos dessas instituições. O que nós fizemos, na verdade, foi evitar um problema maior, ou seja, nós estamos equipando um prédio do estado (Jerônimo Rosado), fazendo reformas em sua quadra, salas e auditório para receber, por exemplo, a escola Centenário – que irá funcionar no turno vespertino, com o mesmo nome e com a mesma direção. Da mesma forma, estamos remanejando a escola Santa Terezinha – que funciona também em prédio alugado – para funcionar no turno matutino do Jerônimo Rosado. Vale lembrar que essas escolas estão, justamente, nos entornos das escolas Jerônimo Rosado e Jardim de Infância Modelo. Afora esses dois remanejamentos, também estamos, pelos mesmos motivos, remanejando o Cardeal Câmara para a escola Jardim de Infância Modelo nos dois turnos (matutino e vespertino)”. 

E continuou

Além disso, nós estamos garantindo que os pais tenham opções de matricular seus filhos em outras instituições e não somente nessas. No caso da escola Santa Terezinha, temos a escola Centenário (vespertino) e a escola Cunha da Mota (EJA e Correção de Fluxo) e, ainda, a escola Antonio Gomes, no turno vespertino. Para os alunos dos 5º anos que vão para o 6º anos também estamos assegurando essas vagas”, completou

A professora, antes de passar a fala para suas técnicas, ainda falou sobre: 

• Transporte escolar 
• Semestralidade 
• Semana pedagógica (dias 14 e 15/02/13) 
• Calendário escolar (entrega, depois da análise, dia 20/01/13)

Francisca Alvanete... 
Em seguida, foi a vez da técnica Francisca Alvanete falar sobre a inspeção escolar. Ela falou sobre as adequações que o calendário sofreu para o ano de 2013, dentre elas, acompanhar, de maneira uniforme, o calendário municipal e, com isso, evitar desencontros entre o ensino estadual e o municipal.

... técnica Inspeção Escolar
Com relação às escolas da circunscrição, a técnica frisou que o calendário deve, da mesma forma, acompanhar as especificidades de cada município onde ela está situada para, também, haver essa uniformidade de datas.

Vanda Maria...
Depois da técnica da inspeção Escolar, a vez foi da professora Vanda Maria, que falou sobre os prazos da Matrícula Antecipada, para pessoas com deficiência, nas escolas.

... do atendimento aos alunos com deficiência
A professora reforçou as datas e se colocou à disposição para tirar qualquer dúvida técnica.

A coordenadora do Mais Educação, Socorro Bezerra
A coordenadora do Mais Educação, Socorro Bezerra, convidou a todos para se fazerem presentes no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, no dia 07/12, para a formatura dos alunos do PROERD. Segundo a coordenadora do Mais Educação, serão 1.455 alunos, fora professores e monitores, que serão diplomados na ocasião.

Funcionários da Caixa Econômica - agência central
A professora Magali Delfino abriu espaço para uma equipe da Caixa Econômica Federal que veio conversar um pouco com os servidores e esclarecer alguns pontos com relação à portabilidade e, também, sobre os serviços que a instituição financeira presta para seus clientes.

A coordenadora pedagógica Maria Elma Cunha
Por último, foi a vez da coordenadora pedagógica, Maria Elma, que falou sobre o SIGeduc, mostrando, on line, como é cadastrado o universo de cada escola, inclusive, usando o exemplo da escola Abel Coelho – que já tinha cadastrado alunos, funcionários, professores e colocado notas, etc. A coordenadora reforçou a necessidade de cada gestor fazer isso o mais rapidamente possível, pois o SIGeduc tem, também, a finalidade de colocar os pais a par de como anda a situação de seus filhos – notas, presenças, faltas, trabalhos, projetos, etc. – acessando o referido site. 

Depois, a coordenadora falou sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, um esforço do governo para alfabetizar e, para isso, está selecionando – através do currículo – professores para compor o seu quadro de bolsistas (veja matéria já publicada aqui no Blog da 12ª DIRED, no dia 26/11). Para a 12ª DIRED, serão selecionados 07 professores que irão receber, por dois anos – como ajuda de custo –, uma bolsa no valor de R$ 765,00 mensais. 

Abaixo, os slides explicativos do PNAIC: (Clique em cima das imagens para ampliá-las)














NOTA DA 12ª DIRED

 O que é PNAIC? 

Acesse: undimemg.org.br


O que é o PROERD?




É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010 o PROERD iniciou o programa para a Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

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