sábado, 13 de abril de 2013

12ª DIRED NA EDUCAÇÃO DO CAMPO – SABERES DA TERRA – EEPJA/SERRA DO MEL-RN


Foi dada continuidade, nesta sexta-feira, dia 12/04/13, nos períodos vespertino e noturno, as aulas da Educação do Campo – Saberes da Terra – no município de Serra do Mel/RN, na Escola Estadual Padre José de Anchieta – Vila Rio Grande do Norte – com as turmas “Flor de Cajueiro” e “Caju e Castanha”.

Professora Elizângela Sales - Linguagem
Os professores ministraram suas aulas, conjuntamente, tendo, todas as aulas, começado com as professoras de Linguagem (Elizângela e Luzia), que trabalharam sílabas, formação de palavras e de frases. A técnica utilizada foi a de recortes das letras do alfabeto, com colagem e montagem.

Confecção das artes 
Foram confeccionadas, também, caixas para o armazenamento do material produzido e do material utilizado na confecção dos mesmos.

A professora Teresa Cristina -  Ciências Humanas
Depois foi a vez das professoras de Ciências Humanas (Teresa Cristina e Antônia Farias) - Áreas de Conhecimentos: geografia, história, religiosidade, organização social, meio ambiente, cultura, família, escola e trabalho, com o Conteúdo Programado: história da comunidade, relações sociais, produção econômica, agricultura familiar, meio ambiente ocupado e suas transformações sociais, culturais nas dimensões de identidade. Na aula, a origem da Serra do Mel (com o projetor multimídia interativo – em slides) usando a dinâmica de grupo (música “minha casa tem dois quartos e janelas em cada canto, um projeto de reforma...” do poeta Genildo Costa), com o objetivo de resgatar o processo histórico do município onde os colonos moram.

O professor Raimundo Antonio: Ciências Exatas
As inserções das Ciências Exatas (Raimundo Antonio) se deram na medida em que as disciplinas eram expostas e exploraram as diversas maneiras do numerais estarem colocados nas frases e o que eles representam dentro do contexto exposto. Foram trabalhadas interpretações dos vários números encontrados dentro dos textos e de como escrevê-los (datas, km, metros, etc.). 

Nas Ciências Agrárias, o técnico Jacildo José mostrou o esboço de um projeto comunitário e discutiu a possibilidade de ele ser implantado dentro do programa, como o projeto para a sua turma.

Caderno 01
O Caderno Pedagógico 01 (Verde) – Agricultura Familiar – identidade, cultura, gênero e etnia – com o tema: "Práticas e Convivências com o Semiárido”.

NOTA DA 12ª DIRED 

 Em virtude da falta d’água na Escola Estadual Padre José de Anchieta, as aulas do sábado foram canceladas. Somente as aulas da sexta-feira (vespertino e noturno) puderam ser ministradas. Um fato isolado, segundo explicações dadas por seu diretor, o professor Roberto de Araújo e, também, de funcionários da própria escola. 

Os professores da Educação do Campo, preocupados com a baixa presença dos alunos que vêm das vilas (cerca de um terço das turmas está assistindo aulas regularmente) – trazidos pelos ônibus escolares, solicitaram dos gestores (Roberto de Araújo e Raimundo) uma maior divulgação sobre o andamento das aulas e um maior empenho junto às entidades de classes e movimentos sociais, para que, juntos, façam os colonos se conscientizarem de que se faz necessária a participação dos mesmos nas aulas semanais. 

A coordenadora da Educação do Campo, nas duas turmas da Serra do Mel, vice-diretora da 12ª DIRED Helena Maia, já se pronunciou favorável a um novo recadastramento, inclusive, disponibilizando-se a ir, pessoalmente, às vilas para isso. Segundo a coordenadora, na época em que as matriculas foram feitas (2010) até o ano passado (2012), muitos alunos optaram por terminar a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, portanto, essas matriculas estão defasadas. 

Consultado, o diretor da EEPJA confirmou que essas matrículas foram feitas pelo município e que a Escola Estadual, da qual é diretor, não tem nenhuma comprovação dessas matrículas, já que o professor responsável por elas se encontra de licença especial e não deixou nenhuma documentação no estabelecimento.


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