terça-feira, 27 de maio de 2014

3º ENCONTRO DO PNAIC DA 12ª DIRED: 25/05/14


Enquanto muitos descansavam da labuta semanal (repouso merecido), os professores – orientadores e cursistas – das escolas públicas do estado pertencentes à circunscrição da 12ª DIRED prorrogaram suas atividades didáticas lá na Escola Estadual Jerônimo Rosado Maia (antigo Colégio Estadual). Estavam, mais uma vez, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – para, numa formação contínua, recuperar o espaço de tempo deixado na falta de incentivos, capacitações e, principalmente, motivações para o ensino e a aprendizagem. 

A pauta, desta vez, foi matemática na cabeça. E começou com um texto de Clarice Lispector intitulado “Você é um Número”, disponível em: (http://claricelispector.blogspot.com.br/2008/06/voc-um-nmero.html)  

Na socialização, a certeza de que, mesmo sem querermos, os números são partes integrantes do nosso dia a dia e que dependemos deles para nos auxiliarem, desde as questões mais simples até as mais complexas do nosso cotidiano. 

No vídeo “Os Direitos das Crianças” – de Ruth Rocha, ela declama, em forma de poema, a mais lírica e divertida Declaração dos Direitos das Crianças, com o objetivo de chamar a atenção para o fato de que a infância é um período muito curto, mas é o tempo em que se constrói o Direito à Felicidade. Disponível em: http://veraeideias.blogspot.com.br/2010/10/voce-ja-refletiu-sobre-os-direitos-da_11.html 

Os professores orientadores retomaram a pauta com uma revisão dos temas trabalhados nos encontros anteriores. Em seguida, de acordo com os Eixos Estruturantes (Direito e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento no Ensino da Matemática e Educação Inclusiva), os professores cursistas foram divididos em grupos e cada grupo passou a trabalhar uma temática, da seguinte forma: 

Grupo 01 – Números e Operações (pág. 46 a 50) 
Grupo 02 – Pensamento Algébrico (pág. 50 e 51) e Geometria (pág. 51 a 53) 
Grupo 03 – Grandezas e Medidas (pág. 53 e 54) e Tratamento da Informação/Estatística e Probabilidade (pág. 55) 

Logo após, os grupos socializaram suas atividades. 

AS SALAS 

Sala Joana Torres



Sala Décima Maria



Sala Sueleide Ferreira



Sala Zilma Marques



Sala Socorro Bezerra



Sala Lúcia Helena



Sala Sandra Diógenes



Na parte da tarde, após o almoço, o foco temático foi “Papéis de Brincar e de Jogar na Alfabetização Matemática”, com o objetivo de conhecer jogos como alternativa didática para o ensino da Matemática.


Já no cair da tarde, quase na hora de cada professora – orientadora e cursista – ir para a sua residência, um momento de lazer antecipando o São João. Para isso, as professoras foram caracterizadas com vestimentas que retratam o período e com as cores de nossa Bandeira - em homenagem à Copa do Mundo. Além disso, o lanche partilhado foi de comidas típicas e cheia de sabores nordestinos.

Gostos e...
... sabores regionais
Na brincadeira improvisada, as quadrilhas de São João. As professoras não se cansaram e, aproveitando a aula de números e geometria, grandezas e medidas, desenharam, em seus passos, círculos, paralelas, triângulos e compassos, tudo ao som de João Gavião e seu teclado de ouro.





A plateia...



Mais anarriê e alavantu...





Depois da quadrilha, foi a vez da escolha da rainha do PNAIC da 12ª DIRED. As candidatas, em grandes performances, desfilaram diante de suas colegas, cada uma arrancando aplausos de suas salas e deram um show de criatividade, espontaneidade e, principalmente, de alegria e motivação.

Candidata Maria Liduína 
Candidata Luzimara Alexandre
Candidata Lúcia Aires
Candidata Mifra Angélica
Candidata Denise Lidiane
Candidata Yane  Maria
Candidata Francisca Lúcia
Desfile coletivo das candidatas
Expectativa do resultado...



No final, foi eleita a professora cursista Maria Liduína – da Sala Lúcia Helena – que empolgou até as suas próprias concorrentes e foi coroada, por unanimidade, Rainha do PNAIC 2014 da 12ª DIRED.

E a  rainha é...
... Maria Liduína - Sala Lúcia Helena
No final, antes do fechar das cortinas – para mais um sábado de intenso estudo do pacto –, foi sorteada uma Cesta Junina, sendo a ganhadora a professora orientadora Socorro Bezerra que, num gesto de agradecimento, doou-a ao tecladista João Gavião – monitor do Mais Educação – que sempre está presente no acolhimento das professoras e nunca se negou a participar dos eventos realizados pelo PNAIC.


No retorno às suas casas, cada uma das professoras levou na bagagem mais conhecimento, melhores meios metodológicos, mais criatividade e meios de melhor repassar tudo o que aprimoraram em prol da sua sala de aula. Quem ganha com isso? Essa resposta é fácil de responder, não é?





Fotos: Augusta Marques

2 comentários:

Mie Nakayama disse...

Encontro enriquecedor e com uma temática envolvente. Parabéns a todos os formadores e cursistas do Pacto.

Anônimo disse...

Ficou bonito demais!O PNAIC é um presente da vida para todos nós.Minhas meninas sempre lindas e maravilhosas participaram com muita alegria.O envolvimento das turmas nos deixa gratificadas.Parabéns a toda equipe PNAIC.Zilma.