sábado, 31 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 29 e 30/08/2013


Quinta-feira, dia 29/08/13, às 18 h. O professor Raimundo Antonio a bordo da sua moto 150cc tomou a direção da Vila Rio Grande do Norte, no município da Serra do Mel/RN. Ia para mais uma aula dos Saberes da Terra – ProJovem Campo. A noite estava sem a iluminação da natureza. A Lua não aparecia lá em cima no horizonte e, por isso mesmo, a escuridão era a companhia constante para quem trafegava pela rodovia. Aqui e ali uma luz aparecia, vindo em sentido contrário à luz que iluminava a estrada, e parecia cumprimentar a quem não deixava que a solidão da noite tomasse conta dos pensamentos dos que corriam para chegarem aos seus destinos. Enquanto rodava por entre pés de cajus frondosos, o professor repassava, mentalmente, o seu plano de aula. Lembrou-se da semana passada quando uma aluna lhe fez uma determinada pergunta relacionada à higiene pessoal: pronto! – estava planejada mais uma aula, desta vez voltada para as DSTs. 

Na vila Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, o professor de posse de um vídeo demonstrativo e um Projetor Multimídia Interativo assistiu e interagiu com os alunos/colonos sobre a importância da higiene pessoal e dos cuidados com as relações entre homens e mulheres. 

Os alunos/colonos atentos...
... aprendendo um pouco mais, através de vídeos, sobre as DSTs
Na volta, enquanto somente o ronco da moto era ouvido na estrada que o trazia de volta, o professor analisava cada trecho do vídeo, as orientações dos profissionais da saúde, as perguntas anotadas, os questionamentos da sala e as reflexões feitas por cada um deles. 

Devagar – bem mais devagar do que a velocidade, naquele instante, do veiculo de duas rodas – também se vai ao longe... na educação. 

TEMPO COMUNIDADE – VISITA À VILA CEARÁ 

Na sexta-feira, dia 30/08/13, às 12 h. Os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina, Luzia Isabela e Elizângela Sales, fretaram, em frente ao mercado Público de Mossoró, um táxi para a vila Ceará – na Serra do Mel/RN. 

O dia amanhecera nublado prenunciando, no clima, amenidade no calor reinante do nordeste brasileiro. Enquanto o carro tomava a direção acertada no fretamento, o início da tarde deixava cair pequenas gotas d’água no parabrisa do automóvel e a estrada ia se tornando mais molhada. O vento, que era cortado pela figura física do transporte, chegava aos pés de cajus - na beira da estrada -, e parecia que era cumprimentado alegremente pelos mesmos. O solo já estava quase todo molhado e, isso, para o colono da Serra, é festa, fartura e bons meses vindouros. 

No entroncamento que dá acesso à vila Rio Grande do Norte, o taxista virou à esquerda. O caminho a seguir era para a vila Ceará, distante dali 5 quilômetros. Com uma diferença: o asfalto que até então fora companhia para os passageiros, diminuindo o atrito dos pneus no solo, agora era substituído pela estrada carroçável, cheia de pedras, areia, “costelas de vacas” e pequenos buracos. Mesmo assim, a paisagem é linda: muito verde e uma quase certeza de que a natureza ainda tem forças para reverter o atual quadro de descaso para com ela. 

Finalmente, a vila. Por entre ruas largas, descalçadas e tomadas de uma areia fofa, os professores encontraram a casa da sua aluna. Casa de assentamento, humilde, pouco conforto, mas cheia de alegria e hospitalidade. A dona, de nome Adriana, veio receber os professores, junto com os seus filhos. Na parte de trás da casa, o seu esposo trabalhava a castanha. Os professores foram para lá observar o trabalho, o manejo do corte da castanha e a separação (de um dos lados) da castanha da casca. Trabalho árduo, que exige habilidade, constância e, principalmente, disposição para desempenhá-lo. 

