Com o objetivo desenvolver metodologias e estabelecer diálogos, acerca dos conteúdos, saberes e ações que atendam aos anseios dos jovens do campo e da cidade, tendo em vista a transformação das práticas pedagógicas, no sentido da (re) elaboração de um currículo integrado, que contribua com a construção dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, com a organização dos projetos de vida dos educandos (as), de suas comunidades rurais e urbanas, a partir de seus estabelecimentos familiares, a SEEC (Secretaria de Estado da Educação e da Cultura), através de sua Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos e o Núcleo da Educação do Campo, priorizou a expansão de novas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), que oportuniza aos jovens trabalhadores da zona urbana e do campo/no campo que não tiveram oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em tempo adequado, com redesenho escolar curricular para as atividades de ensino e aprendizagem coerentes com os métodos e práticas educativas que sejam mais adequadas à realidade e que atendam ao nível de subjetividade dos jovens trabalhadores e as demandas do mundo do trabalho no contexto da educação do século XXI.
Conforme previsto nas ações explicitadas na Resolução nº 048/2012/FNDE, que considera a necessidade de ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos às populações do Campo, quilombolas e indígenas, como também, a necessidade de ampliar o acesso à educação às pessoas privadas de suas liberdades que cumprem pena em Unidades Prisionais, como também aos jovens trabalhadores dos hospitais, supermercados e empresas que, através do PTA (Programa Trabalhando e Aprendendo) / SEEC, em parceria com as empresas promovem políticas intersetoriais para assegurar o acesso, a permanência e a continuidade de estudos de Jovens e Adultos, como estratégias de desenvolvimento das populações de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Norte.
Desta forma, a Formação Inicial para Professores – conforme a Resolução 048/2012 – deu-se no Centro Educacional Eliseu Viana, em Mossoró/RN, nos dias 28 e 29/03/14, nos turnos matutino e vespertino, com a participação das DIREDs de Açu (11ª), Mossoró (12ª), Apodi (13ª) e Pau dos Ferros (15ª), e a presença de 330 gestores, palestrantes, coordenadores, professores, técnicos agrícolas e líderes de movimentos sociais.
Chegada e credenciamento...
Da esquerda para a direita: técnica Edileusa Campos (12ª), André Galvão (SUEJA), Magali Delfino (12ª) , Ednaide Rego (Educação do Campo) e Sandra Diógenes (12ª) |
• Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED e anfitriã do evento
• André Maciel Galvão da Silva – subcoordenador da SUEJA e o representante da Secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betania Ramalho
• Ednaide Rego – coordenadora do Núcleo de Educação do Campo e da Diversidade
• Edileusa Campos – coordenadora da EJA na 12ª DIRED
• Sandra Diógenes – coordenadora da Educação do Campo na 12ª DIRED
De pé, os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro...
Em seguida, coube à anfitriã Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – a fala de abertura do evento, em que ela, em seus trechos, procurou ser sucinta, mas, ao mesmo tempo, passar o pensamento que a move em sua gestão:
“Em nome de André Maciel Galvão da Silva, quero saudar a todos da mesa.
Senhoras e senhores, bom dia!
Embora ainda não tenhamos a Educação que queremos, gratifica-nos saber que estamos desempenhando o nosso papel no limite das condições que nos é permitido.
Considerando que a 12ª DIRED serve de referência no tocante à Educação de Jovens e Adultos e, principalmente, a Educação do Campo e suas Diversidades, promover essa Formação é, para nós, cada vez mais, galgar espaços no caminho da inclusão, especialmente, na ampliação do acesso à Educação de Jovens e Adultos às populações do Campo e suas Diversidades.
Para isso, capacitar professores que atuem, conforme a resolução 048/2012, nos permitirá ampliar as condições e, consequentemente, a permanência desse jovem em suas práticas educacionais, já que o objetivo maior dessa formação é o de desenvolver metodologias e estabelecer diálogos acerca dos conteúdos, saberes e ações, que atendam aos anseios dos jovens do campo e da cidade, visando sempre a adequação das práticas pedagógicas inerentes a essa camada educacional que precisa ser contemplada com a elaboração de um currículo integrado, que contribua com a construção de projetos que estejam voltados para a realidade de suas comunidades rurais e urbanas, a partir de uma prática comum a todos.
Senhoras e senhores educadores, somos a ponta que intercala todas essas práticas e somos, também, os responsáveis pelas reais mudanças que estão sendo implementadas, teoricamente, nas instâncias maiores de nossa educação.
Desta forma, conduzir o processo que nos permita alcançar as metas de uma escola inserida no século XXI; que nos permita flexibilizar para assegurar o acesso ao estudo de Jovens e Adultos; que nos permita atender a todas essas especificidades e pluralidades – de trabalho e contexto educacional – é, para nós, educadores e órgão gestor, a oportunidade de que precisamos para, de fato, termos a escola que queremos.
Boa formação para todos... Obrigada!”
Em seguida, falou o representante da Secretária de Estado da Educação e da Cultura, o bacharel em Direito Maciel Galvão, que transmitiu as felicitações da secretária Betania Ramalho e desejou a todos um excelente encontro de formação.
... que passou a coordenar a mediação da Mesa Temática “Educação e Diversidade” composta dos seguintes palestrantes:
Da esquerda para a direita: professores Ângelo Magalhães (UFERSA), William Eufrásio (UFRN), Ednaide Rego (SEEC) e Joaquim Pinheiro (UFERSA) |
• Prof. Dr. William Eufrásio Nunes Pereira/UFRN
• Prof. Dr. Ângelo Magalhães Silva/UFERSA
• Prof. Dr. Joaquim Pinheiro de Araújo/UFERSA
Cada palestrante dispôs de 20 minutos para externar a sua prática dentro da temática e, logo em seguida – sob a mediação da professora Ednaide Rego –, começaram os debates acerca do assunto.
Fala do professor William Eufrásio |
Fala do professor Ângelo Magalhães |
Fala do professor Joaquim Pinheiro... |
... vista de dois ângulos |
A mediação da professora Ednaide Rego |
Os grupos de estudo...
Sala “Matemática em seus Usos no Cotidiano”, do formador Prof. Dr. José Paulino:
No período da tarde, após o almoço – no próprio local do evento –, o auditório do Centro Educacional Eliseu Viana contou com a presença dos três palestrantes da manhã e também do Prof. Expedito Cardoso de Araújo.
Professor Expedito Cardoso disponibilizando seus livros e CDs |
Grupos de Estudo...
No dia 29/03, a formação teve início com o Coffee Break...
Acolhimento...
Recepção no auditório com música e dança – sempre respeitando suas origens, o caboclo, acima de tudo, é alegre e mantém a tradição do forró pé de serra...
... e, em seguida, os grupos se dirigiram para as suas respectivas salas de trabalho e, aqueles que estavam no auditório, passaram a ter a formação com as professoras Ednaide Rego e Magda Benfica.
Grupos de Estudo...
Sala “Planejamento e Avaliação”, das formadoras Graça Rego, Rouseane Paula e Anete Nogueira:
Flashes...
Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - chegando ao CEIPEV |
Grupo de professoras e técnico de São Francisco do Oeste |
Da esquerda para a direita: Socorro Felipe (13ª), Sandra Diógenes (12ª), Ana Paula (13ª), Ednaide Rego (SEEC) e Edilene (15ª) |
Edileusa Campos (12ª DIRED) e Raimunda Nadja (Educacão Prisional) |
Wilson Oliveira (TV Oeste Apodi), Raimunda Freire (13ª DIRED) e técnica da DIRED de Apodi |
Elizete Amorim e Francione Vieira (12ª DIRED) |
Professoras cursistas dos Saberes da Terra |
Ana Paula (13ª DIRED)... |
... fazendo os últimos repasses... |
... para os professores que irão trabalhar com os Jovens e Adultos através da Res. 048/2012 |
Técnica Sandra Diógenes - coordenadora da Educação do Campo... |
... pela 12ª DIRED fazendo, também, os repasses... |
... para os professores que irão trabalhar nos municípios pertencentes... |
... à Circunscrição da 12ª DIRED |
As águas de março chegaram. Mossoró se despediu dos seus visitantes (formadores e formandos) dando-lhe um banho de organização, criatividade, compromisso e... chuva. Chuva que veio no início da tarde deste sábado, dia 29, e abençoou a volta dos que iam para os seus municípios de origem talvez querendo que eles levassem, como esperança, a esperança da chuva que ainda não caiu por lá. Os que ficaram, sentiram a mudança no clima e na paisagem. As plantas ganharam novos tons e o perfume que exalava de suas folhas era como um agradecimento à mãe natureza que, de tão sábia, derramou suas lágrimas, justamente, no momento de um encontro voltado para o homem do campo... Que sejam assim todas as formações da Educação do Campo e da Diversidade.
NOTA DA 12ª DIRED:
A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - e anfitriã da formação agradece ao jornal Gazeta do Oeste e à TV Canal 10 - TCM pelas coberturas prestadas pelos respeitadíssimos meios de comunicação da cidade de Mossoró/RN.
Abaixo, links da matéria e vídeo da cobertura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário