Vice-diretora Augusta Maia |
Dando continuidade à semana de reuniões com os gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas de Mossoró e da circunscrição da 12ª DIRED, hoje, dia 03/04, no turno matutino, foi a vez do Polo 03, da vice-diretora Maria Augusta Maia – coordenadora do polo.
A coordenadora começou a reunião dando boas vindas aos educadores e falando sobre:
• O Plano de Metas
• A definição de Metas
• A diferença entre Ações e Metas
• Como delinear ações e estratégias para definição de Metas
• O modelo de Plano de Metas (já enviado para os gestores)
• A data limite para os gestores enviarem os seus Planos de Metas para à DIRED (15/04)
Anunciata (técnica) e Augusta (vice-diretora) |
A coordenadora fez um resumo de como se trabalhar o Plano de Metas e acrescentou que “cada escola deve trabalhar o Plano de Metas dentro de sua realidade”.
Augusta Maia fazendo a sua preleção |
Com relação ao PPP das escolas, a coordenadora do polo 03 deu uma boa notícia aos gestores: 90% dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pertencentes ao polo já estão prontos.
Os educadores do polo 03 presentes |
Ao se referir a uma meta que a escola deseja alcançar, a coordenadora disse que “um exemplo de meta a ser alcançada é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. Para isso, para alcançar esse objetivo, faz-se necessária a interação entre os professores com relação ao planejamento nos três anos de aprendizado, pois o planejamento coletivo traz o benefício de o professor saber sobre as dificuldades de cada aluno e poder, com isso, avançar um ano após o outro”.
Os educadores e suas dúvidas |
Os gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos presentes pediram um espaço para tirar suas dúvidas e elencaram as seguintes perguntas:
• Como alcançar 100% das metas
• Os recursos e/ou financiamentos
• As cobranças feitas pelos professores por materiais e ferramentas, para trabalhos que não estão dentro do Plano de Metas da escola (exemplos: compra de computadores, resmas de papel, ar condicionados, etc.)
• A escola tem recursos do ano de 2012, mas a SEEC não libera
• A falta de funcionários, principalmente coordenadores de salas e corredores
• O que fazer para cumprir com as exigências do Conselho Tutelar quando se torna impossível de atender
A técnica Maria Anunciata... |
Depois da coordenadora do polo 03, a técnica Maria Anunciata Bezerra passou a falar sobre o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) Interativo, destacando que “hoje todas as escolas fazem parte do PDE e isso traz facilidades de se encontrar todos os resultados relativos aos diagnósticos feitos pelas escolas”.
.. tirando dúvidas dos educadores |
A técnica explicou sobre a metodologia utilizada para elaborar o PDE, começando pela autoavaliação (diagnóstico dos principais problemas e dificuldades), os objetivos, estratégias e metas (o que fazer?) e o plano geral (como fazer?).
“Não podemos esquecer que o principal objetivo da meta a ser alcançada é, verdadeiramente, o pedagógico, embora o financeiro e o administrativo sejam o canal condutor para a realização desse objetivo”, disse Maria Anunciata.
Para finalizar a sua apresentação, a técnica Maria Anunciata usou de entrelinhas para exemplificar a importância do conjunto de planos para uma escola: "Plano de Metas, PPP e PDE são inseparáveis e constituem a nossa Bíblia educacional diária".
Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED... |
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, que estava prestigiando a reunião, usou da palavra para falar sobre a importância de os gestores entregarem os documentos nas datas solicitadas, acrescentando sobre a entrega dos Calendários Escolares refeitos (em virtude da paralisação dos dias 14 e 15/03).
A professora falou ainda sobre:
• Plano de Metas
• A carga horária dos professores
• Aulas suplementares
• Readaptações
• Tablets
• 4ª chamada de novos professores
• Professores que estão assumindo funções de supervisão, mas que não estão legalizados
... fazendo suas exposições... |
“Dificuldades existem, pois ainda temos escolas em que o quadro se encontra com falta de profissionais, por isso, a DIRED e seus técnicos estão ao dispor, para ajudar no que for preciso e estas escolas não percam os prazos de entrega de seus documentos”, adiantou a professora Magali Delfino.
... e resumindo as ações desenolvidas... |
Com relação à falta (ainda) de professores, a diretora informou que já foram chamados 3132 professores e que 800 professores não assumiram suas funções. “Entretanto, disse a gestora, o problema é que em algumas disciplinas nós não temos mais professores na lista de espera”.
... pela entidade... |
A professora deu uma boa notícia para os gestores presentes: “A escola que atingir o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) este ano, os seus profissionais irão receber o 14º salário” e mostrou, com um exemplo, que não é tão difícil alcançar essa meta: “A escola Centenário alcançou a média 5 no ano passado e uma das consequências positivas do feito foi a procura, por parte dos pais, por querer matricular os seus filhos na referida escola. O resultado disso, adiantou a diretora, foi que a escola Centenário – que atuava com apenas 05 salas de aula, este ano funciona com 09 salas de aula”.
... para uma educação com excelência |
Para finalizar o seu discurso, a professora disse que o “redimensionamento que está sendo feito nas escolas da circunscrição melhora a qualidade e evita a falta de professores. O Estado perdeu, em 10 anos, 100.000 mil alunos, por diversos fatores, dentre eles: natalidade, falta de professores, greves e os baixos salários”.
Juliano e Rosilene... |
Em seguida, foi a vez do Departamento de Educação Física, com os professores coordenadores Rosilene e Juliano, que falaram sobre:
• Carga horária do professor de educação física
• Educação física escolar (teórica e prática)
• Modalidades
• Cadastro
• Eventos promovidos pela CODESP
... mostrando aos gestores, a carga horária dos professores de Educação Física |
Os coordenadores disseram que estão ao dispor das escolas para tirar qualquer dúvida que, porventura, elas tiverem ou através do site:
www.educacao.rn.gov.br/codesp
Técnica Fátima Azevedo... |
O 14ª Prêmio de Gestor Escolar foi o assunto tratado pela técnica Fátima Azevedo, que elencou ainda:
... incentivou os gestores a inscreverem suas escolas |
• Inscrição no PGE: até 31/05/13
• Inscrições on-line em: www.premiogestaoescolar.com.br ou www.consed.org.br
• Premiação: 30 mil
• Meta de inscrição; 70% das escolas do estado (12ª DIRED: 60 escolas)
Por último, foram dados avisos:
Vice-diretora Sueleide Ferreira |
Vice-diretora Sueleide Ferreira:
• Calendário escolar atualizado até 06/04
• Plano de Metas: 15/04
• OBMEP: até o 05/04
• Provinha Brasil: inserir dados
• PNAIC: seminário no SESI (24/04)
• Matrículas: dados atualizados
• Correção de Fluxo: procurar a técnica Zilma Marques
Técnica Maria Auxiliadora:
• CDs e DVDs
• Biblioteca
• Livros
Técnica Maria Auxiliadora Teixeira |
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