Está acontecendo hoje e terá prosseguimento amanhã, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, nos turnos matutino e vespertino, a Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na circunscrição da 12ª DIRED.
A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
Nesta 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias:
• Poema nos 5º e 6º anos (EF);
• Memórias nos 7º e 8º anos (EF);
• Crônica no 9º ano (EF) e no 1º ano (EM);
• Artigo de opinião nos 2º e 3º anos (EM).
Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Na circunscrição da 12ª DIRED, os professores formadores são:
- Rosinete Marinho (Natal),
- Maria de Lourdes (Natal),
- Marco Antonio (Mossoró) e
- Edson Pereira (Mossoró).
Os professores Rosenita Marinho, Maria de Lourdes... |
... e Marco Antonio: formadores |
As professoras Rosenita Marinho e Maria de Lourdes... |
...estão ministrando a formação... |
... para os professores de Língua Portuguesa |
Fotos das turmas de Marco e Edson...
O professor Marco Antonio... |
... em sua exposição... |
... sobre a formação da Olimpíada |
Abaixo, a pauta...
Atividades do 1º dia (10/05)
MANHÃ
08h00min – Acolhida:
• Uma caixinha de boas surpresas
08h20min – Exposição:
• Teórico-metodológica sobre concepção de texto leitura e escrita
09h30min – Dinâmica de grupo:
• Verdades perigosas
09h40min - Intervalo
10h00min – Exposição:
• Gêneros textuais e sequência didática
TARDE
14h00min – Trabalhando com os gêneros:
• Poema
• Leitura compartilhada
• Características do gênero poema
• Oficina de poemas
15h30min - Intervalo
15h50min – Trabalhando com os gêneros:
• Memórias literárias
• Leitura compartilhada do texto “Revirando o Baú”
• Características do gênero memória
• Oficina de memórias “Toda Memória tem uma História”
Atividades do 2º dia (11/05)
MANHÃ
08h00min – Trabalhando com os gêneros:
• Crônica
• Leitura compartilhada do texto “Quando o Amor Floresce de um Ipê”
• Características da crônica
09h30min – Intervalo
09h50min – Trabalhando com os gêneros:
• Artigo de opinião
• Leitura compartilhada do texto “Bandido Bom é Bandido Morto”, de Alysson Freire
• Características do gênero artigo de opinião
• Atividade prática com o artigo de opinião
TARDE
14h00min – Oficina: O que dizem os textos dos alunos
• Poesia: Ora direis, escrever poemas... certo perdeste o senso? (Atividade prática com o artigo de opinião)
• Memórias: Como escrever as memórias do outro, revelando a sua singularidade?
• Crônica: Nos caminhos de todos os dias, uma outra paisagem
• Artigo de opinião: Retratos da amostra – os dois lados da moeda
15h30min – Intervalo
15h40min – Planejamento
17h00min – Avaliação
NOTA DA 12ª DIRED:
Professor:
Lembre-se de que é fundamental preservar a voz do autor, o sentido estético e a força semântica do texto para que se possa atingir a finalidade a que se propõe. Por isso, na sala de aula se faz necessário:
• Retomar com os alunos a situação de comunicação: para quem escrevo, com que objetivo, sobre o que escrevo, qual o suporte e em que espaço a produção irá circular.
• Fazer perguntas que levem os alunos a refletirem sobre o texto.
• Encorajar os alunos a acharem um jeito próprio de dizer, a encontrarem o tom (informal, irônico, crítico, formal...) que desejam imprimir à escrita.
• Ajudá-los a ocuparem o lugar de leitores do próprio texto ou de um leitor presumido.
• Não desanimar! É possível dividir a tarefa em etapas com objetivos bem delimitados e desenvolver um trabalho colaborativo propondo questões que ajudem os alunos a verem e reverem o texto. Anime-os com várias atividades coletivas de reescrita antes de propor o trabalho em pequenos grupos ou duplas e a autocorreção.
Fonte: Professora Rosenita Marinho
Um comentário:
Paz e Bem!
Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação da Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa, acrescento que essa formação deixou saudades!
( Professora Conceição - E. E. Padre Alfredo )
Postar um comentário