sábado, 5 de maio de 2012

12ª DIRED CONVOCA GESTORES QUE NÃO ENVIARAM OS DADOS DO PDE INTERATIVO

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED  –  convocou os gestores das escolas públicas da circunscrição, para que os mesmos explicassem os motivos que os fizeram não enviar, no prazo estabelecido pelo SIMEC, os dados sobre o PDE Interativo de suas escolas.
Não estamos aqui para criticá-los pelo que ocorreu. Estamos aqui para ajudá-los. Eu também sou da ‘geração plugada’”, disse a diretora da 12ª DIRED.
A professora Magali Delfino aproveitou, antes das justificativas (verbalizadas e registradas em Ata), para falar sobre as mudanças que serão introduzidas no âmbito da circunscrição, todas, para agilizar cada vez mais o atendimento às escolas e aos profissionais que nelas trabalham. Uma delas é a necessidade que o órgão gestor tem de dividir, por polos e portes (I, II, III, IV) das escolas, as reuniões com seus gestores.
Com relação ao não envio das informações do PDE Interativo, as justificativas foram das mais variadas, mas, quase todas elas falaram da dificuldade de compreensão das páginas disponibilizadas pelo sistema do SIMEC, para que os gestores as preenchessem com os dados pedidos. 


Na segunda-feira, dia 30/04 à noite, a minha escola estava com 85% dos dados já prontos. A minha surpresa foi ficar sabendo que os dados não foram enviados. Inclusive, os 85%. Infelizmente, eu faltei à reunião que falava sobre o Plano Geral, mas quero solicitar a Magali Delfino uma capacitação para os gestores com relação a parte de informática, já que o gestor vai trabalhar muito com essa ferramenta tecnológica e precisa estar apto a manejá-la sem precisar estar, a toda hora, ligando para outras unidades para dirimir as suas dúvidas”, disse a diretora da Escola Estadual Margarida Maria de Souza – Myriam Freire da Costa.


O meu caso foi pior”, informou a gestora da Escola Estadual Luiz Dantas Cavalcanti – Ângela Maria Fernandes da Silva. “Nós fizemos todo o PDE. O sistema do SIMEC, inclusive, nos parabenizou e nós até imprimimos todos os dados enviados. A minha surpresa foi receber, enquanto estava assistindo a uma comemoração de 35 anos da Gazeta do Oeste, no Teatro Dix-Huit Rosado, uma ligação da coordenadora do Ensino Médio, Elizete Amorim, me dizendo que não constava nem um por cento do PDE da escola registrado no Sistema do SIMEC. O que aconteceu, eu não sei”, completou a gestora. 


No nosso caso, o problema foi um pouco diferente e foi gerado pela falta de pessoas que quisessem me ajudar a fazer o PDE. Contudo, da mesma forma que as outras justificativas, a minha passou, também, pela aprovação, por parte do Sistema, de que os meus dados já estavam em 97%. Recebi, por isso, os parabéns eletrônicos. Estranha-me, portanto, não estar nada incluído”, disse a diretora da Escola Estadual Santa Terezinha – Maria Conceição Meira. 

A professora Magali Delfino ouviu todas as justificativas, mandou anotá-las em Ata e comunicou que, diante de tantas escusas parecidas, irá solicitar uma reavaliação – por parte do Sistema –, para se detectar onde foi cometido o erro.

Escolas Estaduais convocadas para participarem da reunião: 

01 – Luiz Dantas Cavalcanti – Ângela Maria Fernandes da Silva

02 – Moreira Dias – (não compareceu)

03 – Lavoisier Maia – José Ferreira

04 – Inalda Cabral – (não compareceu )

05 – Hermógenes Nogueira da Costa – Lagoa do Mato (não compareceu )

06 – Margarida Maria de Souza – Myriam Freire da Costa

07 – Santa Terezinha – Maria da Conceição Meira

08 – CAIC Jerônimo Rosado – Suzete Fernandes Pimenta

09 – Dinarte Mariz – Tibau – Ana Cristina da Silva

10 – Jerônimo Rosado – Gov. Dix-Sept Rosado – Edileuza Agripino Silva

As técnicas da 12ª DIRED, encarregadas do plantão PDE Interativo – e que ficaram, na DIRED, os três expedientes, tirando as dúvidas dos gestores que estavam em atraso com os dados –, creditam o problema à lentidão do Sistema (congestionado) e à pressa de passar uma página sem que a mesma estivesse devidamente salva. Elas disseram, também, que, como os dados de 2010 permaneceram no Sistema, quando o gestor incluía ou excluía algum funcionário, esses dados eram confrontados com aqueles já instalados no programa de 2010 e, por isso, muitos erros foram cometidos devido à inclusão de dados referentes ao ano de 2011. 

NOTA DA 12ª DIRED

Das 81 escolas da circunscrição, apenas 10 escolas deixaram de entregar o PDE Interativo. 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – informou, aos senhores gestores presentes, que o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) Jerônimo Rosado está disponibilizando vagas para treinamento na área de Informática para os professores, coordenadores, supervisores e gestores da circunscrição. 


Nenhum comentário: