Coordenadora do polo 01 - Maria Judivânia |
A vice-diretora Maria Judivânia – e coordenadora do polo 01 – convocou os gestores das escolas do seu polo, acompanhados dos seus respectivos supervisores e coordenadores pedagógicos, para uma reunião no auditório da 12ª DIRED, no horário do turno vespertino, ontem, dia 04/04.
Na pauta:
• O Plano de Metas (Maria Judivânia)
• O PDE Interativo (Maria Anunciata)
• O Planejamento de Educação Física (Rosilene)
• O Prêmio de Gestão Escolar (Fátima Azevedo)
• Os Avisos (Maria Judivânia)
A coordenadora do polo 01 começou a reunião com uma dinâmica, esta das “Bolas de Encher”, em que cada um dos presentes recebia uma bola (bexiga) e era convidado a enchê-la, porém sem estourá-la. A dinâmica consistia em cada um lembrar-se das coisas ruins e, ao comando da coordenadora, ir soltando o ar da bola (bexiga), devagar, até sair todo o ar, simbolizando o que não prestava indo junto com este ar. Depois, a coordenadora solicitou que cada um enchesse novamente a bexiga (bola) e, à medida em que a fosse enchendo, procurasse lembrar das coisas boas que pudessem substituir as coisas ruins que tinham ido embora. Em seguida, cada um deveria amarrar a sua bexiga (bola) para que o ar não escapasse. A coordenadora, então, fez uma breve reflexão e entregou um palito de dentes a cada um dos participantes, dizendo que cada um deveria cuidar do seu bem (as coisas boas). O resultado foi que, com o passar do tempo, cada um dos participantes foi furando a bola do outro. Então, no final, a coordenadora apenas indagou: eu pedi para alguém furar a bexiga (bola) do outro? Perplexos, os participantes exclamaram: mas a senhora nos entregou um palito de dentes! A moral da história foi uma bela socialização a respeito de como vivermos em sociedade nos ajudando mutuamente.
Aproveitando a deixa da dinâmica, a professora Rosilene - departamento de Educação Física - colocou todos os presentes para praticarem a ginástica laboral e, com isso, exercitarem-se.
Em seguida, a coordenadora Maria Judivânia passou a falar sobre o Plano de Metas, esclarecendo as principais dúvidas, interagindo com os educadores e exemplificando cada item trabalhado na sua pauta.
Explanando o Plano de Metas |
- Recursos para colocar em prática os objetivos do programa de educação da SEEC
- Fortalecimento do PPP
- Um caminho para melhoria das situações identificadas como importantes:
• Definir metas
• Delinear ações e estratégias para o cumprimento das metas
• Diferenciar metas (quantitativas): objetivos a serem alcançados
• Ações: o caminho, o percurso, os métodos empregados para se alcançar esse objetivo
As metas têm que ser concretas, com ações coerentes, articuladas entre si, definidas a partir de finalidades cujos resultados possam ser avaliados no ano letivo ou no período da gestão.
O modelo de Plano de Metas:
Meta = Ações = Período (início – término) = responsável pela ação = quem financia
As metas devem ser voltadas, de preferência, para a educação do estado, em especial, as questões de evasão, de repetência, do abandono, do desempenho nas aprendizagens, com ênfase na alfabetização.
“A energia que nós gastamos procurando culpados deve ser, na verdade, direcionada para encontrarmos soluções”, finalizou Maria Judivânia – vice-diretora e coordenadora do polo 01 da 12ª DIRED.
Dúvidas e angústias dos gestores:
• Como combater a evasão noturna se o aluno não fica na sala de aula?
• O Plano de Metas terá como base os 3 últimos anos?
• As 20 metas constantes no Plano são obrigatórias no plano da escola?
• Quando se fala em metas, foi pensada alguma que esteja voltada para a segurança da escola?
• Tem metas para a infraestrutura da escola?
Maria Anunciata: coordenadora PDE Interativo |
A palavra foi passada para a técnica Maria Anunciata – coordenadora do PDE Interativo, pela 12ª DIRED, que começou falando sobre:
• O que é PDE Interativo
• Senhas para cadastrar os novos gestores
• O sistema trabalha com prazos
• O PDE é dividido em 04 partes: identificação, primeiros passos, diagnósticos e plano geral
• A metodologia do PDE: autoavaliação (diagnósticos), objetivos, estratégias e metas (o que fazer) e plano geral (como fazer)
“PDE e o Plano de Metas caminham juntos para a elaboração de estratégias voltadas para o desenvolvimento da educação em nosso país”, disse a coordenadora.
Fátima Azevedo: coordenadora do PGE |
O PGE (Prêmio de Gestão Escolar) foi o assunto tratado pela técnica Fátima Azevedo, que incentivou os gestores a inscreverem suas escolas através dos sites: www.premiogestaoescolar.com.br e www.consed.org.br até o dia 31/05.
A técnica ainda repassou alguns dados referentes ao prêmio, dentre eles:
• Valor do prêmio: 30 mil reais
• Meta a ser alcançada pela SEEC: 70% das escolas do estado
• Meta a ser alcançada pela 12ª DIRED: 60 escolas inscritas
Professora Rosilene: Depto. de Educação Física |
A coordenadora do Departamento de Educação Física, professora Rosilene, falou em seguida sobre a carga horária do professor de educação física, esclarecendo que o mesmo deve dar a sua aula de educação física escolar no próprio turno do aluno e que a atividade esportiva – aquela em que são praticadas as modalidades esportivas – deve sempre ser dada no contraturno desse aluno.
A coordenadora avisou sobre o prazo do cadastro da escola (15/04), sobre a frequência mínima de 75% e sobre regulamento e calendário (que se encontra no site: www.educacao.rn.gov.br/codesp).
Por último, a professora Rosilene adiantou as datas dos JEMs (28/maio a 10/junho) e JERNs (16 a 26/agosto).
Dúvidas e angústias dos gestores:
• Em caso de transferência o aluno pode participar dos JERNs?
• O professor estando nos JERNs, porém a sua equipe foi eliminada e, em seguida, ele foi convidado a continuar até o fim como, por exemplo, árbitro nos jogos, ele poderá contar esses dias como sendo carga horária escolar?
• A falta de estrutura para a prática de educação física
• O aluno não estando com a vestimenta adequada pode ser avaliado?
Avisos finais: Maria Judivânia |
Por último, a palavra foi devolvida à coordenadora Maria Judivânia para alguns avisos:
• Reunião para gestores e supervisores das escolas que têm o Projeto Correção de Fluxo: dia 10/04 às 9 h. – 12ª DIRED
• Prazo para a entrega do Calendário Escolar: 05/04
• Cadastro do PNAIC
• Atualização das Matrículas de 2013
• OBMEP (inscrição)
• Prova Brasil
• As escolas devem apresentar a sua necessidade (livros) através de ofício
• A escola deve – se for o caso – devolver os livros excedentes
• Na saída, procurar a técnica Auxiliadora Teixeira (material a ser entregue à escola)
• Solicitar aos gestores a lista dos alunos aprovados no vestibular
• Curso de iniciação musical para professores de Ensino da Arte (Fundamental Menor e Maior) e Arte (Ensino Médio)
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