quarta-feira, 4 de junho de 2014

12ª DIRED REALIZA PALESTRA NO HOTEL VILA OESTE


A 12ª DIRED promoveu, dia 03/06, no Hotel Vila Oeste, no turno matutino, a palestra da responsável pelo Comitê de Revisão Científica e pelo Comitê de Seleção e Avaliação da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE/SP – professora Irene Karaguilla Ficheman – com o tema “Avaliação de Projetos Investigativos em Feiras de Ciências: critérios e conceitos”. 

RECEPÇÃO...

Chegada da professora Magali Delfino...
... diretora da 12ª DIRED ao evento
PÚBLICO PRESENTE...



TCM - Canal 10 - ENTREVISTANDO...


Assista ao vídeo clicando no link abaixo...



A cerimonialista da 12ª DIRED – Auxiliadora Teixeira – deu inicio ao evento convidando a todos para, se possível de pé, ouvirem e cantarem uma versão do Hino Nacional Brasileiro em quatro ritmos distintos, porém, bem ao gosto do povo brasileiro: samba, xaxado, rock e frevo.


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, em seguida, foi convidada para abrir oficialmente o evento. A gestora aproveitou para dizer “que a escola não pode mais ficar apenas na teoria dos livros didáticos. Ela precisa se adequar aos novos tempos, às novas tecnologias – principalmente esse jovem da escola pública que tem potencial, mas que ainda encontra dificuldade para levar adiante os seus projetos”. E disse também “que uma das formas é inserir esse jovem no mundo científico, através de suas práticas”.


A professora aproveitou para cumprimentar a convidada de honra, a professora e palestrante Irene Karaguilla Ficheman ...


... (da USP), pela sua disponibilidade e pelo seu empenho, de atravessar o país inteiro, para dispensar, aos gestores e professores da 12ª DIRED, e às demais DIREDs participantes (8ª, 11ª 13ª, 14ª e 15ª), sua experiência e seu conhecimento sobre o tema “Avaliação de Projetos Investigativos em Feiras de Ciências: critérios e conceitos”. E terminou a sua fala dizendo que a avaliação que faz sobre tudo isso “é que estamos fazendo o possível para que as coisas aconteçam, para que a educação básica seja transformada e passe a ser vista como o ensino de qualidade, que capacita o jovem para a Academia de amanhã”. 

Logo depois, a cerimonialista convidou o professor Felipe Ribeiro – coordenador da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar – para apresentar a palestrante aos presentes e convidá-la para a sua exposição.

A PALESTRANTE PROFª IRENE KARAGUILLA FICHEMAN...




MAIS FOTOS...









NOTA DA 12ª DIRED

Irene Karaguilla Ficheman 

Pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-EP-USP) desde 2000. Possui graduação em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade de Tel-Aviv, Israel (1984), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Elétrica pela EP-USP. Tem ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento, tendo trabalhado no exterior (Israel e Estados Unidos) e no Brasil. Atua desde 2003 como gerente de projetos de pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos aplicados à Educação e ao Entretenimento, assim como em projetos de pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva. É responsável pelo desenvolvimento de instalações imersivas e interativas para Centros e Museus de Ciências (Parque CienTec e Catavento Cultural e Educacional) que abordam temas como astronomia e vida marinha. É responsável pelo desenvolvimento de portais educacionais para Educação Musical e para a Iniciação Científica e pelo desenvolvimento de um jogo que simula uma corrida de carros, assim como o desenvolvimento de jogos para TV Digital interativa. Trabalhou no desenvolvimento de um módulo de controle para cadeiras de rodas motorizadas e no desenvolvimento de jogos educativos para crianças com distrofia muscular de Duchene. Foi responsável pela formação de professores no projeto UCA (Um Computador por Aluno) em escolas do Estado de São Paulo. Atua também em projetos de divulgação científica e projetos voltados à identificação e ao desenvolvimento de talentos em Ciências e Engenharia. Participa da organização da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) desde 2003 onde é responsável pelo Comitê de Revisão Científica e pelo Comitê de Seleção e Avaliação. Tem interesse em contribuir para a melhoria da qualidade da Educação com pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras que despertem em crianças e jovens o gosto pelos estudos e o interesse pela ciência. 

(Texto informado pelo autor)


Nenhum comentário: