terça-feira, 22 de maio de 2012

COMISSÃO DA II FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR SE REÚNE PARA TRATAR DO EVENTO CIENTÍFICO


Reuniu-se, hoje à tarde, no Gabinete do Vice-Reitor Aécio Cândido – da UERN, a Comissão Organizadora da II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, para tratar sobre o evento científico a ser realizado.


Este ano em parceria com as seguintes DIREDs:

          • 08ª DIRED (Angicos)

          • 11ª DIRED (Açu)

          • 12ª DIRED (Mossoró)

          • 13ª DIRED (Apodi)

          • 14ª DIRED (Umarizal)

          • 15ª DIRED (Pau dos Ferros)



Foi definido, na reunião, o organograma de trabalho inicial, no qual cada um dos integrantes da Comissão ficou responsável por uma área específica de trabalho.


Participaram da reunião:

     • Professor doutor Aécio Cândido (UERN),

     • Professor doutor Felipe Ribeiro (UFERSA),

     • Professora doutora Celicina Borges (UFERSA),

     • Professor doutor Eric Amaral (UFERSA),

     • Professora especialista Cristiane de Carvalho (UERN),

     • Técnica laboratorial mestre Natália Rocha (UFERSA)

     • Coordenadora pedagógica especialista Goretti Silva (12ª DIRED),

     • Técnica pedagógica especialista Elizete Amorim (12ª DIRED),

     • Professor especialista Raimundo Antonio (12ª DIRED).


NOTA DA 12ª DIRED:

Objetivo da Feira de Ciências:

Despertar nos alunos de Ensino Médio a curiosidade científica e realizar uma grande Feira de Ciências, com no mínimo 100 projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento, usando o método científico.
HISTÓRICO

Baseado em observações feitas em Feiras de Ciências nos Estados Unidos, onde os projetos, mesmo os mais simples, eram realizados usando a metodologia científica, surgiu a ideia de estimular o uso da metodologia científica de investigação nos projetos de Feira de Ciências nas escolas de Ensino Médio na 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) do Rio Grande do Norte. Foi então a partir desta experiência que, entre 2005 e 2008, foi desenvolvido o projeto MÉTODOS, realizado com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo era estimular o desenvolvimento do espírito científico nos alunos de escolas públicas por meio da capacitação de seus professores na utilização do método científico.

Este projeto, realizado no âmbito da 12ª DIRED (Diretoria Regional de Educação), constou de três etapas:

- A primeira foi a capacitação de professores.

- A segunda foi a realização de uma Feira de Ciências, envolvendo as 29 escolas (na época) da 12ª DIRED, propondo o desafio de utilizar o método científico em todos os trabalhos apresentados.

- A terceira etapa consistiu na produção de um livro: "Metodologia Científica ao Alcance de Todos”, no qual a metodologia científica é apresentada de forma lúdica, com uma linguagem e apresentação bem atrativas, a fim de estimular a curiosidade e o interesse dos jovens. A ideia é que este livro possa contribuir para elevar a qualidade das feiras de ciências no Brasil.

Para os projetos de ciências desenvolvidos durante o projeto MÉTODOS, os próprios alunos, através de uma "tempestade de ideias", concebiam questões, formulavam hipóteses e desenhavam experimentos. Os alunos eram estimulados a apresentarem as questões que lhes despertavam curiosidade no seu cotidiano. Foi com um projeto em que o aluno perguntava por que a água que evapora do mar é salgada e quando chove a água é doce, que uma das escolas, no município de Areia Branca, foi selecionada para representar o Rio Grande do Norte na Feira Nacional de Ciências (FENACEB), realizada em novembro de 2006 em Belo Horizonte (MG).

Portanto, foi com a experiência acumulada no projeto MÉTODOS e a participação de novos parceiros, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, que o projeto "Ciência para Todos no Semiárido Potiguar" foi concebido, visando estender a ideia de introduzir o uso da metodologia científica em projetos de Feira de Ciências nas escolas, para mais três Diretorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Norte: 13ª, 14ª a e 15ª DIREDs (atualmente seis, com a inclusão da 8ª e 11ª DIREDs).

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