quarta-feira, 16 de abril de 2014

O CÂMARA MIRIM 2014: DIVULGAÇÃO

Solicitamos de Vossa Senhoria a colaboração para divulgar nas escolas do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental da sua jurisdição, o concurso de Projetos Pedagógicos tendo como tema “O Câmara Mirim 2014”.


A Câmara dos Deputados vai realizar em 2014 a 9ª edição do Câmara Mirim. É quando 400 alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental vêm a Brasília para ocupar o Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados e viram deputados por um dia. Eles ocupam o plenário, discursam na tribuna e votam nos projetos elaborados pelas próprias crianças. 

A vinda dos alunos para participar do evento está diretamente condicionada à participação de seu professor. Isso porque estamos realizando um concurso de projetos pedagógicos, tendo como tema o Câmara Mirim, para selecionar os professores que trarão as crianças para participar do evento. 

É bom salientar que os professores selecionados devem aplicar seu projeto pedagógico no seu ambiente escolar. As inscrições de projetos pedagógicos vão até 22 de abril de 2014. Daí serão selecionados os seis melhores projetos, cujos professores terão direito de trazer a Brasília até duas turmas de 5º ao 9º anos para participarem do Câmara Mirim em 30/10/14. 

Nesse caso, as despesas de hospedagem, alimentação e transporte ficam a cargo de cada escola, que deve mobilizar recursos próprios ou de seu município para trazer as crianças para a sessão mirim.


Os professores selecionados irão a Brasília de 31/08 a 06/09, COM TODAS AS DESPESAS PAGAS PELA CÂMARA, para participarem do programa Missão Pedagógica no Parlamento, onde participarão de aulas dialogadas, palestras, visitas, oficinas pedagógicas e temáticas, privilegiando a integração entre a teoria e a prática. 

Antes disso, haverá um curso online sobre Educação para Democracia, elaborado também pela Câmara dos Deputados. Com tudo isso, esperamos que a escola seja uma porta aberta de interação entre a Câmara e as escolas e, consequentemente, as crianças, visando promover a consciência cidadã de nossos pequenos brasileiros. 

Para participar, acesse: 


Mais informações em:



 Atenciosamente, 
Arandi Robson Martins Câmara 
Subcoordenador do Ensino Fundamental




Nenhum comentário: