domingo, 1 de junho de 2014

SABERES DA TERRA: SEMANA MEDICINAL NA SERRA


Na semana de 29 e 30/05, os professores dos Saberes da Terra da Serra estavam animados. Os alunos haviam se comprometido a colocarem em prática o projeto “Medicina Alternativa: plantas medicinais” e, por isso mesmo, os professores estavam na expectativa de como tinham sido feitas as pesquisas, em que condições eles procuraram desenvolver o projeto e como seria a apresentação dos mesmos. 

Assim, sob essa expectativa, é que o carro onde se encontravam os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina e Antônia Farias tomou o rumo da terra do caju e do mel. Noite clara, pouco movimento e sem a presença indesejável, na pista, de animais, o tempo quase voou e, num piscar de olhos, os educadores já estavam na Escola Estadual Padre José de Anchieta. Como sempre ocorre nessas ocasiões, o aluno/colono gosta de fazer surpresas: pediram, por exemplo, três mesas, contudo, sem dizerem qual seria o propósito das mesmas. Enfim, a espera, para saber para que elas serviriam, valeu a pena. 

O projeto foi elaborado de acordo com o conteúdo ministrado pelas professoras Antônia Farias e Elizângela Sales intitulado “MEDICINA CASEIRA”, em que foram apresentados os seus conceitos: 

                   • Fitoterapia 
                   • Droga Vegetal 
                   • Princípio Ativo 
                   • Remédios Fitoterápicos 

O conteúdo disponibilizado foi muito bem elaborado colocando o que são:

                   • Plantas medicinais,
                   • Identificação das plantas medicinais, 
                   • Maneira correta para cultivar a planta medicinal,   
                   • Vantagens e desvantagens das plantas medicinais, 
                   • Os riscos, 
                   • Os cuidados específicos para a preparação de remédios de plantas medicinais, 
                   • Formas de preparação dos remédios caseiros, 
                   • Lambedores
                   • Xaropes,
                   • Banhos, 
                   • Inalação ou vaporização, 
                   • Compressas, 
                   • Validade dos remédios, 
                   • Toxidade das plantas medicinais 
                   • Cuidados indispensáveis com as plantas 

Em seguida, as professoras elaboraram o projeto e colocaram em discussão sendo aceito pelos alunos/colonos. 

PROJETO: 

Plantas Medicinais 

JUSTIFICATIVA 

O esclarecimento e a sensibilização acerca da problemática associada à utilização de plantas medicinais, com a finalidade de reduzir e/ou erradicar o uso incorreto e, ainda, resgatar os usos e costumes dessas plantas no cotidiano dos envolvidos, mostrando a importância da prática do uso da flora para fins terapêuticos, por quaisquer razões que sejam. Sendo de relevância o repasse para um melhor acesso aos nomes científicos das plantas medicinais para que se possa proceder com orientações sobre o uso correto dos vegetais para a população com vistas à prevenção de intoxicações, assim como a divulgação da forma adequada de seu emprego. 

OBJETIVO GERAL 

Identificar diversas plantas medicinais e sua eficácia. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Resgatar a importância do cultivo e uso dessas plantas 

METODOLOGIA 

Pesquisar, conceituar e expor os diversos tipos de ervas medicinais, como também, frutas e chás. 

CULMINÂNCIA 

Exposição dos trabalhos e das pesquisas realizados e demonstrações através de cartazes e apresentações teatrais. Se possível, a confecção de um livro com as receitas pesquisadas e utilizadas pelos alunos. 

O PROJETO SENDO TRAZIDO PARA A SALA DE AULA

MONTAGEM...






A ESPERA DO INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES...

A professora Antônia Farias aproveitou o tempo para passar conteúdos...
OS CARTAZES...








AS APRESENTAÇÕES... 

GRUPO 01

Maria Eliene, Josefa E Jossivânia
                                              (Clique na imagem para assistir ao vídeo)

GRUPO 02

José de Anchieta, Edna, Wéllya e Erismar
                                              (Clique na imagem para assistir ao vídeo)

GRUPO 03

Luzia, Adriana, João, Josivânia e Josivan
DISTRIBUIÇÃO...


                                              (Clique na imagem para assistir ao vídeo)

GRUPO 04

Helenilma, Edimeire, Fagna Giliane, Luciano e Fagna Giancarla
DISTRIBUIÇÃO...


                                             (Clique na imagem para assistir ao vídeo)

CULMINÂNCIA...


AS VISITAS...

A diretora administrativa da 12ª DIRED - Augusta Maia - e o motorista Jorge (Vanzinho) estiveram presentes prestigiando as apresentações dos alunos/colonos
OS PROFESSORES PRESENTES...

Raimundo Antonio, Teresa Cristina e Antônia Farias
Na noite do dia seguinte (30), os professores Antônia Farias, Elizângela Sales, Raimundo Antonio e Teresa Cristina começaram a aula com uma dinâmica chamada... 

DINÂMICA DO CUMPRIMENTO 

Nesse momento vou lhe contar a história de uma viagem que fiz a vários países e a oportunidade que tive de conhecer suas culturas, suas riquezas e suas belezas. 

Passei pela Índia: onde todos se cumprimentavam com um APERTO DE MÃO...


Passei pela Rússia: onde todos se cumprimentavam com um BEIJO NO ROSTO...


Passei pela Suécia: onde todos se cumprimentavam com o ENCONTRO DOS COTOVELOS...


Passei pelo Japão: onde todos se cumprimentavam TOCANDO A BARRIGA...



Passei pelo México: onde todos se cumprimentavam TOCANDO OS PÉS...


Passei pelo China: onde todos se cumprimentavam com o ENCONTRO DO BUMBUM...


Passei pelo Canadá: onde todos se cumprimentavam BATENDO PALMAS...


Finalmente, o melhor momento foi quando eu cheguei ao Brasil, o meu país, terra maravilhosa, calorosa, onde todos nós brasileiros nos cumprimentamos com muito afeto. É o país onde sentimos o calor humano através do cumprimento mais fervoroso que é o ABRAÇO.


Em seguida, os professores procuraram, através de um texto chamado “Carta do Zé agricultor para Luis da cidade” (http://sentinelacultural.bligoo.com.br/o-homem-do-campo-e-suas-verdades) mostrar aos alunos/colonos como vale a pena preservar a sua identidade, a sua localidade e, na medida do possível, fazê-la próspera e independente dos costumes da cidade. Os professores tentaram mostrar aos alunos/colonos que eles precisam compreender o processo de independência e trabalhar para que isso de fato ocorra em suas localidades deixando-os livres das amarras da cidade, dos atravessadores e, principalmente, dos politiqueiros.

Professora Teresa Cristina
Professor Raimundo Antonio
Professoras Elizângela Sales e Antônia Farias
Elizângela Sales, Teresa Cristina e Antônia Farias
INTERVALO...

Alguns alunos comentando sobre a aula
Na volta de todos para suas casas, a certeza de que a sementinha está plantada e que cada um dos alunos/colonos e professores sabe, exatamente, o tamanho da responsabilidade que é preservar o seu local de origem e fazer dele o melhor lugar de se viver.


Nenhum comentário: