quinta-feira, 17 de maio de 2012

3º ENCONTRO DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA TÉCNICOS E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS 8ª, 11ª e 12ª DIREDs

Hoje, dia 17/05, na Escola Estadual Padre Dehon, deu-se continuidade ao curso de formação para técnicos e coordenadores pedagógicos das 8ª, 11ª e 12ª DIREDs, em seu 3º encontro.
A Sala de Informática...
... da EEPD ficou lotada...
... de coordenadores e técnicos pedagógicos...
... atentos às explicações...
... da coordenadora pedagógica do Instituto Pres. Kennedy, Socorro Ferreira
Um dos temas abordados foi a inclusão. A professora e psicopedagoga Maria Ilma – SUESP (Subcoordenadoria de Educação Especial) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – foi a palestrante. 

Devemos trabalhar no sentido da conscientização na inclusão. Somos, cada um de nós, multiplicadores em nossos ambientes de trabalho. Portanto, já que somos isso, devemos deixar de lado a teoria e partir, de vez, para a prática”, disse a professora. 

E continuou:

É preciso, também, que nós mudemos o nosso olhar para o deficiente. Ele é um sujeito que tem as suas especificidades, claro, mas também tem as suas potencialidades. E são essas potencialidades que nós vamos – junto com eles – descobrindo, à medida em que damos a oportunidade a eles de se expressarem dentro dos seus universos”. 

Segundo a professora Socorro Ferreira – coordenadora pedagógica do Instituto Pres. Kennedy – “o trabalho feito junto aos profissionais da educação foi bem planejado e houve uma receptividade muito boa com relação aos temas discutidos”.

 “É claro que o medo do novo, de sair do seu conforto, traz a barreira. Porém, a semente foi plantada através das estratégias pedagógicas e, principalmente, a partir da flexibilidade curricular”, completou. 

 Os coordenadores e técnicos das DIREDs participantes, desde o 1º encontro, têm se  mostrado interessados na formação e alguns deles já sabem usar a linguagem de sinais (LIBRAS) e, a maioria, está matriculada neste curso. 

Mais fotos...

O interesse...
... em receber a formação...
... e, com isso, capacitarem-se...
... foi motivo de elogios por parte das formadoras (da esquerda para a direita): Socorro Ferreira e Maria Ilma. Aqui, com a técnica e responsável pelo encontro, Auxiliadora Teixeira (12ª DIRED)
NOTA DA 12ª DIRED:

O objetivo do curso é fortalecer a ação pedagógica, desenvolvida por coordenadores e técnicos pedagógicos junto aos professores, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uma condição de garantir as aprendizagens dos alunos. 

Nenhum comentário: