quinta-feira, 22 de novembro de 2012

2º DIA DO SEMINÁRIO TEMÁTICO DA EJA


Hoje, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Seminário Temático da Educação de Jovens e Adultos entrou pelo seu segundo e último dia de Grupo de Estudo.

Livanete Barreto - diretora da 11ª DIRED com o professor de sua circunscrição
Café da Manhã para os participantes
Antes da entrada no auditório...
... um momento de descontração...
... para pôr os assuntos em dia
A abertura se deu com a cerimonialista da 12ª DIRED, Auxiliadora Teixeira, convidando a mesa de autoridades, sendo esta composta pelas seguintes pessoas:

Cerimonialista da 12ª DIRED, Auxiliadora Teixeira
• Professora Ednaide Rego – coordenadora da subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos – SUEJA

• Jailton Barbosa – diretor do Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

• Técnica Edileusa Campos – coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da 12ª DIRED

• Professora Livanete Barreto – diretora da 11ª DIRED – Assu/RN.

Professora Ednaide Rego fazendo uso da palavra
Fez uso da palavra, em primeiro lugar, a professora Ednaide Rego que elogiou o espaço proporcionado pelo IFRN e disse que a “Educação de Jovens e Adultos precisa de espaços como este para poder discutir suas ações”. Ao se referir às ações efetivas, a professora Ednaide Rego citou a Secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betania Ramalho, dizendo que a secretária “tem o maior interesse de que, de fato, cheguemos ao chão da escola e que, para isso, os projetos que estão sendo implantados na secretaria não incluem a politicagem, mas o trabalho voltado para as ações concretas”. No final do seu discurso, a professora disse que “precisamos, de verdade, experimentar o chão de cada escola de nossa região”.

Professor Jaílton Barbosa - diretor do IFRN
Em seguida, falou o professor Jaílton Barbosa, que enfatizou o bom relacionamento que existe entre o órgão federal, a Secretaria de Educação e as DIREDs: “fazemos parcerias com as DIREDs em vários projetos, dentre eles o da Penitenciária Federal e o PRONATEC”. Por fim, o professor falou sobre os cursos que o Instituto está disponibilizando, em nível de Especialização, e também o 1º Mestrado em Educação Profissional.

Professora Socorro Barbosa do CEJA Alfredo Simonetti
A cerimonialista, ao término das falas, desfez a mesa e anunciou a participação da professora Socorro Barbosa – do CEJA Professor Alfredo Simonetti – para falar sobre o trabalho que é desenvolvido no Centro. Abaixo, slides da apresentação:


















A plateia...


Da esquerda para a direita: professores Adriana Diniz (SEEC/UFPB) e Jaílton Barbosa (IFRN), terapeuta  ocupacional Shislene Oliveira (Penitenciária Federal) e a técnica da 12ª DIRED e coordenadora do evento - Edileusa Campos

Ednaide Rego (SUEJA) e Raimunda Ferreira (13ª DIRED)
Técnicas da 11ª DIRED
Gestores da 12ª DIRED
A explanação da professora Socorro Barbosa (CEJA - Alfredo Simonetti)
A cerimonialista Auxiliadora Teixeira convidou a professora Ednaide Rego para tomar lugar na coordenação de mesa e assessorar a palestrante professora doutora Adriana Valéria Santos Diniz – assessora pedagógica da SEEC e professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, para proferir a Palestra “EJA + do que 1 direito: a chave para o século XXI”.

Ednaide Rego apresentando a professora Adriana Diniz
A professora Adriana Diniz começou a sua explanação falando sobre ser a 1ª professora concursada da UFRN em Educação de Jovens e Adultos – EJA – e, filosofando, disse: “é muito difícil construir alguma coisa, e muito mais difícil ainda é reconstruí-la”.

Professora doutora Adriana Diniz
Falando da EJA, a professora enfatizou que “a EJA, para mim, tem  a ver como uma opção de vida profissional, pois acredito piamente que a única possibilidade de um país crescer igualitariamente é através da Educação”. E terminou com uma frase emblemática, dizendo que “a história nunca começa quando assumimos a chefia de um órgão, como, por exemplo, da educação, haja vista que, antes de nós, outros já ocupavam o cargo”. 

Abaixo, slides da apresentação...

















A plateia...


Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED (primeira da esquerda para a direita) 

O debate
NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino parabeniza a coordenação do evento, na pessoa da técnica Edileusa Campos que, com competência e espírito de equipe, soube conduzir o Seminário Temático com maestria e profissionalismo. 

Equipe de apoio: Seu Jorge, Ramalho, Chaguinha, Alvanete, Joana e Auxiliadora Teixeira.

Auxiliadora Teixeira e Joana Torres - técnicas das 12ª DIRED




Nenhum comentário: