sábado, 10 de novembro de 2012

MAIS EDUCAÇÃO SE APRESENTA PARA O CÔNEGO ISMAR


O Programa Mais Educação, sob a coordenação da professora Maria do Socorro Bezerra, da 12ª DIRED, fez a sua apresentação na Escola Estadual Cônego Ismar, em Areia Branca/RN.


Lá, a coordenadora mostrou, através de slides, o que é o programa, como funciona, para quem se destina, os seus objetivos e qual o seu alcance diante da realidade da instituição escolar.

A coordenadora do programa Mais Educação, Socorro Bezerra, a professora Rosilene (depto. Educação de Física) e Sandra Diógenes (Educação do Campo) - as três pessoas do primeiro plano a começar pela esquerda
O encontro, que durou um dia inteiro, reuniu o corpo docente juntamente com a equipe gestora e os funcionários da instituição.

O corpo funcional da Escola Estadual Cônego Ismar...
... prestigiando o encontro promovido pela direção
A Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz desenvolve projetos voltados para que o alunado preserve a memória cultural da região e trabalha, neste sentido, em sala de aula, a Literatura de Cordel, em que são elencadas, nos versos, a história e as tradições do povo areiabranquense.

A Literatura de Cordel em Sala de Aula é trabalhada como forma de trazer viva a cultura popular da região
Além dessa preocupação com a preservação e perpetuidade da cultura popular entre os jovens, a direção da escola também se preocupa com as novas tecnologias existentes e traz, para dentro de seus muros, novos desafios para os seus alunos.

A gestora Luzineide Holanda com os seus alunos 
Desta vez, os alunos do 8º ano "a" fizeram um filme e vão estrear, agora em novembro, para mostrar que a arte do cinema também faz parte dos projetos que a escola incentiva e procura trabalhar com a ajuda de seus professores.


SINOPSE: "A MORENA DO BANHEIRO"


Estranhos eventos têm acontecido em um banheiro da Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz. Assim, quando uma tragédia ocorre durante um baile dos estudantes, fica claro que nada foi acidental. Tudo foi obra da "Morena do Banheiro", um espírito lendário, que se esconde na figura de uma moça bonita, mas bastante estranha, que convive normalmente com seus colegas de sala de aula, um ambiente muito propício para ela observar e atacar suas vítimas. O filme é uma adaptação da "Loira do Banheiro", que conta a história de uma mulher muito bonita que morre acidentalmente ao escorregar e bater a cabeça no vaso sanitário, tornando-se um espírito que vaga diariamente pela escola, atacando alunos que não gostam de assistir aula, como também, aqueles que cometem atos de indisciplina. E o local ideal, para que tudo ocorra, evidentemente, é o banheiro - local onde tudo começou. 

O elenco conta com: 

Roberta Ester, Tiffani, Antonio Vinicius, Francisco Eleudo, Rayla Vasconcelos, Maria Luíza, Sara Maria, Samuel, Fernando Vicente, Robson Rafael e Leandro Ribeiro 

Participação especial: 

Jéssica Silva Figurantes: Anderson, Josias, Richarles, Antônia Vitória, Luzia Maria, Geniffer e João Victor 

Roteiro: 

Maria Luíza, Tiffani, Rayla Vasconcelos, Samuel, Robson, Fernando Vicente, Antonio Vinicius e Francisco Eleudo 

Figurino: 

Sara Maria, Maria Luíza, Rayla Vasconcelos e Tiffani 

Câmera: 

Professora Núbia Maria 

Edição: 

Jairo Cunha 

Fotografia: 

Eduardo Barros 

Direção Geral: 

Professora Núbia Maria 

Realização: 

Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz 

Abaixo, o pessoal de apoio dando um jeito no almoço...

Peixe e camarão no cardápio...
NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - parabeniza a gestora Luzineide Holanda pela iniciativa e determinação à frente de sua gestão. 


O que é o programa Mais Educação: 


O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC, da Cultura – MINC, do Esporte – ME, do Meio Ambiente – MMA, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República, essa última por meio do Programa Escolas Irmãs, passando a contar com o apoio do Ministério da Defesa, na possibilidade de expansão dos fundamentos de educação pública. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Esse ideal está presente na legislação educacional brasileira e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001), no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007) e no Plano de Desenvolvimento da Educação. O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacional. 

Como funciona o Programa Mais Educação? 

O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macro-campos: 

• Acompanhamento Pedagógico; 
• Meio Ambiente; 
• Esporte e Lazer; 
• Direitos Humanos em Educação; 
• Cultura e Artes; 
• Cultura Digital; 
 • Promoção da Saúde; 
• Educomunicação; 
• Investigação no Campo das Ciências da Natureza; 
• Educação Econômica. 


Nenhum comentário: