quinta-feira, 3 de setembro de 2015

12ª DIRED REALIZA SUA FEIRA DE CIÊNCIAS 2015


A 12ª DIRED realizou, no 1º dia do mês de setembro, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, nos dois turnos (matutino e vespertino), a sua tradicional Feira de Ciências com a participação das escolas de Mossoró e da Circunscrição, num total de 23 escolas do Ensino Médio.

Nomes das Escolas:

E.E. Martins de Vasconcelos
E.E. Manoel João
E.E. José Nogueira
E.E. 30 de Setembro
E.E. José de Freitas Nobre
E.E. Manoel Joaquim
E.E. Maria Stella
E.E. Aída Ramalho
E.E. Desembargador Silvério Soares
E.E. Coronel Solon
E.E. Gilberto Rola
E.E. Pres. Kennedy
E.E. Abel Coelho
E.E. Gov. Dix-sept Rosado
E.E. Moreira Dias
E.E. Hermógenes N. Costa
E.E. Pe. José de Anchieta
E.E. Jerônimo Rosado
E.E. Rui Barbosa
E.E. João de Abreu
E.E. Conselheiro Brito Guerra
CEIPEV
CEJA

O começo:

Através do Projeto Metodologia Científica ao Alcance de Todos – MÉTODOS –, coordenado pela professora Celicina Maria S. Borges Azevedo, professora da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA/RN, para capacitar professores de Química e Biologia, e que resultou na I Feira de Ciências da 12ª DIRED, em 2007. O sucesso do trabalho criou nos professores, e principalmente nos estudantes, fortes expectativas para a realização anual das Feiras de Ciências.

O objetivo:

Estimular o desenvolvimento do espírito científico, visando melhorar o ensino das ciências nas escolas de Ensino Médio, despertando nos jovens a curiosidade científica, treinando-os no método científico e culminando com a realização de uma feira de ciências tendo em vista a melhoria no processo ensino e aprendizagem.

Superação de limites:

Este ano a Feira da 12ª DIRED superou todas as expectativas com relação à participação das escolas (22) mais o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), totalizando 115 projetos, 345 estudantes, 115 professores das quatro áreas do ensino (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e suas Tecnologias), além do apoio de gestores, equipe pedagógica e orientação dos articuladores das escolas do Ensino Médio.

O evento:

A solenidade de abertura da Feira de Ciências da 12ª DIRED teve seu início às 08h com a composição da Mesa de Autoridades. A cerimonialista Auxiliadora Teixeira convidou para compor a mesa:

Socióloga Rina Márcia – diretora da 12ª DIRED
Professor Felipe Ribeiro – pró-reitor de extensão da UFERSA
Professora Socorro Batista – Secretária de Educação e Cultura do RN
Professora Rosângela Oliveira – subcoordenadora da SUEM
Professora Ady Félix – gestora da E.E. Abel Coelho
Pedagoga Marlene Sousa – coord. pedagógica da E.E. Abel Coelho
Estudante Yasmin Alves – E.E. Abel Colho
Professora Raimunda Ramalho – gestora E.E. Gov. Dix-sept Rosado
Pedagoga Dalvanir Bezerra – art. da E.E. Gov. Dix-sept Rosado
Estudante João Lucas – E.E. Gov. Dix-sept Rosado
Professor Paulo Sérgio – gestor E.E. Rui Barbosa
Pedagoga Ieda Herculana – articuladora da E.E. Rui Barbosa
Estudante Pamela Cibely – E.E. Rui Barbosa


Em seguida, houve o desfile das bandeiras das escolas – trazidas pelos alunos – que ficaram perfiladas em frente às autoridades.





De pé, todos ouviram e cantaram o Hino Nacional Brasileiro, executado pelos monitores do Mais Educação, João Gavião, Eliseu Cruz, Elizoierlo (Liliu), Levi Nobre e Domar.



Após a execução do Hino Nacional, as falas:

Socióloga Rina Márcia - diretora da 12ª DIRED
Prof. Felipe Ribeiro - pró-reitor de Extensão da UFERSA
Professora Socorro Batista - secretária de Educação e Cultura do RN 
A coordenadora:

Professora Goretti Silva - coordenadora da Feira da 12ª DIRED
Os depoimentos:

Prof. Paulo Sérgio - gestor E.E. Rui Barbosa
Articuladora Ieda Herculana - E.E. Rui Barbosa 
Articuladora Maria Dalvanir - E.E. Gov. Dix-sept Rosado
Coordenadora pedagógica Marlene Sousa da E.E. Abel Coelho
 As premiações:

Gestor Paulo Sérgio (Rui Barbosa) recebendo placa das mãos da subcoordenadora da SUEM - Rosângela Oliveira
Secretária de Educação, professora Socorro Batista, entregando placa à gestora da
 E.E. Gov. Dix-sept Rosado (Raimunda Ramalho)
Ady Gomes - gestora da E.E. Abel Coelho recebendo da diretora da 12ª DIRED (Rina Márcia) a sua placa comemorativa
CPD:

Centro de Processamento de Dados e Sala dos Avaliadores
Oficina com a professora Celicina Borges:

Oficina: Eu, Cientista?
Nomes dos projetos

  • Influência da música na memória
  • Oriente-se, orientando seu filho
  • Utilização da banana e do cacto como uma forma alternativa no combate ao acne
  • Semob: um estudo de caso no trânsito de Mossoró.
  • Defensivo agrícola natural
  • Entendendo as relações sociais no ambiente escolar a partir do território
  • A relação entre significante e significado dos vocábulos estrangeiros no nosso cotidiano
  • Alarm protecton children
  • Bimo 01
  • A utilização de repelentes naturais na lavoura de feijão
  • Chikungunya a doença do momento? Aplicativo para celulares
  • Minigerador eólico
  • A evasão escolar dos alunos do ensino médio noturno da escola estadual professor José Nogueira.
  • O lixo orgânico com forma de produção de gás
  • Crescimento do feijão visando a economia de água
  • Proposta para a construção de um motor magnético a partir de materiais do cotidiano
  • Diagnóstico da diabetes a partir da reação da urina com o extrato do repolho roxo (brassica oleracea var capitata)
  • Shampoo caseiro utilizando mel de abelha italiana
  • Projeto experimental do reúso da água do banho familiar para as descargas no vaso sanitário
  • Diagnóstico de contaminação do barbeiro: uma realidade local do bairro costa e silva
  • Estudo da retardação da oxidação lipídica do biodiesel de sebo bovino através de antioxidantes naturais a partir da casca da batata (solanum tuberosum).
  • Ar-bajur caseiro
  • Capsaicina: seu uso na limpeza de metais
  • Telhado branco: 1° grau a menos no efeito estufa
  • Ilusão de ótica e seus enigmas
  • Repelente natural
  • Conselho de escola e a tecnologia: uma ação mediatista com alunos do ensino médio
  • Mobilidade pública
  • Tratamento e reutilização da agua residual da escola
  • Filtro solar alternativo
  • Acessibilidades e barreiras arquitetônicas: um alerta para as escolas.
  • Produzindo eletricidade a partir da urina e água sanitária
  • Os principais efeitos do nim indiano no nossa cidade.
  • Dislexia em foco: "será que sou disléxico (a)?”
  • O índice de sedentarismo no bairro planalto.
  • Urbanização da praça Dr. Vulpiano Cavalcante de Araújo
  • O cardeiro "cereus jamacaru" como fonte na produção do álcool.
  • Pomada dermatológica anti-acne a partir da polpa do mamão (carica papaya)
  • Sabonete medicinal
  • Avalições das propriedades físico-químicas do biodiesel a partir do óleo da semente do nim despolpada
  • Ração para animal com a planta flor de seda (calotropis procera)
  • Propriedades fitoterapticas do mussambê
  • Construção de um mini climatizador de baixo custo utilizando como fonte de resfriamento um elemento de peltier.
  • Alisante natural
  • Destilação simples da água do banheiro caseiro
  • Reutilização dos pneus por empresas mossoroenses
  • O mal que as baterias do celular causam
  • A reciclagem de embalagens tetra pack: confecções de bolsas
  • The book: rede social educacional
  • Creme cicatrizante
  • A.f.(air filter) filtro de materiais particulados
  • Transformando papel kraft em blocos ecológicos
  • Saúde bucal: pasta de dente feita de casca de banana e enxaguante bucal à base de casca de romã
  • Braço robótico
  • O uso de óleo automotivo da refrigeração de computadores
  • Reutilização da água do ar condicionado para uma horta didática
  • Ciência em cena: a mente numa linguagem diferente
  • Problemas e soluções para inaptidões na doação de sangue
  • Substituição da energia elétrica em energia eólica
  • Pomada dermatológica a base do noni (morinda citrifolia)
  • Ação antimicrobiana do extrato glicólico de cascas do caule do neem indiano (azadirachta indica)
  • O veganismo como forma de viver sustentável
  • Extrato da planta unha de cão (cryptostegia madagascariensis) como repelente de pulgão amarelo (sepha flava)
  • A aceleração de decomposição por meio de bactérias
  • Iluminação inteligente via bluetooth
  • Alternativa eficaz para uma mudança na qualidade de vida dos moradores adjacentes à praça dos esportes – pref. Jorge Pinto
  • Dessalinizador artesanal: uma forma de amenizar o problema da escassez de água
  • O poder da aroeira na medicina popular
  • Ar condicionado caseiro sustentável
  • O uso da jurema ( mimosa hostilis) para o reuso da água
  • Reutilização da casca do ovo
  • Arte com garrafas pet para ornamentação escolar
  • Uso do app inventor como ferramenta educacional
  • Redução do uso de agrotóxico em plantações
  • Motor de barco alimentado a energia eólica no transporte de passageiros.
  • Atividade antibacteriana, in vitro, do extrato hidroalcóolico da casca da tabebuia caraiba (caraibeira)
  • A palma forrageira como matéria-prima na fabricação de produtos naturais
  • Reutilização de óleo de soja usado em frituras na produção de biodiesel
  • Sistema de correios sustentáveis?
  • Potencial repelente de xampu para cães à base de nim (azadiractha indica) contra carrapatos
  • Xampu natural - uma solução eficaz
  • Brincando com a língua espanhola
  • Sustentabilidade
  • Controle da mão biônica utilizando visão computacional
  • Telha ecológica a base de papel reciclado
  • Gerador sustentável
  • Efeito antimicrobiano do extrato hidroalcoólico da casca do cajueiro (anarcadium occidentale)
  • Protetor solar à base do coco
  • Utilização da casca do mamão na produção de couro vegetal
  • Gás de cozinha orgânico
  • O desinteresse dos alunos do ensino médio da e. E. Prof. Hermógenes nogueira da costa pelos clássicos da literatura brasileira
  • Produção de gel dermatológico a partir do betacaroteno, eugenol e alantoína encontrados na alga vermelha (gracilaria birdiae) e manjericão (ocimum basilicum)
  • A palma forrageira como matéria-prima na fabricação de produtos naturais
  • Energia eólica e fiação subterrânea
  • A leitura infantil como fator primordial no processo de formação do indivíduo
  • A reutilização da água desperdiçada no ambiente familiar
  • Uso alternativo da borra de café: reutilizando de forma consciente
  • O poder cicatrizante da momordica charantia (melão de são caetano) sobre ferimentos cutâneos em cães
  • Suplemento alimentar da casca da banana prata (musa paradisiaca)
  • Areia branca: a vala traz problemas de impacto ambiental a população
  • “a artêmia sp como forma de combate a degradação ambiental de superfícies aquáticas”
  • Eagle vision: uma ferramenta eficaz para o mapeamento e auxiliar no combate a dengue
  • Experimentos físicos: uma forma de refletir sobre o ensino de ótica
  • O uso de jogos didáticos por intermédio de tablets nas aulas de espanhol
  • Pitaya: fruta da saciedade
  • Suplemix - suplemento natural à base de sementes e amêndoas como complemento à nutrição gestacional
  • Lei da redução da maioridade penal: uma análise de seus impactos no contexto social!
  • O (re) aproveitamento da fumaça através da utilização da água poluída
  • Bobina de tesla: ampliação e transporte de energia pelo ar.
  • Sing and learn
  • Dica: dispositivo de interação, comunicação e aprendizagem
  • A eficácia do tamarindus indica l como agente estabilizador da pressão arterial
  • Pluviômetros recicláveis de baixo custo para beneficiamento do trabalho na agricultura familiar na região tibauense
  • Lemon protection: a utilização do d-limoneno como agente retardante do processo de oxidação (ferrugem)
  • Os invisíveis riscos do ketchup aos quais os humanos estão suscetíveis.
  • Economia energética
  • A importância da conservação e recuperação da carnaúba (copernicia prunifera) como potencial econômico e sustentável no município de tibau/rn
As fotos:

































As entrevistas:

Aluno Gabriel do CEJA (projeto de um Drone para auxiliar no combate à dengue) sendo documentado pela equipe da UFERSA 
Secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, sendo entrevistada pela repórter do jornal Gazeta do Oeste 
Visitantes:

Coordenadora pedagógica Heliane Mota (E.E. Moreira Dias) e professora Camila Santos (E.E. Freiras Nobre)
Gestores da E.E. Francisco Antonio de Medeiros com suas alunas
                                   

Nenhum comentário: