sábado, 10 de novembro de 2012

ESCOLAS LEITORAS AVALIAM DESEMPENHO NO ANO DE 2012


Estiveram reunidas na última quarta-feira (dia 07/11/2012), no auditório da 12ª DIRED, as coordenadoras da Escola de Leitoras (Rosário e Helena Fernandes – SUEF) com as coordenadoras da Diretoria Regional da Educação, para fazerem uma avaliação do ano de 2012 e traçarem planos, metas e ações para o biênio 2013/2014.


O encontro começou com um momento de descontração para, em seguida, cada participante receber das mãos das coordenadoras da SUEF (Subcoordenadoria do Ensino Fundamental) um mimo de confraternização.


O segundo momento aconteceu com um panorama do biênio 2011/2012, no qual foram colocados os trabalhos desenvolvidos, as dificuldades enfrentadas e, principalmente, os avanços alcançados.


O terceiro momento foi de sugestões para o biênio 2013/2014, especificamente, o fortalecimento do que está dando certo e como melhorar as ações já desenvolvidas e que ainda não estão no mesmo patamar das outras.

Da esquerda para a direita: Antonia Zilma, Maria Judivânia, Helena Maia, Rosário, Sueleide Ferreira,  Helena Fernandes e Socorro Bezerra
A 12ª DIRED, por intermédio de suas representantes, entregou o Relatório de Atividades do 2º Semestre às coordenadoras da SUEF, elencando as dificuldades encontradas nas atividades escolares, como também, o resultado dos questionários aplicados com alunos e professores. As coordenadoras da 12ª DIRED, em suas avaliações, disseram que aquelas escolas que se empenharam, conseguiram alcançar resultados bastante satisfatórios e que aquelas em que a participação se deu sem que houvesse um envolvimento acima da rotina, essas escolas precisam melhorar um pouco mais.


Ficou constatado também que o ano em que professores e alunos se envolvem mais é o 4º ano do fundamental menor e que o processo de leitura se dá com mais facilidade no Fundamental Menor. Outra evidência foi que o trabalho quando bem sistematizado rende mais frutos, principalmente quando há o envolvimento de todo o segmento da instituição escolar. Segundo a vice-diretora Maria Judivânia, o trabalho com gêneros textuais, desenvolvidos neste ano de 2012, foi muito bom e deu para perceber o desafio que é trabalhar com esses gêneros, pois “as dificuldades partem também do próprio professor que, muitas vezes, não consegue diferenciar um gênero do outro e, em outras vezes, o processo educativo é somente trabalhado por professores de português, esquecendo-se, os professores de outras disciplinas, de trabalharem a interdisciplinaridade”.


Algumas sugestões foram dadas pelas coordenadoras da 12ª DIRED, dentre elas, um trabalho de formação e, em seguida, de monitoramento. Também foi aconselhado que fossem encaminhadas sugestões aos professores sobre como eles podem contemplar as habilidades de seus alunos e delas tirarem bons proveitos para o dia a dia da leitura. 

NOTA DA 12ª DIRED:

O site Escolas Leitoras é mais uma ferramenta em prol do incentivo à leitura literária e via para o fortalecimento da educação potiguar. O objetivo é que, a partir da união de educadores, pais, alunos, autoridades constituídas e a sociedade de um modo geral, este sítio virtual se transforme em um instrumento independente, autossustentável e eficaz no trabalho de democratização do acesso à boa literatura, formação continuada dos professores e disseminação das experiências das escolas, capaz de contribuir efetivamente com a emancipação e inclusão social das crianças e adolescentes. Trata-se de uma página não institucionalizada, mas cuja base é originária de um projeto que nasceu em 2007, atualmente denominado de Rede Potiguar de Escolas Leitoras. 

A ideia, organizada pela ONG Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), ganhou força com o apoio financeiro e técnico do Instituto C&A, além do operacional e institucional da Secretaria do Estado de Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. Esse movimento se expandiu e a mobilização chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A partir de 2009, graças à persistência de centenas de educadores, o incentivo à leitura literária se transformou em Lei Estadual. 

Há mais de um ano, o trabalho também é desenvolvido em escolas municipais de Natal e Parnamirim, em parceria com as respectivas secretarias de Educação. E é a serviço desta luta contínua que a causa ganha mais esta ferramenta. E, como foi durante os últimos anos, a participação de todos é fundamental para que o trabalho não pare e que a educação no RN alcance um estado de excelência. 

OS PARCEIROS 

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte 
Instituto C&A 
Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE
Secretaria do Estado da Educação e da Cultura (SEEC
Secretaria Municipal de Educação de Natal 
Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim 
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME - RN)


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