O senhor José trabalhando e explicando...
... aos professores como se dá a preparação...
... para o corte da castanha...
... através de uma ferramenta manual...
... fabricada na própria vila e que serve...
... de instrumento para a separação da casca...
... que é terminada de ser retirada - por sua esposa - ...
... da castanha, com a utilização de uma outra...
... ferramenta manual (e feita pelos próprios colonos) parecida com uma pinça de manicure
Os professores viram e ouviram, com detalhes, como se dá o processo da castanha como sobrevivência e fonte de renda da família. Esse processo que começa com a compra da castanha, a paga para ela ser passada na caldeira, o corte (feito através de uma ferramenta fabricada pelos próprios colonos e que abre em banda a casca da castanha – uma delas sai e a outra fica com a castanha), a retirada da castanha de dentro de um lado da casca e a paga para a castanha ir para a estufa (24 horas em fogo brando). Em seguida, a castanha passa por um banho-maria (depois que ela esfria da estufa), para ser retirada a sua película e, por fim, a seleção da castanha: de primeira, de segunda, brocada e a de bandas. 

Assista ao vídeo caseiro feito pelos professores: 


Na volta, para dar aula à noite, na Escola Estadual Padre José de Anchieta – Vila Rio Grande do Norte –, os professores experimentaram o caminho percorrido pelos alunos/colonos: através do ônibus que passa por duas vilas (Paraíba e Ceará) “pegando” os alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos e dos Saberes da Terra. Uma aventura permeada pelos sonhos de cada um daqueles que se sentam nos bancos do ônibus maltratado pelo tempo, pelas condições do terreno em que trafega e pela falta aparente de manutenção. 

O motorista, hábil na sua profissão, conhece cada detalhe do terreno por onde passa e diminui, com isso, o desconforto causado pelos solavancos tão comuns no caminho de ida e volta. 

Apesar do desconforto, a viagem feita com alegria, disposição e muitos sonhos
Já na escola, os professores trabalharam advérbios, através de textos. Na sala ao lado, os filhos dos colonos assistiam a um filme ganhador de vários prêmios da Academia: Avatar. 

As professoras Elizângela e Luzia...
... ministrando mais uma aula de Língua Portuguesa
A professora Teresa (tendo o vice-diretor da EEPJA, em pé, ao fundo) tomando de conta dos filhos dos colonos

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NOTA DA 12ª DIRED: NOTÍCIAS DO SENACEM

Senhores Gestores Educacionais, 

Fui informada através da Subcoordenadora do Ensino Médio, professora Aliete Borman, que a Secretária de Estado da Educação do RN, professora Betania Ramalho, adquiriu 100 inscrições para os professores da rede estadual do Ensino Médio participarem do SENACEM - Seminário Nacional do Ensino Médio. 

Já temos no sítio do evento, 23 professores inscritos. Divulguem e nos enviem o mais rápido possível o nome do professor ou apoio pedagógico que irá participar, com os seguintes dados (com urgência): 

                                           NOME,
                                           ESCOLA, 
                                           MATRÍCULA,
                                           CPF 
                                           RG, 

Maria Goretti Silva
Coordenadora do Ensino Médio – 12ª DIRED 

(Clique na imagem para ampliá-la)
Prezado (a), 

É com muita satisfação que vimos, através deste, convidá-los (a) a participar do III Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM 2013) e do III Simpósio de Pós-Graduação em Educação da UERN (SIMPOEDUC), a serem realizados na Faculdade de Educação da UERN, Campus Central, em Mossoró/RN, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013. 

Na terceira edição dos eventos privilegiamos a temática “Currículos, Aprendizagens, Saberes”, no intuito de favorecer a discussão sobre as políticas do/para o ensino médio, de forma a refletir sobre os processos de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes e socializar, dialogar as pesquisas de professores e alunos que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação da UERN

Consta na programação: conferências, mesas redondas, grupos de discussão, sessões coordenadas, intentando aprofundar os temas e levantar outras questões atuais para esta modalidade de ensino, especificamente, e para educação escolar, de forma geral. 

