quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO: REUNIÃO


A coordenadora do projeto Correção de Fluxo – a técnica Antonia Zilma Marques – reuniu os gestores e supervisores das escolas de Mossoró que trabalham com o projeto, hoje, dia 10/04, para retomar as discussões sobre o trabalho que está sendo realizado e propiciar, ao mesmo tempo, esclarecimentos e  sugestões sobre o andamento do projeto.

Os gestores e supervisores...
... foram recepcionados pela técnica Antonia Zilma Marques
Como recepção de boas-vindas, a coordenadora exibiu o vídeo “Pai, ajuda a olhar?” – de Eduardo Galeano e, em  seguida, foi feita uma socialização com os presentes. 

Link do vídeo: 

 
A coordenadora Antonia Zilma Marques
Retomando a pauta de assuntos a serem tratados, a técnica passou a discussão sobre a situação atual das turmas de ano I e ano II do projeto Correção de Fluxo. Dentre os problemas, a técnica elencou algumas situações que são mais frequentes dentro do projeto: 

 • O aluno disperso 
• Dificuldade de concentração nas aulas 
• Resistência de alguns professores 
• O repasse das informações 
• O planejamento desarticulado 
• Material incompleto (Fichas) 
• Alunos que precisam desenvolver melhor as competências de leitura e escrita 

Diante do grupo de discussões, as orientações/sugestões preparadas foram: 

• Leitura e releitura do Manual de Orientações do projeto 
• Considerar, em qualquer situação, que o aluno é da escola e não só do professor e, portanto, necessidade do trabalho, em parceria, de todos os envolvidos 
• Acompanhamento no planejamento (considerando o quadro de síntese das habilidades em cada componente curricular) 
• Com base na LDB 9394/96, a cada bimestre, a equipe pedagógica deverá se reunir para fazer uma síntese apreciativa de cada aluno, utilizando o sistema descritivo como parâmetro para conversão de notas (visto que a nossa rede de ensino ainda trabalha com o regime de notas nos anos finais do Ensino Fundamental)
• Não perder de vista as orientações do planejamento (refletir sobre os avanços e recuos e redimensionar o pensar e o fazer pedagógico) 
• Fazer as intervenções pedagógicas diariamente, de acordo com as dificuldades observadas no trabalho com as competências do (a) aluno (a)

Técnica Antonia Zilma (coordenadora do projeto Correção de Fluxo) e a professora Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED)...
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente para falar com os participantes e disse que “temos o compromisso, como educadores, e a responsabilidade, como cidadãos, de formar os alunos do projeto de Correção de Fluxo e, com isso, dar mais oportunidades de inseri-los, definitivamente, na  sociedade de cidadãos plenos”.

... repassando informações aos gestores e supervisores
A professora falou ainda sobre: 

• Tablets e capacitação dos professores de EM – sábado dia 13/04, 8 h. 
• Tablets: provavelmente na 2ª etapa para professores do EF 
• Salários dos professores: 76% em 2 anos 
• Verticalização 
• Mudança de Letras: uma letra, automaticamente, este ano 


A professora passou uma mensagem de confiança para os educadores presentes
Eu quero, com a minha administração – e no que estiver ao meu alcance –, contribuir para o fortalecimento da educação em nosso estado e, juntamente com a minha equipe, atender o máximo das reivindicações administrativas e pedagógicas e, também, das necessidades  formativas da nossa categoria”.


Nenhum comentário: