O encontro de Formação da Provinha Brasil, no SESI – Serviço Social da Indústria – Mossoró/RN, dia 31/03/14, de 07 às 12 h, foi realizado com sucesso por 135 professores.
Nas fotos: as vice-diretoras Helena Maia e Judivânia Fernandes, a diretora administrativa Augusta Maia e a técnica Maria Naide |
A abertura foi feita pela vice-diretora Judivânia Fernandes – interlocutora da Provinha Brasil – que leu um texto sobre o abraço e, dentro do contexto exposto, falou da importância da leitura e de sua compreensão. No final, todos os presentes, diante da mensagem lida, se harmonizaram em sucessivos abraços coletivos.
A leitura do texto sobre o abraço |
A confraternização dos presentes |
A apresentação cultural foi feita pelo Corpo de Balé da Escola Estadual Presidente Kennedy, criado a partir do programa Mais Educação, e que tem como monitora a professora de Balé Ana Cláudia, e como diretora da instituição, Evy Régis. Os alunos deram um show de expressão corporal e técnica de dança clássica. Conduzidas por sua monitora, elas criaram uma coreografia baseada numa história em que elas iriam participar de um campeonato mundial de dança clássica.
Chegada ao SESI |
Sendo apresentados pela diretora da E.E. Pres. Kennedy - Evy Régis |
Saída dos bailarinos |
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente na formação e falou sobre a importância dos participantes se apropriarem das informações relacionadas à Provinha Brasil, no tocante a sua matriz nacional e o uso da ferramenta estadual, através da qual o professor acompanha o diagnóstico de cada aluno.
Da esquerda para a direita: Magali Delfino, Maria Luisa, Conceição Farkatt e Euzâmia Passos |
Magali Delfino falando aos educadores |
A pergunta foi: quem quer ir para o lanche agora? |
Todos quiseram... |
... sem exceção |
Em seguida, a equipe da SUAVE – Subcoordenadoria de Avaliação Educacional – assumiu a coordenação dos trabalhos e passou, de fato, para a formação. A técnica Conceição Farkatt (Ceiça) foi quem deu início à formação falando sobre a avaliação da Provinha Brasil (avaliação diagnóstica interna).
A técnica Ceiça Farkatt... |
Nos slides, as habilidades avaliadas por meio da Provinha Brasil foram organizadas com base nas Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática.
... e a Provinha Brasil |
A técnica mostrou que as Matrizes de Referência da Avaliação da Provinha Brasil elencam o que se pretende avaliar com estes instrumentos, ou seja, os conhecimentos que se espera que os alunos tenham adquirido após o início do processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento, como a oralidade, são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e o letramento para a elaboração da Matriz de Referência. A matriz é apenas uma referência para a construção do instrumento de avaliação. É, portanto, diferente de uma proposta curricular ou de programas de ensino, que são mais amplos e complexos.
A técnica Euzâmia Passos |
Logo após, para falar sobre o Sistema da Provinha Brasil, a técnica Euzâmia Passos. Ela mostrou como são gerados, no sistema, os resultados da Provinha Brasil e, como, através destes, são analisados os dados e sistematizados entre os professores da escola. “É desta forma que os professores ficam sabendo onde se encontram os avanços, as dificuldades e as deficiências dos alunos”.
A técnica Maria Luisa |
Por último, discorreu a técnica Maria Luisa, que fez uma análise sobre a Matemática da Provinha Brasil. Ela mostrou, por meio da provinha de 2013, as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e como duas questões – que se utilizavam da mesma operação – apresentavam distinções de acertos entre elas, simplesmente, quando o enunciado mudava de reconhecer para identificar; comparar e relacionar; ler e interpretar.
A técnica Ceiça Farkatt e a ANA |
Depois, a técnica Conceição Farkatt (Ceiça) falou sobre a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) – instituída no ano de 2013, para se avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do Ensino Fundamental e, por meio desta, produzir indicadores sobre as condições da oferta de ensino. Tudo isso, com o intuito de concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e redução das desigualdades (avaliação diagnóstica externa).
A técnica Euzâmia Passos e o novo site da SUAVE |
Por fim, a técnica Euzâma Passos anunciou que a SUAVE está construindo um Portal de Alfabetização do RN, onde disponibilizará, para os educadores e interessados em geral, o RN Alfa Avaliando e Valorizando a Alfabetização.
Segundo a técnica, o site foi idealizado pelo subcoordenador da SUAVE – o professor Afonso Gomes Ferreira Filho, e disponibilizará:
• Projeto Trilhas
• Programa PNAIC
• Provinha Brasil
• ANA
• Biblioteca (livros, revistas, textos acadêmicos)
• Links úteis
• Multimídia
• Vídeos
• Downloads
• Legislação
• Fale conosco
Foto oficial...
Uma pequena fila... |
... para abrir o apetite... |
... e saborear as delícias de um almoço balanceado |
Um comentário:
A Cia de Dança Professora Carmelita Regis de Oliveira, possui 16 bailarinos, 4 meninos e 12 meninas e são orientados pela Professora Claudia Llena. O programa em que eles estão inseridos é na Escola Aberta.
Estaremos participando da 4ª mostra de Dança de Mossoró agora em abril!
Postar um comentário