Na semana de 29 e 30/05, os professores dos Saberes da Terra da Serra estavam animados. Os alunos haviam se comprometido a colocarem em prática o projeto “Medicina Alternativa: plantas medicinais” e, por isso mesmo, os professores estavam na expectativa de como tinham sido feitas as pesquisas, em que condições eles procuraram desenvolver o projeto e como seria a apresentação dos mesmos.
Assim, sob essa expectativa, é que o carro onde se encontravam os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina e Antônia Farias tomou o rumo da terra do caju e do mel. Noite clara, pouco movimento e sem a presença indesejável, na pista, de animais, o tempo quase voou e, num piscar de olhos, os educadores já estavam na Escola Estadual Padre José de Anchieta.
Como sempre ocorre nessas ocasiões, o aluno/colono gosta de fazer surpresas: pediram, por exemplo, três mesas, contudo, sem dizerem qual seria o propósito das mesmas. Enfim, a espera, para saber para que elas serviriam, valeu a pena.
O projeto foi elaborado de acordo com o conteúdo ministrado pelas professoras Antônia Farias e Elizângela Sales intitulado “MEDICINA CASEIRA”, em que foram apresentados os seus conceitos:
• Fitoterapia
• Droga Vegetal
• Princípio Ativo
• Remédios Fitoterápicos
O conteúdo disponibilizado foi muito bem elaborado colocando o que são:
• Plantas medicinais,
• Identificação das plantas medicinais,
• Plantas medicinais,
• Identificação das plantas medicinais,
• Maneira correta para cultivar a planta medicinal,
• Vantagens e desvantagens das plantas medicinais,
• Os riscos,
• Os cuidados específicos para a preparação de remédios de plantas medicinais,
• Formas de preparação dos remédios caseiros,
• Lambedores
• Xaropes,
• Banhos,
• Xaropes,
• Banhos,
• Inalação ou vaporização,
• Compressas,
• Validade dos remédios,
• Toxidade das plantas medicinais
• Cuidados indispensáveis com as plantas
Em seguida, as professoras elaboraram o projeto e colocaram em discussão sendo aceito pelos alunos/colonos.
PROJETO:
Plantas Medicinais
JUSTIFICATIVA
O esclarecimento e a sensibilização acerca da problemática associada à utilização de plantas medicinais, com a finalidade de reduzir e/ou erradicar o uso incorreto e, ainda, resgatar os usos e costumes dessas plantas no cotidiano dos envolvidos, mostrando a importância da prática do uso da flora para fins terapêuticos, por quaisquer razões que sejam. Sendo de relevância o repasse para um melhor acesso aos nomes científicos das plantas medicinais para que se possa proceder com orientações sobre o uso correto dos vegetais para a população com vistas à prevenção de intoxicações, assim como a divulgação da forma adequada de seu emprego.
OBJETIVO GERAL
Identificar diversas plantas medicinais e sua eficácia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resgatar a importância do cultivo e uso dessas plantas
METODOLOGIA
Pesquisar, conceituar e expor os diversos tipos de ervas medicinais, como também, frutas e chás.
CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos e das pesquisas realizados e demonstrações através de cartazes e apresentações teatrais. Se possível, a confecção de um livro com as receitas pesquisadas e utilizadas pelos alunos.
O PROJETO SENDO TRAZIDO PARA A SALA DE AULA
MONTAGEM...
A professora Antônia Farias aproveitou o tempo para passar conteúdos... |
AS APRESENTAÇÕES...
GRUPO 01
Maria Eliene, Josefa E Jossivânia |
GRUPO 02
José de Anchieta, Edna, Wéllya e Erismar |
GRUPO 03
Luzia, Adriana, João, Josivânia e Josivan |
GRUPO 04
Helenilma, Edimeire, Fagna Giliane, Luciano e Fagna Giancarla |
CULMINÂNCIA...
A diretora administrativa da 12ª DIRED - Augusta Maia - e o motorista Jorge (Vanzinho) estiveram presentes prestigiando as apresentações dos alunos/colonos |
Raimundo Antonio, Teresa Cristina e Antônia Farias |
Na noite do dia seguinte (30), os professores Antônia Farias, Elizângela Sales, Raimundo Antonio e Teresa Cristina começaram a aula com uma dinâmica chamada...
DINÂMICA DO CUMPRIMENTO
Nesse momento vou lhe contar a história de uma viagem que fiz a vários países e a oportunidade que tive de conhecer suas culturas, suas riquezas e suas belezas.
Passei pela Índia: onde todos se cumprimentavam com um APERTO DE MÃO...
Passei pela Rússia: onde todos se cumprimentavam com um BEIJO NO ROSTO...
Passei pela Suécia: onde todos se cumprimentavam com o ENCONTRO DOS COTOVELOS...
Passei pelo China: onde todos se cumprimentavam com o ENCONTRO DO BUMBUM...
Finalmente, o melhor momento foi quando eu cheguei ao Brasil, o meu país, terra maravilhosa, calorosa, onde todos nós brasileiros nos cumprimentamos com muito afeto. É o país onde sentimos o calor humano através do cumprimento mais fervoroso que é o ABRAÇO.
Em seguida, os professores procuraram, através de um texto chamado “Carta do Zé agricultor para Luis da cidade” (http://sentinelacultural.bligoo.com.br/o-homem-do-campo-e-suas-verdades) mostrar aos alunos/colonos como vale a pena preservar a sua identidade, a sua localidade e, na medida do possível, fazê-la próspera e independente dos costumes da cidade. Os professores tentaram mostrar aos alunos/colonos que eles precisam compreender o processo de independência e trabalhar para que isso de fato ocorra em suas localidades deixando-os livres das amarras da cidade, dos atravessadores e, principalmente, dos politiqueiros.
Professora Teresa Cristina |
Professor Raimundo Antonio |
Professoras Elizângela Sales e Antônia Farias |
Elizângela Sales, Teresa Cristina e Antônia Farias |
Alguns alunos comentando sobre a aula |
Na volta de todos para suas casas, a certeza de que a sementinha está plantada e que cada um dos alunos/colonos e professores sabe, exatamente, o tamanho da responsabilidade que é preservar o seu local de origem e fazer dele o melhor lugar de se viver.
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