Ontem, dia 26/04, no polo do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN), aconteceu mais uma aula da especialização em Educação do Campo, para professores e técnicos agrícolas que trabalham com os Saberes da Terra, nas DIREDs de Mossoró (12ª), Apodí (13ª), Umarizal (14ª) e Pau dos Ferros (15ª).
Como sempre, os professores e técnicos foram recebidos, pela manhã, com um Coffee Break e, em seguida, todos se dirigiram para o auditório da Instituição para a acolhida que, desta vez, foi feita pelo grupo de São Francisco do Oeste.
A dinâmica utilizada pelos professores e técnicos, para acolher os demais grupos, constituiu-se de uma tira de papel em branco que cada um, à medida que ia chegando, recebia e colocava o seu nome na parte de cima. Essa tira ia passando e cada um que a recebia ia colocando suas impressões sobre aquela pessoa.
Logo após a dinâmica de acolhimento, a coordenadora Fátima Maria de Oliveira mostrou que a equipe da Educação do Campo havia aberto um grupo no Facebook e que cada participante terá acesso, inclusive, para postar fotos, artigos, mensagens, dicas, etc.
Em seguida, os professores e técnicos foram divididos em três salas e cada sala trabalhou um tema para esse encontro: Metodologia do Trabalho Científico.
Sala do professor Abreu |
Sala do professor Edson |
Sala do professor Felipe |
Na volta do almoço, o assunto continuou o mesmo: Metodologia do Trabalho do Científico, que até já foi disponibilizado na página do Face.
Sala do professor Abreu |
Nos repasses da tarde, feitos, também, pela coordenadora Fátima Maria de Oliveira, desta vez, o assunto foi sobre o Seminário que acontecerá em Natal/RN, no Hotel Pirâmides, nos dias 23 e 24/05, e as instruções básicas para os professores e técnicos.
No retorno, cada grupo se dirigiu para o seu município de origem levando a certeza de que a educação caminha lentamente, porém ela não retrocede, pelo contrário, ela é gradativa, alicerçando-se cada vez mais na busca incessante por sua excelência. E aquele grupo, formado de professores e técnicos, é parte histórica desse processo de lutas e conquistas.
Um comentário:
Muito bom o registro, precisamos deles para nossa sistematização.
Parabéns!
Postar um comentário