domingo, 2 de março de 2014

CARNAVAL ESPECIAL DO CEESLAUVA 2014


As ruas em volta do Centro de Educação Especial / Escola Estadual Professora Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale encheram-se de alegria. Por elas, pedindo passagem, o bloco CEESLAUVA 2014, comandado pelo rei e por sua rainha e, logo atrás, fazendo a corte, os seus súditos.

Paulino e Luciléia (EJA)
Kléber e Letícia (1º ao 5º anos)
Em cada rosto de cada folião – não importando se docentes ou discentes – a certeza de estarem dando o melhor dos exemplos para uma convivência sem distinção, agregando valores e respeitando a diversidade existente em cada ser individual chamado “pessoa”.

Todos com um só objetivo: divertir-se!
Aluno cadeirante com a professora e a mãe
Vizinhos, amigos, funcionários, professores e pais engrossaram o cordão da “pipoca” e acompanharam o desfile dos alunos que, fantasiados, distribuíam alegria, animação e davam exemplo de perseverança, fazendo jus ao título dado o seu carnaval: “vamos fazer um carnaval de alegria e paz?”.

O pessoal dos "ursos" e da batucada
A PREPARAÇÃO 

Foram duas semanas de intensos trabalhos no “barracão” da escola. Todo o material transformado em fantasia foi confeccionado pelos próprios “foliões”, em oficinas preparadas pelos monitores do programa Mais Educação que, conjuntamente, ajudaram na confecção de máscaras, confetes, serpentinas, roupas, adereços e a batucada em geral.

Juntos, monitores do programa Mais Educação...
... alunos e funcionários...
... confeccionaram e prepararam as fantasias e ensaiaram para o carnaval
Na volta, cientes de que o mundo se faz melhor quando se respeita o espaço do outro e que esse espaço pode e deve ser compartilhado de forma fraternal, professores e funcionários posaram para eternizar o momento:


NOTA DA 12ª DIRED:


CEESLAUVA é uma instituição fundada em 09 de novembro de 1987, cuja finalidade é oferecer atendimentos Pedagógicos e Sócio-Terapêuticos às Pessoas com Deficiências/Necessidades Educativas Especiais. 

O prédio pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Areia Branca/RN, cedido em comodato à OSDB – Obras Sociais Dom Bosco, onde funciona o Centro de Educação Especial Profª Maria Lauretânia R. B. do Vale e a Escola que recebe o mesmo nome e que foi incorporada a Rede Estadual de Ensino em 21 de julho de 1997, através do Decreto nº 13.423. 

Funciona com turmas do 1º ao 5º anos, nos turnos matutino e vespertino. 

Missão: 

. Realizar cada ato com amor, favorecendo um ambiente agradável e acolhedor aos que recebem atendimentos e aos que trabalham; 

. Proporcionar o respeito à Natureza e a todo Ser Humano buscando desenvolver o equilíbrio necessário a cada um, considerando as diferenças individuais; 

. Promover o acesso à cidadania das Pessoas com Deficiências no contexto sócio-educativo e familiar. 

Objetivo Geral: 

. Traçar metas e desenvolver ações sócio-terapêuticas e Pedagógicas, promovendo a inclusão da Pessoa com Deficiência/Necessidades Educativas Especiais no contexto em que se situa. 

Objetivos Específicos: 

. Propiciar atendimento Social, Psicoterapêutico, Fisioterapêutico, Fonoaudiológico, Natação Terapêutica, Método BRAILLE, Método Verbo Tonal, LIBRAS ao PCD/PNEE, dentro dos Métodos de Estimulação Precoce e Inserção/reinserção no meio Social; 

· Realizar acompanhamento Pedagógico nas áreas da Deficiência, propiciando sua cidadania; 

· Viabilizar participação familiar e social nos atendimentos oferecidos; 

· Favorecer através de estudos e afins, melhoria da qualidade dos atendimentos à clientela PCD/ PNEE no seu desenvolvimento psico-motor, cognitivo, afetivo e social; 

· Assessorar às Escolas da Rede Regular de Ensino que tem alunos PCD/PNEE incluídos.


Nenhum comentário: