O encontro de Formação da Provinha Brasil, no SESI – Serviço Social da Indústria – Mossoró/RN, dia 31/03/14, de 07 às 12 h, foi realizado com sucesso por 135 professores.
Equipe da 12ª DIRED...
  | 
| Nas fotos: as vice-diretoras Helena Maia e Judivânia Fernandes, a diretora administrativa Augusta Maia e a técnica Maria Naide | 
A abertura foi feita pela vice-diretora Judivânia Fernandes – interlocutora da Provinha Brasil – que leu um texto sobre o abraço e, dentro do contexto exposto, falou da importância da leitura e de sua compreensão. No final, todos os presentes, diante da mensagem lida, se harmonizaram em sucessivos abraços coletivos.
  | 
| A leitura do texto sobre o abraço | 
  | 
| A confraternização dos presentes | 
A apresentação cultural foi feita pelo Corpo de Balé da Escola Estadual Presidente Kennedy, criado a partir do programa Mais Educação, e que tem como monitora a professora de Balé Ana Cláudia, e como diretora da instituição, Evy Régis. Os alunos deram um show de expressão corporal e técnica de dança clássica. Conduzidas por sua monitora, elas criaram uma coreografia baseada numa história em que elas iriam participar de um campeonato mundial de dança clássica.
  | 
| Chegada ao SESI | 
  | 
| Sendo apresentados pela diretora da E.E. Pres. Kennedy - Evy Régis | 
  | 
| Saída dos bailarinos | 
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente na formação e falou sobre a importância dos participantes se apropriarem das informações relacionadas à Provinha Brasil, no tocante a sua matriz nacional e o uso da ferramenta estadual, através da qual o professor acompanha o diagnóstico de cada aluno.
  | 
| Da esquerda para a direita: Magali Delfino, Maria Luisa, Conceição Farkatt e Euzâmia Passos | 
  | 
| Magali Delfino falando aos educadores   | 
Pausa para o lanche...
  | 
| A pergunta foi: quem quer ir para o lanche agora? | 
  | 
| Todos quiseram... | 
  | 
| ... sem exceção  | 
Em seguida, a equipe da SUAVE – Subcoordenadoria de Avaliação Educacional – assumiu a coordenação dos trabalhos e passou, de fato, para a formação. A técnica Conceição Farkatt (Ceiça) foi quem deu início à formação falando sobre a avaliação da Provinha Brasil (avaliação diagnóstica interna).
  | 
| A técnica Ceiça Farkatt... | 
Nos slides, as habilidades avaliadas por meio da Provinha Brasil foram organizadas com base nas Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática.
  | 
| ... e a Provinha Brasil | 
A técnica mostrou que as Matrizes de Referência da Avaliação da Provinha Brasil elencam o que se pretende avaliar com estes instrumentos, ou seja, os conhecimentos que se espera que os alunos tenham adquirido após o início do processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento, como a oralidade, são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e o letramento para a elaboração da Matriz de Referência. A matriz é apenas uma referência para a construção do instrumento de avaliação. É, portanto, diferente de uma proposta curricular ou de programas de ensino, que são mais amplos e complexos. 
  | 
| A técnica Euzâmia Passos  | 
Logo após, para falar sobre o Sistema da Provinha Brasil, a técnica Euzâmia Passos. Ela mostrou como são gerados, no sistema, os resultados da Provinha Brasil e, como, através destes, são analisados os dados e sistematizados entre os professores da escola. “É desta forma que os professores ficam sabendo onde se encontram os avanços, as dificuldades e as deficiências dos alunos”.
  | 
| A técnica Maria Luisa | 
Por último, discorreu a técnica Maria Luisa, que fez uma análise sobre a Matemática da Provinha Brasil. Ela mostrou, por meio da provinha de 2013, as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e como duas questões – que se utilizavam da mesma operação – apresentavam distinções de acertos entre elas, simplesmente, quando o enunciado mudava de reconhecer para identificar; comparar e relacionar; ler e interpretar. 
  | 
| A técnica Ceiça Farkatt e a ANA | 
Depois, a técnica Conceição Farkatt (Ceiça) falou sobre a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) – instituída no ano de 2013, para se avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do Ensino Fundamental e, por meio desta, produzir indicadores sobre as condições da oferta de ensino. Tudo isso, com o intuito de concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e redução das desigualdades (avaliação diagnóstica externa). 
  | 
| A técnica Euzâmia Passos e o novo site da SUAVE | 
Por fim, a técnica Euzâma Passos anunciou que a SUAVE está construindo um Portal de Alfabetização do RN, onde disponibilizará, para os educadores e interessados em geral, o RN Alfa Avaliando e Valorizando a Alfabetização. 
Segundo a técnica, o site foi idealizado pelo subcoordenador da SUAVE – o professor Afonso Gomes Ferreira Filho, e disponibilizará: 
                                        • Projeto Trilhas 
                                        • Programa PNAIC 
                                        • Provinha Brasil 
                                        • ANA 
                                        • Biblioteca (livros, revistas, textos acadêmicos) 
                                        • Links úteis 
                                        • Multimídia 
                                        • Vídeos 
                                        • Downloads 
                                        • Legislação 
                                        • Fale conosco 
Foto oficial...
Almoço...
  | 
| Uma pequena fila... | 
  | 
| ... para abrir o apetite... | 
  | 
| ... e saborear as delícias de um almoço balanceado | 
 
Um comentário:
A Cia de Dança Professora Carmelita Regis de Oliveira, possui 16 bailarinos, 4 meninos e 12 meninas e são orientados pela Professora Claudia Llena. O programa em que eles estão inseridos é na Escola Aberta.
Estaremos participando da 4ª mostra de Dança de Mossoró agora em abril!
Postar um comentário