sábado, 28 de junho de 2014

FREITAS NOBRE PROMOVE GINCANA SOCIOCULTURAL

Salão de eventos
A Educação também se faz com iniciativas que promovam o bem-estar de seus clientes e daqueles que vivem ao redor dela. Com esse intuito, a Escola Estadual Professor José Freitas Nobre, localizada no bairro de Alto de São Manoel/Mossoró-RN, promoveu, nos dias 26 e 27/06, no turno vespertino, com as turmas de 9º ao 3º anos, uma Gincana sociocultural com o tema voltado para a Copa do Mundo no Brasil.

Visitas às salas onde estavam os projetos
Para isso, os alunos envolvidos na Gincana escolheram quatro (04) países participantes da Copa do Mundo e os apresentaram para a comunidade escolar. Foram eles, os países escolhidos, por ano de ensino:

                               • 9º ano: (Fundamental) Argentina 
                               • 1º ano: (Ensino Médio) México 
                               • 2º ano: (Ensino Médio) Espanha
                               • 3º ano: (Ensino Médio) Itália  

Como não poderia deixar de ser, os alunos excluíram o Brasil por razões óbvias: como a gincana testava os conhecimentos gerais sobre os países escolhidos, escolher o Brasil significava levar vantagem (por ser o país deles) e, por isso, o anfitrião ficou de fora da didática e pedagógica disputa.

Expectativa para o início das provas
A organização – direção, supervisão, coordenação, professores e pessoal de apoio – dividiu a gincana em várias tarefas. Cada tarefa significava uma apresentação e cada apresentação desempenhada era acompanhada por uma equipe de quatro (04) jurados, convidados pela direção da escola.

Da esquerda para a direita (sentados): vice-diretora da 12ª DIRED - Judivânia Fernandes, professores Helder Nolasco, Keila e Maúcha
A primeira das tarefas foi transformar a sala de aula no país escolhido. A transformação se dava partir da porta de entrada, aonde quem chegava para visitar era recebido pelo mascote daquele país. 

AS SALAS 

9º ANO (FUNDAMENTAL): ARGENTINA






1º ANO (ENSINO MÉDIO): MÉXICO








3º ANO (ENSINO MÉDIO):  ITÁLIA




2º ANO (ENSINO MÉDIO): ESPANHA




OS JURADOS VISITANDO AS SALAS


As tarefas seguintes já foram realizadas no salão de eventos da escola com a participação de todas as turmas envolvidas e com um público entusiástico de professores, alunos e pais da comunidade escolar.

PERGUNTAS E RESPOSTAS


9º ANO (FUNDAMENTAL): ARGENTINA


1º ANO (ENSINO MÉDIO): MÉXICO


2º ANO (ENSINO MÉDIO): ESPANHA


3º ANO (ENSINO MÉDIO):  ITÁLIA


MASCOTE E O GRITO DE GUERRA (vídeos



SÍMBOLOS (vídeos)



PARÓDIA (vídeos



COREOGRAFIA (fotos)

9º ANO (FUNDAMENTAL): ARGENTINA


1º ANO (ENSINO MÉDIO): MÉXICO


2º ANO (ENSINO MÉDIO): ESPANHA



3º ANO (ENSINO MÉDIO): ITÁLIA



No final das tarefas quem ganhou, de verdade, foi a educação da escola e os seus participantes, todos. O primeiro lugar não significou ser mais que o último e a lição que tirou da gincana foi a de que o jovem quer participar, envolver-se e preocupar-se com tudo que ocorre na sua escola e, principalmente, na sua comunidade. Só é preciso, para isso, que ele seja desafiado dentro do seu universo – e não no universo do adulto – e inserido metodologicamente no universo formal que rege a educação básica de ensino. No resto é só confiar em sua capacidade e criatividade, pois superar limites e possibilidades são características próprias de jovens que farão o país de amanhã.

México!
México!
Espanha!
Espanha!
Argentina!
Itália!
NOTA DA 12ª DIRED

1 – A Gincana da E.E. Prof. José de Freitas Nobre realizou, no primeiro dia (26/06), a sua parte filantrópica: os alunos convidaram o HEMOCENTRO de Mossoró para uma coleta de sangue, no horário do turno vespertino, e, das pessoas que se dispuseram a doar o seu sangue, catorze (14) foram selecionadas e contribuíram para o banco de sangue do Hemocentro de Mossoró. A iniciativa, registrada pelas lentes da TCM – Canal 10 – foi considerada, pelos enfermeiros da instituição de saúde, como sendo um gesto que deve ser copiado pelas outras escolas, e a quantidade de material colhido, de bom para excelente.

Veja o vídeo...



2 – Além da Coleta de Sangue, os participantes arrecadaram alimentos não perecíveis, nas casas da comunidade escolar e estabelecimentos comerciais, e distribuíram na Associação de Renais Crônicos  e Amigos de Mossoró e Região.


Entrega de alimentos não perecíveis na Associação de Renais Crônicos  e Amigos de Mossoró e Região, feita pela comissão formada por:
  • Alunos: Thalia e Ellisson (9º ano), Aylla (1º ano) e Gabriel (2º ano)
  • Apoio: Carmem
  • Professores: Najara Thayany, Moacir Vieira e Camilla Santos
  • Direção da Escola: Eliene Bandeira e Nadja Fontes
  • Presidente da Associação: Marcos Freitas 

Fotos: Camilla Santos

Fotos: Camilla Santos
3 – A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – se fez presente na pessoa da sua vice-diretora Judivânia Fernandes – e parabenizou a todos os envolvidos pela iniciativa e pelo compromisso com a excelência de um dos pilares da sociedade: a Educação. 


4 – A Gincana sociocultural da E. E. Prof. José de Freitas Nobre faz parte da iniciativa do corpo gestor e professores para ocupar o espaço de recesso – em virtude da Copa do Mundo – e repor, gradativamente, as aulas paralisadas por motivo da greve do início do ano.


Um comentário:

Sueleide disse...

Parabéns à equipe da Escola e em especial aos alunos; pelo que observei foi tudo maravilhoso, a prova que é possível fazer acontecer com significativas aprendizagens