quinta-feira, 10 de maio de 2012

HOJE (DIA 10/05) E AMANHÃ (DIA 11/05): FORMAÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIRCUNSCRIÇÃO DA 12ª DIRED

Está acontecendo hoje e terá prosseguimento amanhã, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, nos turnos matutino e vespertino, a Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na circunscrição da 12ª DIRED.
A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
Nesta 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: 

• Poema nos 5º e 6º anos (EF); 

• Memórias nos 7º e 8º anos (EF); 

• Crônica no 9º ano (EF) e no 1º ano (EM); 

• Artigo de opinião nos 2º e 3º anos (EM). 

Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos. 

Na circunscrição da 12ª DIRED, os professores formadores são: 

  • Rosinete Marinho (Natal), 
  •  Maria de Lourdes (Natal), 
  • Marco Antonio (Mossoró) e 
  • Edson Pereira (Mossoró). 
 
Os professores Rosenita Marinho, Maria de Lourdes...
... e Marco Antonio: formadores
Fotos das turmas de Rosenita e Maria de Lourdes... 

As professoras Rosenita Marinho e Maria de Lourdes...
...estão ministrando a formação...
... para os professores de Língua Portuguesa




















  











 Fotos das turmas de Marco e Edson...
 
O professor Marco Antonio...
... em sua exposição...
... sobre a formação da Olimpíada

































 Abaixo, a pauta... 

Atividades do 1º dia (10/05) 
 

MANHà

 08h00min – Acolhida: 

 • Uma caixinha de boas surpresas

08h20min – Exposição: 

 • Teórico-metodológica sobre concepção de texto leitura e escrita

09h30min – Dinâmica de grupo: 

• Verdades perigosas

09h40min - Intervalo 

10h00min – Exposição: 

• Gêneros textuais e sequência didática

TARDE 

14h00min – Trabalhando com os gêneros: 

• Poema
• Leitura compartilhada
• Características do gênero poema
• Oficina de poemas

15h30min - Intervalo 

15h50min – Trabalhando com os gêneros: 

• Memórias literárias
• Leitura compartilhada do texto “Revirando o Baú”
• Características do gênero memória
• Oficina de memórias “Toda Memória tem uma História”

Atividades do 2º dia (11/05) 


MANHà

08h00min – Trabalhando com os gêneros: 

• Crônica
• Leitura compartilhada do texto “Quando o Amor Floresce de um Ipê”
• Características da crônica

09h30min – Intervalo 

 09h50min – Trabalhando com os gêneros: 

• Artigo de opinião
• Leitura compartilhada do texto “Bandido Bom é Bandido Morto”, de Alysson Freire
• Características do gênero artigo de opinião
• Atividade prática com o artigo de opinião

TARDE 

14h00min – Oficina: O que dizem os textos dos alunos 

• Poesia: Ora direis, escrever poemas... certo perdeste o senso? (Atividade prática com o artigo de opinião)
• Memórias: Como escrever as memórias do outro, revelando a sua singularidade?
• Crônica: Nos caminhos de todos os dias, uma outra paisagem
• Artigo de opinião: Retratos da amostra – os dois lados da moeda

15h30min – Intervalo 

15h40min – Planejamento 

17h00min – Avaliação 

NOTA DA 12ª DIRED

Professor: 

Lembre-se de que é fundamental preservar a voz do autor, o sentido estético e a força semântica do texto para que se possa atingir a finalidade a que se propõe. Por isso, na sala de aula se faz necessário: 

• Retomar com os alunos a situação de comunicação: para quem escrevo, com que objetivo, sobre o que escrevo, qual o suporte e em que espaço a produção irá circular. 

• Fazer perguntas que levem os alunos a refletirem sobre o texto. 

• Encorajar os alunos a acharem um jeito próprio de dizer, a encontrarem o tom (informal, irônico, crítico, formal...) que desejam imprimir à escrita. 

• Ajudá-los a ocuparem o lugar de leitores do próprio texto ou de um leitor presumido. 

• Não desanimar! É possível dividir a tarefa em etapas com objetivos bem delimitados e desenvolver um trabalho colaborativo propondo questões que ajudem os alunos a verem e reverem o texto. Anime-os com várias atividades coletivas de reescrita antes de propor o trabalho em pequenos grupos ou duplas e a autocorreção. 

Fonte: Professora Rosenita Marinho

Um comentário:

Conceição disse...

Paz e Bem!
Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação da Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa, acrescento que essa formação deixou saudades!
( Professora Conceição - E. E. Padre Alfredo )