terça-feira, 1 de abril de 2014

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PROVINHA BRASIL

O encontro de Formação da Provinha Brasil, no SESI – Serviço Social da Indústria – Mossoró/RN, dia 31/03/14, de 07 às 12 h, foi realizado com sucesso por 135 professores.


Equipe da 12ª DIRED...

Nas fotos: as vice-diretoras Helena Maia e Judivânia Fernandes, a diretora administrativa Augusta Maia e a técnica Maria Naide
A abertura foi feita pela vice-diretora Judivânia Fernandes – interlocutora da Provinha Brasil – que leu um texto sobre o abraço e, dentro do contexto exposto, falou da importância da leitura e de sua compreensão. No final, todos os presentes, diante da mensagem lida, se harmonizaram em sucessivos abraços coletivos.

A leitura do texto sobre o abraço
A confraternização dos presentes
A apresentação cultural foi feita pelo Corpo de Balé da Escola Estadual Presidente Kennedy, criado a partir do programa Mais Educação, e que tem como monitora a professora de Balé Ana Cláudia, e como diretora da instituição, Evy Régis. Os alunos deram um show de expressão corporal e técnica de dança clássica. Conduzidas por sua monitora, elas criaram uma coreografia baseada numa história em que elas iriam participar de um campeonato mundial de dança clássica.

Chegada ao SESI
Sendo apresentados pela diretora da E.E. Pres. Kennedy - Evy Régis









Saída dos bailarinos
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente na formação e falou sobre a importância dos participantes se apropriarem das informações relacionadas à Provinha Brasil, no tocante a sua matriz nacional e o uso da ferramenta estadual, através da qual o professor acompanha o diagnóstico de cada aluno.

Da esquerda para a direita: Magali Delfino, Maria Luisa, Conceição Farkatt e Euzâmia Passos
Magali Delfino falando aos educadores  
Pausa para o lanche...

A pergunta foi: quem quer ir para o lanche agora?
Todos quiseram...
... sem exceção 
Em seguida, a equipe da SUAVE – Subcoordenadoria de Avaliação Educacional – assumiu a coordenação dos trabalhos e passou, de fato, para a formação. A técnica Conceição Farkatt (Ceiça) foi quem deu início à formação falando sobre a avaliação da Provinha Brasil (avaliação diagnóstica interna).

A técnica Ceiça Farkatt...
Nos slides, as habilidades avaliadas por meio da Provinha Brasil foram organizadas com base nas Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática.

... e a Provinha Brasil
A técnica mostrou que as Matrizes de Referência da Avaliação da Provinha Brasil elencam o que se pretende avaliar com estes instrumentos, ou seja, os conhecimentos que se espera que os alunos tenham adquirido após o início do processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento, como a oralidade, são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e o letramento para a elaboração da Matriz de Referência. A matriz é apenas uma referência para a construção do instrumento de avaliação. É, portanto, diferente de uma proposta curricular ou de programas de ensino, que são mais amplos e complexos.

A técnica Euzâmia Passos 
Logo após, para falar sobre o Sistema da Provinha Brasil, a técnica Euzâmia Passos. Ela mostrou como são gerados, no sistema, os resultados da Provinha Brasil e, como, através destes, são analisados os dados e sistematizados entre os professores da escola. “É desta forma que os professores ficam sabendo onde se encontram os avanços, as dificuldades e as deficiências dos alunos”.

A técnica Maria Luisa
Por último, discorreu a técnica Maria Luisa, que fez uma análise sobre a Matemática da Provinha Brasil. Ela mostrou, por meio da provinha de 2013, as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e como duas questões – que se utilizavam da mesma operação – apresentavam distinções de acertos entre elas, simplesmente, quando o enunciado mudava de reconhecer para identificar; comparar e relacionar; ler e interpretar.

A técnica Ceiça Farkatt e a ANA
Depois, a técnica Conceição Farkatt (Ceiça) falou sobre a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) – instituída no ano de 2013, para se avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do Ensino Fundamental e, por meio desta, produzir indicadores sobre as condições da oferta de ensino. Tudo isso, com o intuito de concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e redução das desigualdades (avaliação diagnóstica externa).

A técnica Euzâmia Passos e o novo site da SUAVE
Por fim, a técnica Euzâma Passos anunciou que a SUAVE está construindo um Portal de Alfabetização do RN, onde disponibilizará, para os educadores e interessados em geral, o RN Alfa Avaliando e Valorizando a Alfabetização. Segundo a técnica, o site foi idealizado pelo subcoordenador da SUAVE – o professor Afonso Gomes Ferreira Filho, e disponibilizará: 

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                                        • Programa PNAIC 
                                        • Provinha Brasil 
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Foto oficial...


Almoço...

Uma pequena fila...
... para abrir o apetite...
... e saborear as delícias de um almoço balanceado

Um comentário:

Amor de verão disse...

A Cia de Dança Professora Carmelita Regis de Oliveira, possui 16 bailarinos, 4 meninos e 12 meninas e são orientados pela Professora Claudia Llena. O programa em que eles estão inseridos é na Escola Aberta.
Estaremos participando da 4ª mostra de Dança de Mossoró agora em abril!