Fique atento (a) as datas: 

    • Chamada para submissão de resumos: de 15 de julho a 10 de setembro de 2013. 
    • Divulgação dos aceites: a partir de 01 de outubro de 2013. 
    • Envio do trabalho completo: até 20 de outubro de 2013. 

Faça sua inscrição pelo site: 


Acesse também: 

http://www.facebook.com/senacem2013 e curta nossa fan page. 

Esperamos por você! 

A Comissão Organizadora 




terça-feira, 27 de agosto de 2013

V ENCONTRO DO PNAIC: ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA UNIDADE 04

Acontecerá neste sábado, 31 de agosto, o V Encontro do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), que abordará a Educação Especial e o Módulo da Unidade 04. 

O encontro será realizado nas dependências da Escola Estadual Jerônimo Rosado, com recepção a partir das 07h30min e início às 08h00min e término às 17h00min.

(Clique na imagem para ampliá-la)

domingo, 25 de agosto de 2013

ÚLTIMA AULA DO CURSO DE MÚSICA DA 12ª DIRED - TURMAS DE SEGUNDA E SÁBADO


Aconteceu hoje, dia 24/08/2013, no andar térreo da 12ª DIRED, a última aula do curso de Música – para as turmas de segunda-feira e sábado – oferecido gratuitamente para os professores que trabalham com o Ensino da Arte e Arte, para os técnicos da 12ª DIRED e para os gestores que atuaram nas disciplinas de Ensino da Arte e Arte antes de assumirem a atual função. 

O professor Júnior começou a aula exibindo um vídeo...
O Curso, ministrado pelo professor Júnior Miranda, apesar dos percalços enfrentados (02 greves e um intervalo de meio de ano) chega ao seu final com uma boa frequência e uma ótima expectativa de uma segunda oferta.

... de uma experiência com alunos de uma escola pública de Rodolfo Fernandes
Os professores tiveram, nesses quase três meses de atividades (parte deles semipresencial) aulas teóricas e, principalmente, práticas, nas quais os professores puderam trabalhar, priorizando pulsação e ritmo, com diferentes materiais, dentre eles, copos, materiais recicláveis, palmas, voz e corpo. 


Nos vídeos gravados (e depositados no blog da 12ª DIRED), os registros de todas as atividades desenvolvidas durante as aulas teóricas e práticas do curso, para serem utilizadas em experiências junto aos alunos em suas instituições escolares. 


Abaixo, clique no link para assistir ao vídeo da última aula: 






sábado, 24 de agosto de 2013

DIA DO ESTUDANTE NO CURSINHO DA 12ª DIRED


Continuam a todo vapor os aulões da 12DIREDVEST no auditório da Diretoria Regional de Educação, da Cultura e Desportos, visando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dias 26 e 27/10/2013.


Hoje, dia 24/08/2013, os aulões foram de: 

                                • Redação 
                                • Espanhol 
                                • Inglês 
                                • Português 

No intervalo dedicado ao lanche. que é oferecido aos alunos, as coordenadoras do cursinho aproveitaram para fazer uma surpresa para todos eles. De repente, foi instalada uma caixa de som, acoplada a ela um microfone e um cabo de instrumento elétrico, todos, para ampliar a voz e violão do monitor de música do programa Mais Educação, Adriano. Era a homenagem ao Dia do Estudante


A balada de Roberto Carlos “É Preciso Saber Viver” trouxe momentos de encantamento e, também, de reflexões. A letra é um convite à meditação, pois fala do tempo, de sonhos, tristezas e alegrias, metas e de como a vida passa rápido. Metáforas ricas que ajudam e envolvem a quem ainda está começando a viver. 



Abaixo, link do vídeo feito durante a homenagem ao Dia do Estudante: 








EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 22 e 23/08/2013


As aulas dos Saberes da Terra – ProJovem Campo – na Escola Estadual Padre José de Anchieta, quinta (à noite) e sexta-feira (nesta sexta, somente à noite), esteve toda direcionada para: 

                               • Cidadania 
                               • Lixo 
                               • Como conviver bem com o meio ambiente 

Dois dias dedicados ao conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. 


Nestes dois dias foram mostrados slides, vídeos e trabalhados textos nos quais vários dados foram colocados como demonstrativos e que serviram de exemplos para as discussões criadas na sala de aula. 


Dentro da realidade dos colonos, foi mostrado, com relação ao lixo, um texto em que é feita uma relação entre os países desenvolvidos, os países em desenvolvimento e, ainda, os países subdesenvolvidos. 


Em seguida, foram colocadas questões para serem respondidas e discutidas de forma coletiva.

Professor Roberto de Araújo - diretor da EEPJA...
NOTA DA 12ª DIRED

Depois de uma discussão acerca da visita dos professores às vilas onde os alunos/colonos moram - nas sextas à tarde -, ficou acertado que o “tempo comunidade” será, primeiro, na Vila Ceará, depois na Vila Paraíba , em terceiro, na Vila Garavela. Lá, primeiramente, os professores irão fazer um levantamento das atividades existentes e que estão diretamente relacionadas com os alunos/colonos e, depois do mapeamento delas, acompanhar uma tarde dessas atividades junto a eles. Embora os dois técnicos não estejam indo – para fazer o acompanhamento técnico e implantar os projetos que são destinados (inclusive com recursos) – os professores resolveram que não podem mais esperar. Farão a parte deles. 

O professor Roberto de Araújo – diretor EE Pe. José de Anchieta – esteve na Sala de Multimídia (local dos Saberes da Terra) e depois de dar boa noite, deu também, boas notícias aos alunos/colonos convidando-os a participarem nos diversos cursos que estão sendo ofertados pela instituição, alguns, inclusive, com ajuda de custo. 

... convidando os alunos/colonos para se inscreverem nos diversos cursos que estão sendo ofertados

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

NOTAS DA 12ª DIRED: 23/08/2013

COORDENAÇÃO ESTADUAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA PREMIA ALUNOS DA 12ª DIRED 

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e a coordenação estadual da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão premiando os alunos das escolas pertencentes à 12ª DIRED (Diretoria Regional de Educação, da Cultura e dos Desportos) que se destacaram, em nível estadual, na 8ª Olimpíada de Matemática, com menções honrosas, medalhas e certificados. 

Adson, Yago, Lucas e João Paulo
Os alunos saíram, hoje, dia 23/08, às 09h00min, com destino à capital do Estado, na companhia da vice-diretora da 12ª DIRED – Helena Maia, para serem homenageados pela coordenação estadual e pela Secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betania Ramalho. 

Aqui, com Helena Maia - vice-diretora da 12ª DIRED
Ainda da circunscrição da 12ª DIRED – cidade de Upanema – 06 alunos e 02 professores também se deslocaram para serem homenageados juntamente com os alunos das escolas de Mossoró. 

Alunos das Escolas de Mossoró:

  • Yago Mendes Ferreira  = (Centenário: 9º Ano - EF
  • Lucas Benjamin            = (José Martins de Vasconcelos: 1º Ano - EM
  • João Paulo de Oliveira  = (Dom João Costa: 6º Ano - EF)
  • Adson Silva de Sousa   = (Raimundo Gurgel: 3º Ano – EM



PROJETO CONQUISTA SE REÚNE PARA FALAR SOBRE O SEU PROCESSO PEDAGÓGICO 

A fim de discutir o processo pedagógico do Projeto CONQUISTA nos diversos espaços escolares, a equipe de coordenação se reuniu nesta manhã, no auditório da entidade, com os supervisores, professores e colaboradores envolvidos no projeto. 



Na pauta: 

1. O acolhimento 

2. Um dedo de prosa.

   - Dicionários Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 
   - Mapas: 08 por turma (04 Mapas do Brasil e 04 Mapas Mundo) 
   - Estantes e armários

3. Diário 

   - O registro da prática Pedagógica. 

4. Planejamento: Instrumento direcionador das atividades pedagógicas. 

5. Percurso Livre. 


12ª DIRED PRESTA HOMENAGEM AS SUAS FUNCIONÁRIAS TERCEIRIZADAS 

Hoje foi um dia de despedidas na 12ª DIRED. As duas funcionárias terceirizadas que dão apoio à entidade estão de partida. Hoje, infelizmente, está sendo o último dia de trabalho das duas. Para homenageá-las, dando-lhes os devidos créditos – pelos bons serviços prestados –, a diretora Magali Delfino reuniu os servidores em torno de uma farta mesa (cada servidor contribuiu para que isso acontecesse) e agradeceu pelos bons serviços prestados. 

Elizângela Monalisa (centro, lado direito de Magali Delfino) e Márcia Andréa (lado esquerdo de Magali Delfino)
Márcia Andréa e Elizângela Monalisa: duas excelentes profissionais que deixarão saudades... 



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NOTAS DA 12ª DIRED: 22/08/2013

DIA DO SUPERVISOR EDUCACIONAL – 22 DE AGOSTO


O dia 22 de agosto é lembrado como o Dia do Supervisor Educacional e nada mais justo do que valorizar o profissional responsável pela elaboração dos planos anuais de atividades das instituições de ensino. 

O Supervisor Escolar é o profissional responsável pela coordenação e pelo apoio das atividades do corpo docente dentro de uma escola. Esse profissional atua em instituições escolares de educação básica, no magistério do ensino superior e na área de pesquisa educacional. 

Entre as atribuições do profissional da Supervisão Educacional encontram-se: 

• Atuar no desempenho do currículo, 
• Assegurar o relacionamento e a ordenação sequencial dos conteúdos e controlar, acima de tudo, o rendimento escolar dos alunos avaliando as causas do aproveitamento insuficiente dos mesmos. 

É importante lembrar que todo trabalho pedagógico deve ser realizado em conjunto, por isso é que a Supervisão Escolar atuará em parceria com a Orientação Educacional e juntas tornarão possível o trabalho integrado com a Direção de toda escola. 

Evolução histórica da supervisão educacional: o começo de tudo 

O supervisor educacional – chamado também de supervisor escolar –, pedagogo de grande importância na história educacional de nosso País, e cuja atuação já teve várias nuances diferentes e muitas vezes foi cercada de polêmicas. 

Antes de se visitar o amanhã – com suas propostas e possibilidades de atuação –, é preciso olhar para o passado, para a história desse profissional. Não se pode falar do supervisor educacional sem retroceder no tempo e observar os processos de surgimento da supervisão educacional e de formação do pedagogo no Brasil. 

A partir de agora, serão vistos o nascimento desse profissional e as mudanças pelas quais ele passou ao longo da história. Na Antiguidade, a ação supervisora era percebida como a vigilância, praticada por nobres e sacerdotes, em relação à vida escolar. 

Na Grécia Antiga, a ação supervisora consistia no acompanhamento, realizado por especialistas, do funcionamento dos espaços escolares; já em Roma, havia os censores que, além de possuírem atribuições relativas ao recenseamento, fiscalizavam os espaços escolares. 

Na Idade Moderna, surgiu o inspetor de ensino, que avaliava as tarefas pedagógicas do professor. O inspetor técnico apareceu com a Revolução Francesa, e tinha como função promover o progresso educacional e vigiar a atividade do professor, visando a melhorar o desempenho do docente. 

Nesta breve introdução, pode-se perceber que a ideia de controle sempre esteve presente nas ações de supervisão. 

Etimologicamente, a palavra supervisão é composta pelo prefixo super (“sobre”) e pelo substantivo visão (“ação de ver”); assim, o significado da palavra é “olhar de cima”, no sentido de controlar a ação do outro. 

No que se refere à supervisão voltada para a Educação, menciona-se o conceito clássico de Nérici (1987), de que a supervisão escolar consiste no serviço de assessoramento a todas as atividades que tenham influência no processo de ensino e aprendizagem, para que as necessidades e aspirações dos educandos sejam mais eficientemente atendidas. 

O curso de Pedagogia surgiu em nosso País como consequência da preocupação com a formação de professores para a escola secundária; seu aparecimento foi concomitante ao das licenciaturas, ao ser criada a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei 1.190, de 1939. Essa faculdade formava bacharéis e licenciados em várias áreas – inclusive a pedagógica –, utilizando a fórmula conhecida como “3 + 1”: às disciplinas de conteúdo, com duração de três anos, eram acrescidas as disciplinas pedagógicas, com duração prevista de um ano. 

Assim, formava-se o bacharel nos três primeiros anos do curso; após a conclusão do módulo didático ou pedagógico, o estudante recebia o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado. 

Fonte: 




 PARTICIPE DA XXV SEMANA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!


C O N V I T E 

 O CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL e a E. E. Profª Mª LAURETÂNIA tem a honra de convidar Vossa Senhoria a participar da XXV - Semana das Pessoas com Deficiência a ser realizada no período de 26 a 30 de agosto do ano em curso. 

 A P R E S E N T A Ç Ã O 

O CEESLAUVA é uma instituição fundada em 09 de novembro de 1987, sua finalidade é oferecer atendimentos Pedagógicos e Sócio-Terapêuticos às Pessoas com Deficiência/Necessidades Educativas Especiais. 

IMPORTANTE SABER QUE:

  • Existem várias Leis que beneficiam as Pessoas com Deficiência: 


- DECRETO Nº 002/96 - Eliminação de barreiras arquitetônicas nos locais de fluxo de pedestres e de uso público...; 

- LEI Nº 993/2005 - Programa de assistência à saúde e proteção integral às PcNE...; 

- LEI Nº 995/2005 - Programa VER MELHOR, Assistência às PcD visual ..; 

- LEI MUNICIPAL Nº 1.041/2006 - Cria o COMUDE Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

PROGRAMAÇÃO:

26/08 – 2ª FEIRA – 

Divulgação na mídia Rádio, Jornais, Blogs, Reuniões, Outros. 

-Audiência com a Exmª. Prefeita Luana Bruno, para confirmação das Propostas da Carta de Acessibilidade elaborada em 2012. 

08h00min às 17h00min - Visita às Pessoas com Necessidades Especiais da Zona Rural. 

27/ 08 – 3ª FEIRA – 

13h30min - Abertura do Curso de BRAILLE

Tema: “Vivenciando o BRAILLE” 

Palestrante: Profª- Claudine Soares – Especialista em Deficiência Visual da SUESP

-Público: Profs. das Salas de AEE, Profissionais da Educação e Familiares das Pessoas com Def. Visual. 

14h00min - Palestra sobre Autismo. 

Palestrante: Profª Ângela Mª dos Santos (Especialista em TGD (Transtorno Globais de Desenvolvimento). 

-Público: Professores das Salas de AEE, Profissionais da Educação e Familiares. 

28 /08 – 4ª FEIRA – 

07h30min às 11h00min; 13h00min às 17h:00min - Curso de BRAILLE. 

Tema: “Vivenciando o BRAILLE.” 

08h00min às 16h00min - Visita às Pessoas com Necessidades Especiais de Zona Urbana. 

 29/08 – 5ª FEIRA – 

07h30min às 17h00min - Curso de BRAILLE. 

Tema: “Vivenciando o BRAILLE.” 

09h30min às 11h00min - 14h00min às 15h30min – Apresentação Cultural dos alunos do Mais Educação. 

Público: Comunidade Escolar. 

30/08 – 6ª FEIRA – 

07h30min - Encerramento do Curso de BRAILLE. 

14h00min - Tarde de Convivência com apresentação de Danças e Jantar Dançante. 

CONVIDADOS: Pessoas com Deficiência, Familiares, CEESLAUVA e COMUDE

• A E. E. Mª Lauretânia acolhe o maior número de alunos com deficiência da cidade. 

• Na sala do AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - temos matriculados 32 alunos, sendo todos da escola. 

• Temos aula de LIBRAS, uma vez por semana, em todas as salas. 

• Temos Atendimentos em BRAILLE a alunas de outros Estabelecimentos. 

• O Centro de Educação Especial tem atendimentos terapêuticos e pedagógicos. 

          - Psicológico: Silvia Vitoriano; 
          - Fonoaudiólogo: Sarah Beatriz; 
          - Fisioterapêutico: Leandro Henrique; 
          - Assistente Social: Claudia Braz; 
          - Natação Terapêutica: Paulo - Sergio. 
          - LIBRAS: Lilian Débora 
          - BRAILLE: Edilma Fernandes


domingo, 18 de agosto de 2013

BLOG DA 12ª DIRED: 100 MIL ACESSOS



Fizemos a abertura deste blog na manhã do dia 13/09/2011. Portanto, em breve, ele completará dois de existência. 

O objetivo da utilização desta ferramenta é aproximar os diversos segmentos relacionados à educação do Estado e, principalmente, interagir com os municípios da circunscrição da 12ª DIRED. Assim sendo, como é do conhecimento de seus visitantes e seguidores, neste espaço, postamos todas as ações e os eventos desenvolvidos no âmbito desta Diretoria.

Hoje, achamos conveniente fazer este registro/post, um pouco antes do aniversário de sua criação, porque, neste mês, o Blog da 12ª DIRED atingiu e já ultrapassou os 100 mil acessos – para sermos precisos, até o momento, foram 104.793 visitantes. Segundo as estatísticas do Blogger, somente no mês passado, tivemos 5.496 visualizações de página.
 
Além dos acessos do Brasil, recebemos outros procedentes de vários lugares do mundo, como por exemplo: Estados Unidos, Alemanha, Rússia, China, França, Polônia, Portugal, Espanha e Coreia do Sul. Estas visualizações de páginas só se tornaram possíveis devido à existência de um tradutor no top do blog. É gratificante saber que pessoas de outros continentes se interessam pelo nosso trabalho e o acompanham.

Atualmente, além dos visitantes eventuais, temos 59 seguidores e já contabilizamos 565 postagens. E, para registrar esta expressiva marca, o Blog da 12ª DIRED recebe o seu primeiro selo comemorativo. 

Parabenizamos e agradecemos a todos que pertencem a esta Circunscrição e originam, através de suas ações, matérias para as nossas postagens.

sábado, 17 de agosto de 2013

IV ENCONTRO DO PNAIC NA 12ª DIRED


Neste IV Encontro do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – o som que se ouvia, ao chegar à Escola Estadual Jerônimo Rosado, era o do zabumba, do violão elétrico e do teclado, operados pelos alunos da Escola Estadual Inalda Cabral, Ravel e Stefanny, sob a batuta do maestro e professor/monitor do programa Mais Educação, Wellington. 

Teclado: Ravel. Violão: Stefanny. Zabumba: maestro Wellington
E o som se propagou das 07h30min às 08h00min, com músicas dos principais expoentes da música nordestina, notadamente, aqueles que se dedicaram ao forró pé de serra, dentre eles Luiz Gonzaga, Alcimar Monteiro e Dominguinhos, com um viés sobre as músicas de xote de Alceu Valença e Gilberto Gil. 


Os professores, à medida que iam adentrando a primeira rampa da instituição e ouviam o som vindo dos corredores, já passavam a, naturalmente, movimentarem o corpo como querendo acompanhar o ritmo da melodia que invadia, prazerosamente, a cada um que subia a rampa que dava acesso às salas de estudos.

Na pauta educacional, os professores orientadores começaram o dia recebendo os professores/cursistas, fazendo a leitura do Caderno de Registros e, em seguida, a leitura deleite intitulada “A Casa Sonolenta” de autoria de Audrey Wood. 

Os professores prosseguiram compartilhando as ações e experiências vivenciadas nos encontros com os alfabetizados e em sala de aula. Na pauta, ainda, a organização da turma em pequenos grupos para discutirem os seguintes aspectos: 

          • O que fizemos com o que tivemos 
          • Ações realizadas na sala de aula e em casa 
          • Dificuldades encontradas 
          • Resultados obtidos 
          • Perspectiva do trabalho 

Depois, a socialização das discussões dos grupos e orientações complementares com o vídeo “Sexa” de Luiz Fernando Veríssimo, com o foco temático na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, tendo como objetivo aprofundar a compreensão acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética (SEA). 

Mais da pauta: 

          • Vídeo: “Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita” 
          • Aprofundamento do tema 
          • Exposição dialogada em slides 
          • Análises de escritas de crianças em processo de alfabetização 
          • Socialização das análises 

Na parte da tarde, o foco temático, discutido em cada sala, foi o papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA, tendo como objetivo entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC; analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do sistema de Escrita Alfabética (SEA) com o uso de diferentes materiais distribuídos pelo MEC, identificando os objetivos a eles associados. 

Mais pauta: 

         • Leitura deleite: O guarda-chuva do Guarda – Bartolomeu Campos de Queiroz 
         • Vídeo: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector 

Todos eles acompanhados de aprofundamento do tema, da leitura dos relatos de experiências, da apresentação e discussão dos relatos de experiências lidos. 

Por fim, a pauta trouxe a leitura do texto: Alfabetização com Receita e sem Receita, de Marlene Carvalho e a tarefa de casa/escola. 

Abaixo, as salas com os seus respectivos professores/orientadores. 

SALA ZILMA MARQUES 


SALA JOANA TORRES 




SALA DÉCIMA MARIA 




SALA SOCORRO BEZERRA 





SALA LÚCIA HELENA 




SALA SANDRA DIÓGENES 




SALA SUELEIDE FERREIRA 






Assista, abaixo, clicando no link, ao vídeo de acolhimento feito pelas professoras Zilma Marques e Sueleide Ferreira, com a participação da colaboradora Maria Judivânia. 


NOTA DA 12ª DIRED

Os trabalhos, neste sábado, dia 17/08, foram coordenados por Maria Helena Maia e Maria Augusta Maia com a colaboração de Maria Judivânia Fernandes e apoio da direção da Escola Estadual Jerônimo Rosado (Fátima Rocha- diretora, Fátima Maia – vice-diretora e “seu Antonio”). 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente ao Encontro e, em sua companhia, a coordenadora estadual do PNAIC – professora Edneide Bezerra – da SUEF (Subcoordenadoria do Ensino Fundamental). 

Professoras Magali Delfino (centro, lado esquerdo) e Edneide Bezerra (centro, lado direito)
Ao passar nas salas, apresentando a coordenadora às professoras cursistas, a professora Magali Delfino ressaltou a importância de cada um ter um olhar mais crítico diante do que acontece na escola e buscar, neste olhar, a efetivação de projetos que se revertam em benefícios para a comunidade escolar. 

Professora Magali Delfino falando sobre o olhar de cada um
O olhar administrativo pode, sem sombra de dúvidas, reverter-se num olhar pedagógico, pois depende do bom desempenho do administrativo a realização de ações voltadas para o pedagógico”, porque já está provado que o grande problema não é a falta de recursos, e sim como esses recursos estão sendo geridos”, disse a gestora.