A localidade se chama Quixaba e fica no município de Governador Dix-Sept Rosado. Pequena como toda localidade rural, o seu caminho – da cidade até a escola – é feito por estrada carroçável, cheia de sinuosidades e transitada, em seu percurso, pelos animais (caprinos, ovelhas, suínos, gado).
Mas, tudo isso margeado pela beleza da vida rural, da terra que é cortada para o plantio e sustento de quem mora no lugar. O rio faz sua passagem por lá. Em suas águas ainda limpas, seus moradores tomam banho e se divertem com suas crianças. Ainda é o costume saudável de quem mora no campo.
Quando se chega à escola, o ambiente pedagógico se faz presente e contagia os visitantes, dando-lhes calorosas boas-vindas através de seus alunos e mestres.
A escola física é aconchegante, com duas salas de aula, mais os espaços destinados à direção e um amplo pátio de entrada. Além disso, por se tratar de zona rural, o cheiro do mato (agora que as chuvas voltaram), o clima ameno de uma brisa servil que ronda o grande pé de árvore que faz sombra para quem chega ou sai do seu espaço.
A 12ª DIRED, através de sua técnica Sandra Diógenes (coordenadora da Educação do Campo) – e representando a professora Magali Delfino (diretora da instituição), entregou hoje, dia 13/03, netbooks aos alunos da Escola Estadual Arnaud Targino, comunidade de Quixaba, município de governador Dix-Sept Rosado.
Os alunos na sala de aula... |
... fazendo suas atividades |
Os netbooks foram adquiridos através do programa ProUCA (Programa Um Computador por Aluno), do governo federal, e visa inserir o jovem no contexto digital, com ênfase na promoção do uso da tecnologia como ferramenta capaz de proporcionar o enriquecimento pedagógico no ensino fundamental e médio.
Mães e alunos na expectativa da entrega dos netbooks |
Na Escola Estadual Arnaud Targino, a técnica Sandra Diógenes se reuniu, antes da entrega, com o gestor Antonio Leão e a professora Elizabeth Xavier, para mostrar o equipamento que os alunos iam receber e como utilizá-lo.
A técnica Sandra Diógenes explicando os procedimentos de funcionamento... |
... dos netbooks aos funcionários (gestor, professora e secretária) da escola |
No ato da entrega, acompanhada pelo gestor e pela professora da escola, a técnica da 12ª DIRED fez um rápido discurso sobre a importância daquela ferramenta a partir daquela data – para o aprimoramento e a agilidade das atividades didático-pedagógicas –, os cuidados que eles, os alunos, terão que ter com o equipamento, a sua utilização e mostrou o mecanismo de funcionamento dos mesmos.
O gestor Antonio Leão fez a abertura da entrega dos netbooks... |
... completada pela técnica Sandra Diógemes |
Cada aluno recebeu o seu netbook e cada mãe e/ou pai presentes assinava um termo de compromisso se responsabilizando pela entrega dos equipamentos eletrônicos.
A entrega simbólica foi com a aluna Natália... |
... sua mãe... |
... o gestor, a professora e a técnica Sandra Diógenes |
Cada aluno e mãe, auxiliados pelo gestor, pelo professor e pela técnica Sandra Diógenes, abriu, ligou e "navegou" no mundo da informática |
Alunos, acompanhados de suas mães, com seus netbooks |
Certa de ter cumprindo o compromisso, a técnica e coordenadora da Educação do Campo, na 12ª DIRED, Sandra Diógenes, comentou a respeito da felicidade estampada nos rostos das crianças ao ganharem aquele instrumento digital, hoje uma ferramenta indispensável na sala de aula e própria de sua geração, para aprimorarem, agilizarem e desenvolverem suas atividades escolares e de lazer. Pelo para-brisa do veículo, o caminho da volta se fez mais alegre, pois, no alto do céu, as nuvens começavam a prenunciar que São Pedro abriria suas comportas mandando chuva para os filhos de Deus.
NOTA DA 12ª DIRED:
Apresentação
O ProInfo, inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.
O funcionamento do ProInfo se dá de forma descentralizada, existindo em cada unidade da Federação uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
Projeto um computador por aluno (UCA)
O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) – uma iniciativa do Governo Federal – foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. Foi um projeto que complementou as ações do MEC referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, produção e disponibilização de objetivos educacionais na internet dentro do ProInfo Integrado que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
Em 2010, por meio de licitação, o FNDE adquiriu e distribuiu 150 mil equipamentos para 300 escolas rurais e urbanas, em todas as regiões do país.
O que é o ProUCA?
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contempla entre suas metas a disseminação do uso pedagógico da tecnologia digital. As ações previstas inserem-se no contexto político-pedagógico de qualificação da educação, construção das competências amplas da cidadania e do desenvolvimento humano.
O Programa Um Computador por Aluno - ProUCA é uma iniciativa do Ministério da Educação, é financiado com recursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado - e coordenado pela Secretaria de Educação a Distancia - SEED/MEC.
O ProUCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso e a apropriação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação como uma nova linguagem.
Por que "um computador por aluno"
De acordo com o MEC, a ideia do laptop conectado um para um (1:1), disponibilizado na escola para cada aluno e educador, gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber que podem resultar em tendências educacionais inovadoras, descortinando novos e promissores horizontes de trabalho do conhecimento nas escolas.
Articula diferentes conceitos, permeados na sociedade e cultura digital, em especial, o aprender pela interação em redes sociais e o desenvolver as competências e habilidades exigidas pela sociedade atual. Possibilita a criação de redes em interação aluno com aluno, aluno com professor, professor com especialista e um tanto outro número de enlaces numa experiência de inteligência coletiva, rica, inovadora e multiplicadora do conhecimento.
Um comentário:
PARABENIZO ao professoro Raimundo pela autentica reportagem no evento da escola do Campo EE Arnaud Targino tornando cada vez melhor e no grau de sua grandiosidade; obrigado amigo!
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