sábado, 17 de novembro de 2012

CINEASTA NA ESCOLA



Cineasta Thalles Costa presente no CEJA

Aqui o cineasta apresenta o seu livro "Pedra Riscada"

Na tarde do último dia 07/11, o CEJA Professor Alfredo Simonetti recebeu o cineasta Thalles Costa para uma palestra. Esta foi mais uma das atividades que fazem parte do Projeto Cinema na Escola.

Atendendo ao convite da Profª Yara Gomes, o professor e cineasta Thalles Costa conseguiu prender a atenção de todos os presentes com informações interessantes sobre produção de cinema e cultura geral. Carismático e atencioso, ele respondeu, a contento, a todas as perguntas formuladas por estudantes e professores. 

Ainda durante o transcorrer da palestra, fez intervalos em sua fala para exibir dois de seus curtas: “Bip Bip” e “O Poeta e a Bicicleta”.

No final, acrescentou mais um título à biblioteca deste Centro, doando o seu livro "Pedra Riscada", lançado recentemente. Nesta obra, o autor reune nove roteiros cinematográficos de curta metragem: “Berenice”, “Chamada a Cobrar’, “E o Prêmio vai para…”, “Fome de Bola”, “O Telegrama”, “Quanto Vale ou é por Quilo”, Atrás da Porta”, “Os Poetas” e “Pedra Riscada”.


Abaixo, mais alguns detalhes sobre o palestrante e parte de sua produção:

Thalles Chaves Costa

“Fortalezense de nascimento, carioca de coração, lisbonense de espírito e mossoroense por adoção. Diretor e Produtor. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Assessoria de Comunicação pela Unp e professor de Estética e História da Arte nessa mesma instituição. Mestrando em Ciências Sociais e Humanas pela UERN. Cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro. Fez inúmeros trabalhos de Fotojornalismo, Teatro e Cinema. Foi colaborador da GAZETA DO OESTE, escrevendo, semanalmente, resenhas sobre filmes. Seu primeiro filme como diretor é “Bip Bip”, participante de inúmeros festivais. Ainda no Rio, trabalhou como produtor de elenco do filme “Querença”, de Iziane Mascarenhas. Foi Diretor de Produção do filme “Frescor”, de Wanessa Machado e um dos diretores, junto com Gustavo Luz e Toinha Lopes, do documentário de curta metragem que retrata a vida do poeta Antonio Francisco, “O Poeta e a Bicicleta”, participante de inúmeros festivais no Brasil e no exterior. Foi o primeiro vídeo potiguar a participar de um festival de cinema europeu. Realizou, com o artista plástico Marcelo Amarelo, o vídeo “Banquete em Transe”, também participante de inúmeros festivais de cinema.”

Bip Bip

Gênero: Documentário
Diretor: Thalles Chaves Costa
Duração: 14 min
Ano: 2007
País: Brasil

Sinopse: documentário sobre o Bip Bip, famoso bar de Copacabana onde há décadas acontecem as famosas rodas de samba, chorinho e bossa nova, sempre com os maiores músicos da cidade.

O Poeta e a Bicicleta

Clique aqui para saber sobre o curta “O Poeta e a Bicicleta”.

Abaixo, registros fotográficos da Profª Josselene Marques:










Em destaque, Ana Maria - estudante empreendedora do Projeto Despertar

Profª Yara Gomes apresentando o cineasta Thalles Costa


Cineasta Thalles Costa e a Profª Yara Gomes,
responsável pela vinda do mesmo a este Centro






Um dos curtas exibidos
Curta que trata da vida do poeta Antonio Francisco

Estudante formulando uma pergunta
 
Cineasta Thalles Costa e a Profª Lúcia Câmara
 
Estudante Israel Anderson satisfazendo a sua curiosidade
e ampliando seus conhecimentos sobre o tema
Tive o prazer de ser a portadora
do livro ofertado pelo cineasta

NOTA DO BLOG DO 12ª DIRED:
Post e fotos da Profª Josselene Marques

Nenhum comentário: