sábado, 12 de abril de 2014

SABERES DA TERRA SERRA DO MEL: 10 e 11/04


O Corpo Humano: movimento e sustentação foi a aula do professor Raimundo Antonio, quinta-feira, dia 10/04, na Serra do Mel. Munido de um esqueleto do corpo humano, o professor trabalhou a arquitetura do esqueleto humano a partir do conjunto de peças ósseas e cartilaginosas que dá sustentação ao corpo e que constitui o esqueleto.

Estrutura óssea do corpo humano
O professor, antes de mostrar o nome dos ossos que dão sustentação e movimento ao corpo humano, tornou evidente que o esqueleto protege os órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. Além disso, o esqueleto atua como reserva de cálcio e local de formação das células do sangue.



Depois de apresentar o esqueleto humano, mostrar como são os nomes dos ossos existentes na sua estrutura, o professor passou para as perguntas e respostas e, depois, para o questionário sobre a matéria dada.

Experiência de sustentação

As professoras Antônia Farias e Elizângela Sales
Na sexta, os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina, Antônia Farias e Elizângela Sales voltaram à Serra. Na bagagem, a professora Elizângela Sales levava, para sua aula de Códigos e Linguagens, a letra de uma música de rap do Racionais Mc's “Dário de um Detento*” 

Antes, porém...

Deixar a sala apresentável
*Diário de um Detento" é uma canção de rap do grupo Racionais MC's, escrita pelo ex-detento Jocenir. A letra da música aborda a rebelião do presídio do Carandiru, ocorrida em 2 de outubro de 1992, quando 111 presidiários foram mortos pela polícia em evento que ficou conhecido como o Massacre do Carandiru. O nome também é titulo de um livro do mesmo autor. A música foi classificada em 52º lugar na lista das 100 maiores músicas brasileiras publicada pela revista Rolling Stone. Foi a única música do grupo a aparecer na lista (Wikipédia).


Em seguida, a professora trabalhou a leitura da música. Seus trechos foram lidos por todos os alunos e, em seguida, fez a interpretação do texto, através de perguntas e respostas. 

NOTA DA 12ª DIRED

Os professores da 1ª turma dos Saberes da Terra da Serra do Mel estão, por força de uma medida tomada pela Secretaria de Educação, trabalhando sem os técnicos agrários, que foram dispensados porque não estavam enquadrados nas exigências de seleção do programa. Diante disso, os professores se reuniram e estão cogitando um “Tempo Comunidade” em que eles próprios irão desenvolver um projeto de duas hortas comunitárias – um na vila Ceará e outro na vila Paraíba – que serão assessorados por uma técnica agrícola da comunidade, que se prontificou a ajudar na parte técnica do projeto. Os professores, por sua vez, irão falar com a diretora da 12ª DIRED e, solicitar da mesma, ajuda para implantação das hortas, no tocante aos equipamentos, sementes e adubos necessários para a concretização das mesmas.



Nenhum comentário: