Mais uma semana para os alunos dos Saberes da Terra da Serra do Mel, na Escola Estadual Padre José de Anchieta – vila Rio Grande do Norte. Diferentemente da semana anterior que, na sexta-feira (16), poucos alunos compareceram, nesta semana, a frequência deu-se num número razoável, embora alguns alunos tenham deixado de vir de suas vilas para assistirem às aulas.
O motivo dessa evasão repentina – de alunos que já criaram vínculo com o programa – é a “debulha do feijão” que ocorre nessa época e se constitui numa importante fonte de renda para todos eles, mas que os tira, evidentemente (já que a “debulha” é, justamente, à noite), da sala de aula.
Neste caso, os professores procuraram, através de textos, conscientizá-los da necessidade da frequência, embora não seja fácil conciliar estudo com a falta de recursos – para si e para a sua família – principalmente numa comunidade onde há uma carência de oferta de empregos e aqueles que aparecem são, historicamente, pelo dia, a quebra da castanha e, à noite, a debulha do feijão.
Desta forma, dentre os males o melhor, pois, pelo menos, os alunos conseguem alguns ganhos e evitam – que é muito pior (inclusive para o programa) – a desistência do programa em virtude de eles terem que ir procurar empregos em outros municípios longe da Serra do Mel.
A solução, portanto, encontrada pelos professores foi a de “rodízio”: uma semana, o grupo que se ausentou à noite comparece na semana seguinte – e assim sucessivamente.
Como haverá uma interrupção nas aulas, devido à Copa do Mundo, na volta, já terá passado o período da “debulha” e os nossos alunos não precisarão mais se ausentar da sala de aula para adquirirem, através de ofertas temporárias de trabalho, o sustento para as suas famílias.
NOTA DA 12ª DIRED:
Nos dias 23 e 24/05, os professores dos Saberes da Terra da Serra do Mel, bem como todos os professores envolvidos na Especialização dos três polos (Caicó, Pau dos Ferros e João Câmara), participaram do I Seminário de Educação do Campo – Saberes da Terra –, em Natal (Hotel Pirâmides), com o tema “Política, Cultura e Diversidade na Educação do Campo”.
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