Colocando em prática o seu Plano de Metas, a 12ª DIRED, através de sua diretora – professora Magali Delfino – está convocando, hoje (02/04), amanhã (03/04), quinta-feira (04/04) e sexta-feira (05/04) para reuniões, os gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas de Mossoró e de sua circunscrição.
Gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos |
A professora explica que a semana será preenchida com as reuniões, sendo que cada turno será preenchido por um polo, para que os assuntos a serem tratados sejam, todos, bem aproveitados, não restando dúvidas quanto aos conteúdos que forem repassados para os representantes das escolas.
Gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos |
Hoje, dia 02/04/13, foram convocadas as escolas da circunscrição e o dia começou com a recepção feita pela vice-diretora Maria Judivânia e, em seguida, o professor Juliano Cássio – do departamento de Educação Física – ministrou uma ginástica laboral para os presentes, preparando-os, com alongamentos, para o período de reunião que foi de 08 h às 12 h.
Ginástica Laboral |
A vice-diretora Helena Maia foi quem iniciou a reunião, falando sobre o Plano de Metas das escolas e a necessidade destas entregarem, na 12ª DIRED, até o dia 15/04, para que os mesmos sejam enviados para a SEEC.
Vice-diretora Helena Maia (de preto) |
“Cada escola tem o seu retrato, o seu perfil. Portanto, somos nós que estamos lá que sabemos do que precisamos. Então, só precisamos adequar os planos para a nossa realidade e termos a consciência da necessidade e da importância de cada meta para a escola”, disse a vice-diretora.
A gestora esclareceu ainda que “a escola não é dividida em três realidades (matutino, vespertino e noturno), mas, sim, numa realidade única e que um dos papéis da supervisão é cobrar essa unicidade através, por exemplo, do planejamento”.
Em seguida, a vice-diretora fez uma explanação sobre os documentos da SEEC e, também, aproveitou para falar sobre a importância do fortalecimento do PPP da escola.
Através dos slides apresentados, a vice-diretora pôde mostrar a diferença entre a meta (os objetivos a serem alcançados) e a ação (o que fazer para alcançar a meta) com exemplos voltados para o exercício pedagógico e, também, para a parte administrativa da escola.
Professoras Magali Delfino (esquerda) e Maria Augusta (direita) |
A professora Magali Delfino falando para a plateia de educadores... |
A professora falou sobre o quadro de necessidade das escolas, informando que está autorizando aulas suplementares para as escolas onde persiste a falta de professores, preenchendo, com isso, todos os horários.
... e repassando informações importantes sobre parceria, descentralização e comprometimento |
“É muito importante que haja essa parceria entre a DIRED e as escolas. Nós trabalhamos para atender as necessidades das escolas e as escolas, em contrapartida, assumem o compromisso de melhorar cada dia mais. Posso citar, como exemplo de parceria, a EE Centenário que é o melhor IDEB da circunscrição. Quando a escola procura, nas ações, caminhos para atingir suas metas, o resultado é a procura, pelos pais, de novas matrículas, resultando assim num aumento de salas, como foi o caso da EE Centenário: de 05 salas no ano passado, este ano passou para 09 salas”, revelou a diretora da 12ª DIRED.
Magali Delfino falou ainda sobre:
• Descentralização
• Projeto Conquista
• Portaria 187
• Promotoria
• Transparência na gestão
• Ensino Médio
• Enturmação
• Reuniões divididos por polos
• Ata de cada reunião
Técnica Maria Anunciata - PDE Interativo |
A professora Magali Delfino passou a palavra para a técnica Maria Anunciata – coordenadora do PDE Interativo, que fez um panorama geral do programa (vide nota da 12ª DIRED), através de slides.
Técnica Fátima Azevedo Prêmio Gestão Escolar |
Logo após, foi a vez da técnica Fátima Azevedo falar sobre o Plano de Gestão Escolar, informando que a escola pode se inscrever diretamente nos sites:
e
Professor Juliano Cássio - Educação Física |
• Projeto pedagógico
• Aulas práticas
• Aulas teóricas
• Carga horária
• Modalidades
• O planejamento pedagógico
• O projeto de modalidade de cada professor
• Inscrições de atletas em eventos
• Frequência escolar
Os gestores presentes, dentre eles, os das escolas Gilberto Rola e Rui Barbosa, falaram sobre as questões do comprometimento, da redemocratização e descentralização que cada escola vem passando. Falaram ainda sobre os entraves burocráticos que travam o bom funcionamento das escolas e das dificuldades que cada uma delas apresenta com a falta dos profissionais para cada setor, principalmente na área pedagógica, e da pouca eficiência do Conselho Escolar.
Os gestores colocaram suas angústias com relação à burocracia |
“A escola é um todo e todos devem participar desta redemocratização escolar e, de fato, ajudar a consolidar a excelência educacional”, disseram as gestoras.
Por fim, os avisos:
Vice-diretora Sueleide Ferreira |
• Técnica Goretti Silva: reunião com diretores (Ensino Médio)
Técnica Elizabete: Setor de Finanças |
• Professor Raimundo Antonio: curso de música para professores de Arte e Ensino da Arte.
Vice-diretora Maria Augusta |
NOTA DA 12ª DIRED:
PDE INTARATIVO
O PDE Interativo é a
ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no SIMEC para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo
Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e
sua principal característica é a natureza auto instrucional e interativa de cada
tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar
formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este
interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas
abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a
navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a
ferramenta.
Em 2011, o PDE Interativo foi
disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola.
Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a
ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério
da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
O PDE Interativo está
organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais
problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a
qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.
Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes:
1) na primeira parte, o sistema faz uma Identificação Geral do (a) diretor (a) e da escola;
2) em seguida, a escola realiza os Primeiros
Passos, ou seja, organiza o ambiente institucional para elaborar o seu
planejamento;
3) a terceira etapa consiste na elaboração do Diagnóstico que possibilitará à escola perceber onde se encontram as
suas principais fragilidades;
4) por fim, na quarta e última parte a escola elabora o Plano Geral, contendo os objetivos,
metas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR
O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da
Educação (CONSED), a projetos inovadores e gestões
competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da
premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas
gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela
elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação. O Prêmio
conta com a parceria da UNESCO, MEC, UNDIME, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação Itaú
Social, Fundação Victor Civita, Gerdau, Fundação SM e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Origem
Em meados da década de 1990, o CONSED
mobilizou esforços conjuntos de organizações e instituições em torno de
projetos voltados para a melhoria da gestão escolar no Brasil. Em julho de 1998
foi criado o primeiro Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar visando
estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas
brasileiras, com o foco na melhoria da gestão e da qualidade do ensino. Na sua
primeira fase foi dada ênfase maior em gestão democrática na escola,
privilegiando a ação coletiva, mediante o estabelecimento de acordos e
parcerias e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no
processo de tomada de decisões. Posteriormente a ênfase recaiu sobre a
aprendizagem e benefícios à formação dos estudantes, pelo entendimento de que a
participação em si não é um valor, caso não reverta em benefício da
aprendizagem e formação dos estudantes, para os quais a escola é constituída. A
UNESCO e a UNDIME promovem a premiação desde o início, assim como a Embaixada
dos Estados Unidos no Brasil, que oferece como prêmio uma viagem de 15 dias de
duração, aos diretores das escolas selecionadas, para visita técnica a
estabelecimentos de ensino americanos e exposição a novas experiências de
gestão escolar. Em 1999 o Prêmio ganhou a importante parceria da Fundação
Roberto Marinho, cujo empenho e participação efetiva que incorporou novas
premiações, tanto em dinheiro, quanto em espécie (fitas cassetes e CDs de programas educativos), além de
um grande impulso na divulgação, pelo Canal Futura. O Prêmio Gestão Escolar
encontra-se na sua 14° edição e 25.139 instituições já participaram.
Participação
Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital.
Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio
escolhe seis finalistas nacionais, que concorrem ao título Referência Brasil.
Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão
participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de
pessoas. Para avaliação, o Prêmio baseou-se em estudo extensivo feito no
contexto da extinta Rede Nacional de Referência em Gestão Escolar (Renageste),
realizado com o objetivo de especificar os principais aspectos norteadores da
gestão escolar. O instrumento de avaliação pelas escolas foi produzido a partir
da definição de centenas de itens descritos no âmbito das unidades federadas,
que foram trazidos para um fórum nacional constituído por coordenadores da
Renageste, os quais realizaram o trabalho de integração e condensações até
chegar a cinco categorias de gestão. Em cada um dos anos subsequentes, após
avaliação pelos coordenadores do Prêmio nos estados, o instrumento de avaliação
veio sofrendo adequações. Gradualmente, a partir do desempenho do Prêmio o
regulamento e manual da premiação foram sendo ano a ano reformulados, de modo a
incorporar, tanto novos critérios para a apresentação dos dossiês de
candidatura, como a melhoria dos itens de avaliação. A partir de 2011 deram se
o início das inscrições online para o
Prêmio e já em 2012 houve aperfeiçoamento para facilitar o processo de
inscrição. Para 2013 a escola selecionada na etapa nacional recebe R$ 30 mil.
As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já as escolas selecionadas como
Destaques Estaduais recebem R$ 6 mil cada. Por meio de uma parceria com a
Embaixada dos Estados Unidos, aos diretores das escolas escolhidas como
destaque nos estados e no DF é oferecida uma viagem de intercâmbio, onde
conhecem experiências de escolas públicas americanas.
Fonte: Wikipédia
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