domingo, 23 de março de 2014

SABERES DA TERRA: AULAS DOS 20 e 21/03/2104

Agora, com as chuvas, voltou, para os moradores da Serra do Mel, a esperança de que o longo período de estiagem tenha acabado. O verde já toma conta das paragens e o caminho se torna mais bonito de se ver. As árvores, em sua maioria pés de cajus, se mostram alvissareiras aos passantes e das suas folhas já não mais se avista o cinzento da poluição e, muito menos – da terra onde eles habitam – a aridez característica de quem sofre com a falta de água. Ainda é cedo, mas o homem do campo já se prepara para receber os benefícios do Criador. Que seja sempre assim...


Na quinta, dia 20/03, os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina e Antônia Farias subiram a Serra para mais uma noite de aula. Os alunos/colonos, vindos de suas vilas, também o estavam fazendo, naquele mesmo intervalo, para se dirigirem à escola – lugar comum de todos. Na pauta, o Homem e a Ética.

Professor Raimundo Antonio
Para os professores, apesar de a cidadania ser assunto recorrente nas aulas (com interações, questionamentos, esclarecimentos), de vez em quando, em momentos estanques, é bom voltar aos preceitos primordiais da boa convivência em grupo. A professora de Ciências Humanas (Antônia Farias) escreveu o texto enquanto o professor Raimundo Antonio mostrava, dentro da realidade deles, o que é a Ética e os seus princípios básicos.

Professora Antônia Farias
Professora Teresa Cristina
Os professores Raimundo Antonio (Ciências Exatas) e Teresa Cristina (Ciências Humanas) falaram sobre a importância de se respeitar o próximo, de saber sobre seus limites e possibilidades e, de como, obedecendo a esses princípios básicos (conjuntos de condutas) todos conseguem (ou poderão) conseguir alcançar seus objetivos.

No rosto de cada um a vontade...
... de aprender cada vez mais
Foi falado ainda sobre as diferentes culturas, como elas agem e sobre a convivência diária, como, por exemplo, na sala de aula (a questão da heterogeneidade e de comportamento individual e coletivo).

Aproveitando a ocasião, o professor Raimundo Antonio reuniu os filhos dos alunos/colonos e, com uma linguagem mais acessível, também ensinou-lhes sobre Normas, Leis e Regras.

Aprendendo desde cedo a conviver , coletivamente, com suas diferenças 
Na sexta, dia 21/03, os professores Raimundo Antonio (Ciências Exatas), Teresa Cristina (Ciências Humanas), Elizângela Sales (Linguagens e Códigos) e Antônia Farias (Ciências Humanas) começaram seus trabalhos no período vespertino. A tarefa era deixar apresentável a sala destinada aos Saberes da Terra (foi destinada, este ano, uma sala diferente da que estava sendo ocupada pelos professores e alunos dos Saberes da Terra) e a primeira providência foi retirar todo o material de dentro do armário, limpá-los (armário e material) e reorganizá-los.

. ....................................

À noite, com a presença dos alunos, foi de oficinas. Foram trabalhados três textos e, em cima deles, os alunos planejaram o que queriam fazer, sendo orientados para que, o que eles fizessem, fosse contemplada a realidade do lugar onde eles vivem.


Assim, um grupo ficou com Ética, outro com a Sexualidade e mais outro com a questão das Drogas.


Divididos, cada grupo tratou de trabalhar seu tema, para expor da melhor forma possível. Um grupo preferiu trabalhar com cartazes, outro grupo trabalhou cartazes e programou uma apresentação teatral e o que conseguiu terminar os seus trabalhos preferiu, na oralidade, mostrar como é preocupante a questão das drogas em suas comunidades e como o problema é enfrentado no seu dia a dia, através da cura pela fé. 

Clique abaixo no link e assista ao vídeo:






Os outros grupos não conseguiram (devido ao pouco tempo) terminar os seus trabalhos e ficaram, suas apresentações, para a próxima semana, nos dias 27 e 28/03. 

Os garotos acompanham...





Nenhum comentário: