A SUESP – Subcoordenadoria de Educação Especial – em parceria com a 12ª DIRED estão realizando, hoje (28), amanhã (29) e sexta (30), para professores das Salas de Recursos Multifuncionais e seus respectivos gestores, uma Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A formação está sendo realizada no auditório da 12ª DIRED, nos dois turnos (matutino e vespertino), com a participação de 30 docentes das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) mais os seus gestores.
JUSTIFICATIVA
A formação docente fundamentada nos marcos legais para a Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, demanda a articulação de saberes para atuação dos professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo em vista a necessidade de reflexão da prática e reelaboração de ideias e estratégias que proporcionem pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos. Investir, pois, nesses profissionais é auxiliá-los na superação imposta por suas especificidades.
Os professores estão sendo formados pelas especialistas em AEE e psicopedagogia Regina Aglacy Ferreira Batista e Maria Ilma de Oliveira Araújo (técnicas da SUESP).
Professoras Regina Aglacy e Maria Ilma |
A formação é dividida em aulas teóricas e oficinas pedagógicas, conforme programação abaixo:
28/05 (quarta-feira)
• Informes
• Atribuições do professor de AEE
• Estudo de Caso
• Elaboração do Plano de Atendimento
• Oficina de Construção de Materiais Didáticos
29/05 (quinta-feira)
• Exposição dialogada sobre Tecnologia Assistiva
• Sugestões de jogos e histórias para o trabalho na SRM
• Oficina sobre o software Edilim
30/03 (sexta-feira)
• Reunião com os gestores
Outras fotos (intervalo)...
NOTA DA 12ª DIRED:
1 – Em virtude do desafio “Mossoró desafia hoje a cidade de Teresina (PI)”, os professores foram convidados para uma atividade laboral no intervalo da formação. O resultado será conhecido neste dia 30.
Obs.: o Dia do Desafio começou no Canadá há 80 anos como um convite para as pessoas se exercitarem, mesmo diante do frio intenso que faz nessa época do ano. A ideia se espalhou pelo mundo e chegou à América do Sul, onde outros países também adotaram a prática (Gazeta do Oeste).
2 – A Oficina Pedagógica em Tecnologia Assistiva – EDLIM, o professor trabalha com um programa voltado para a criação de livros didáticos com atividades educativas e interativas, de forma simples e interativa, onde ele poderá testar os aplicativos criados de forma online.
Seus principais objetivos são:
• Promover reflexões sobre o uso de softwares educacionais no processo ensino e aprendizagem e no processo de inclusão;
• Incentivar o uso de softwares educacionais que otimizem o trabalho do professor junto aos alunos com NEE;
• Conhecer o software EDLIM e analisar suas interfaces de interações junto aos processos acima citados;
• Elaborar atividades com esse software e compartilhar essas experiências com os demais participantes.
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