Com o objetivo de
discutir sobre o projeto Correção de Fluxo e esclarecer as dúvidas encontradas,
reuniram-se, hoje, dia 10/06, no auditório da 12ª DIRED, das 08h às 12h, com a
coordenadora do projeto Zilma Marques, os gestores das escolas da circunscrição
que participam do referido projeto.
O primeiro momento
deu-se com a explanação da gestora da 12ª DIRED, Professora Magali Delfino, e, em seguida, a
acolhida com a apresentação de slides “A Aluna Rosa”
Logo depois, foram exibidos
os Quadros de Levantamentos de Matrículas 2013/2014 - PCF e Exposição Dialogada
– relatos dos gestores sobre o trabalho com as turmas de Ano 1 e Ano 2.
Nº
|
ESCOLAS/MOSSORÓ
|
Ano
II
|
Ano
I
|
01
|
E.
E. PADRE DEHON
|
23
|
24
|
02
|
E.
E. CÔNEGO ESTEVAM DANTAS
|
TA
21 TB 23
|
-
|
03
|
E.
E. DIRAN RAMOS DO AMARAL
|
-
|
25
|
04
|
E.
E. DOM JOÃO COSTA
|
24
|
-
|
05
|
E.
E. LAVOISIER MAIA
|
33
|
-
|
06
|
E.
E. DR. EWERTON DANTAS CORTEZ
|
19
|
-
|
07
|
E. E.
PRESIDENTE KENNEDY
|
-
|
-
|
09
|
E.
E. GILBERTO ROLA – MAISA
|
30
|
30
|
10
|
E.
E. JERÔNIMO ROSADO – CJ. VINGT ROSADO
|
22
|
-
|
11
|
E.
E. JOÃO PAULO II
|
TA
29 TB 29
|
TA
28
TB 28
|
12
|
E.
E. LUIS DANTAS CAVALCANTE
|
11
|
20
|
13
|
E.
E. ONZIEME ROSADO
|
TA
25 TB 25
TC
25
TD
25
|
TA
25
TB 25
|
14
|
E.
E. PADRE ALFREDO
|
17
|
23
|
15
|
E.
E. PADRE SÁTIRO CAVALCANTE
|
20
|
-
|
16
|
E.
E. PAULO FREIRE
|
24
|
-
|
17
|
E.
E. PROF. ANTONIO DE SOUZA MACHADO
|
18
|
-
|
18
|
E.
E. HERMÓGENES N. DA COSTA AB. IV
|
TA
28 TB 28
|
TA
25
T B 25
|
19
|
E.
E. JOSÉ DE FREITAS NOBRE
|
TA
25 TB 25
|
27
|
20
|
E.
E. PROF. JOSÉ NOGUEIRA
|
TA
20 TB 20 TC 20
|
-
|
21
|
E.
E. SOLOM MOURA
|
31
|
31
|
22
|
E.
E. SANTO ANTONIO
|
23
|
-
|
23
|
E.
E. TERTULIANO AIRES DIAS
|
25
|
-
|
24
|
E.
E. JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA - CAIC AB. IV-
|
25
|
-
|
N°
|
ESCOLA
- Circunscrição
|
ANO II
|
ANO I
|
25
|
E. E. PROFESSOR ALFREDO
SIMONETTI – Upanema
|
34
|
-
|
26
|
E. E. MANOEL JOAQUIM – GOV DIX
SEPT ROSADO
|
TA 25
TB 27
|
26
|
27
|
E. E. JOÃO ABREU - BARAÚNA
|
23
|
-
|
28
|
E. E. MARIA JUSTINA - BARAUNA
|
18
|
-
|
29
|
E. E. CORONEL SOLON - GROSSOS
|
-
|
20
|
30
|
E. E. PADRE JOSÉ DE ANCHIETA –
SERRA DO MEL
|
20
|
-
|
31
|
E. E. CONS. BRITO GUERRA –
AREIA BRANCA
|
TA 24
TB 25
|
-
|
32
|
E.E DAGMAR SABINO
|
-
|
23
|
#
T= TURMA
OBS:
ANO
II –
821 alunos ( 30 turmas formadas)
ANO
I - 385 alunos ( 14 turmas formadas )
TOTAL=1.206 alunos matriculados em 2013.
Responsável pela informação:
Antônia Zilma Marques- técnica pedagógica/12ª DIRED
ANO
2014
|
|||||||
Nº
|
ESCOLAS
|
ANO
I
|
ANO
II
|
||||
01
|
E.E.
AMBULATÓRIO PADRE DEHON
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
26
|
VEP
|
-
|
||||
02
|
E.E
CÔNEGO ESTEVAM DANTAS
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
24
|
VESP
|
-
|
||||
03
|
E.E.
CUNHA DA MOTA
|
MAT
|
21
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||||
04
|
E.E
DIRAM RAMOS DO AMARAL
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
29
|
VESP
|
-
|
||||
05
|
E.E
DR. LAVOISIER MAIA
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
14
|
VESP
|
29
|
||||
06
|
E.E. DR. EWERTON CORTEZ
|
MAT
|
16
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||||
07
|
E.E.
GILBERTO ROLA
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
29
|
VESP
|
29
|
||||
08
|
E.E.
JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA
RINCÃO
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
25
|
VESP
|
-
|
||||
09
|
E.E.
JOÃO PAULO II
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
26
|
VESP
|
2T-
27
|
||||
10
|
E.E.
ONZIEME ROSADO
|
MAT
|
25
|
MAT
|
2O
|
||
VESP
|
24
|
VESP
|
20
|
||||
11
|
E.E.
PADRE SÁTIRO CAVALCANTE DANTAS
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
25
|
VESP
|
-
|
||||
12
|
E.E.
PROF. HERMÓGENES NOGUEIRA DA COSTA
|
MAT
|
2
T -21 E -22
|
MAT
|
2
T-18 E -20
|
||
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||||
13
|
E.E.
JOSÉ DE FREITAS NOBRE
|
MAT
|
20
|
MAT
|
12
|
||
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||||
14
|
E.E.PROF.
SOLOM MOURA
|
MAT
|
23
|
MAT
|
20
|
||
VESP
|
-
|
VESP
|
-
|
||||
18
|
E.E.
TERTULIANO AIRES DIAS
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
25
|
VESP
|
-
|
||||
19
|
E.E.
JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA-CAIC-
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
-10
|
VESP
|
25
|
||||
20
|
E.E.
JOSÉ CALAZANS FREIRE
|
MAT
|
MAT
|
||||
VESP
|
VESP
|
||||||
21
|
E.E.
PROF. ALFREDO SIMONETTI
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
20
|
VESP
|
-
|
||||
24
|
E.
E. CONSELHEIRO BRITO GUERRA
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
10
|
VESP
|
-
|
||||
25
|
E.E.
DAGMAR SABINO
|
MAT
|
-
|
MAT
|
-
|
||
VESP
|
-
|
VESP
|
-23
|
||||
Ano I = 435 ALUNOS
MATRICULADOS ( 21 TURMAS)
ANO II= 288 ALUNOS
MATRICULADOS (13 TURMAS)
34 turmas formadas
723 alunos matriculados
Responsável pela
informação – Antonia Zilma Marques
No segundo momento, o
que os gestores precisam saber sobre o Projeto Correção de Fluxo, com base no
parecer do CEE nº. 08/07, de 07/02/07, nos termos da Lei nº. 9394/96.
AVALIAÇÃO
Supervisores, secretária geral e professores, que
trabalham com o projeto, ficaram assim os encontros:
- 09/06/2014 - Supervisores e secretária geral
- 10/06/2014 - Gestores
- 11/06/2014 - Supervisores e professores
CORREÇÃO DE FLUXO:
O que é
Os Programas de
Correção de Fluxo vêm sendo desenvolvidos pelo Cenpec há 14 anos, com o
objetivo de corrigir a defasagem idade-série de alunos do ensino básico. A
metodologia desses Programas associa um conjunto de medidas que envolvem
diferentes instâncias do sistema escolar e consideram o contexto local para
definir ações diferenciadas para cada região em que atua.
Com quem faz
Secretarias estaduais e municipais de educação.
Destaque
A metodologia dos projetos de correção de fluxo escolar foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2010, como uma importante tecnologia educacional* que contribui para a redução da defasagem idade-série.
*Guia
de Tecnologias Educacionais 2009
Autor: Claudia Fernando André
(orgs.)
Resumo:
O Guia de Tecnologias Educacionais de
2009 é a segunda edição realizada pelo Ministério da Educação, resultante do
processo de seleção de metodologias educacionais de qualidade em vigor no país,
desenvolvidas por organizações não governamentais. Divididas nos eixos:
1. Gestão da Educação;
2. Ensino-aprendizagem;
3. Formação dos Profissionais da
Educação;
4. Educação Inclusiva;
5. Portais Educacionais;
6. Diversidade e Educação de Jovens e
Adultos.
As diferentes tecnologias mapeadas
abrangem diferentes áreas do país e públicos-alvo, que vão de alunos,
professores a gestores da política educacional. Nesta edição, podem ser
encontrados 3 projetos do Cenpec:
1 - Programa Jovens Urbanos
(apresentado com Educação e Trabalho),
2 - Estudar Pra Valer! (apresentado
como Incentivo à Leitura), e o
3 - Projeto Aceleração da Aprendizagem
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Instituição: Secretaria de Educação Básica, Ministério da Educação,
MEC
Tipo de publicação: Manuais de orientação
Ano de publicação: 2009
Idioma: Português
Palavras-chave: educação, ensino-aprendizagem, tecnologia na educação
Um comentário:
Raimundo, obrigada pela edição tão bem elaborada.O encontro foi produtivo.Estou com ideias novas para o próximo encontro, estimado daqui a dois meses.Realizarei oficinas com o mesmo público, considerando os pontos dialogados pelos professores e supervisores.Zilma
Postar um comentário