Hoje, durante os dois expedientes (matutino: das 08 às 11h30min e vespertino: das 13h30min às 17h30min), na sala de reuniões da 12ª DIRED, a equipe pedagógica (Maria do Socorro de Oliveira Rebouças – coordenadora, Maria da Conceição Vieira – assessora e Francisco Monteiro do Nascimento – assessor) de Ensino Religioso trabalhou com os professores da rede pública da circunscrição o tema: Ensino Religioso e a Cidadania.
Assessores Francisco Monteiro do Nascimento e... |
... e Maria da Conceição Vieira Barbalho |
A pauta, bem diversificada, começou com uma acolhida, depois uma apresentação e, por fim, uma retrospectiva do Ensino Religioso no ano de 2012 e trouxe, para o o ano de 2013, a oportunidade de uma interação diante de:
• Eixos Temáticos de Ensino Religioso
• LDB e PCN’s do Ensino Religioso
• Diversidade Religiosa
• Discussão da Temática: Ensino Religioso e Cidadania
• Ensino Religioso e o Currículo Escolar
• Levantamento de propostas para a construção (do conhecimento) e planejamento coletivo
• Pontos Avaliativos
A coordenadora Socorro Rebouças (direita) e a sua assessora Maria da Conceição Vieira Barbalho (esquerda) |
A coordenadora do Ensino Religioso, Socorro Rebouças, disse que “o objetivo da coordenação é o de monitorar e acompanhar a formação continuada, orientando, pedagogicamente, no processo educacional aos professores da disciplina de Ensino Religioso do Ensino Fundamental de 6º ao 9º anos, supervisores do 1º ao 5º anos e, também, da EJA”.
Com relação à formação continuada Ensino Religioso e a Cidadania, a coordenadora falou que ela “vem abrir um leque de reflexões acerca da proposta curricular do Ensino Religioso e despertar que é preciso, segundo falou Carlos Alberto Barcellos em ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR E CIDADANIA ‘abrir as portas da escola para as organizações ecológicas, de defesa da cidadania, da mulher, da criança, do adolescente...’”.
Socorro Rebouças |
Voltando para o tema proposto e trabalhado na formação, Socorro Rebouças procurou, juntamente com a sua equipe e professores participantes, abrir debates relacionados aos assuntos elencados na pauta, como forma de contribuir para um ensino-aprendizagem crítico e reflexivo, com ênfase ao sentido mais intenso do ser cidadão. E finalizou dizendo que “nesse caminho, além do caderno pedagógico do Ensino Religioso, como norte de subsidiar o professor, as instituições estão introduzindo a cultura midiática, conforme declarações de alguns professores”.
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