Como sempre, nossos queridos jovens e adultos superam as nossas expectativas. E hoje (16/04/2014) não poderia ser diferente. Tivemos uma tarde maravilhosa, em clima de harmonia, na qual sentimos a presença do Transcendente entre nós. Tudo estava concatenado, embora as turmas tenham preparado suas apresentações em separado, no espaço de suas respectivas salas de aula. Foi impressionante e gratificante.
Infelizmente, as fotos não têm poder de registrar/expressar a mágica e a singularidade deste evento escolar nesta semana abençoada.
Música, dança, teatro, cartazes, reflexão, oração, testemunhos e diferentes lições deram vida e mais sentido à programação que foi elaborada pelos professores e tão bem executada, exclusivamente, pelos alunos.
A todos enviamos os nossos parabéns e votos de uma Feliz Páscoa.
Agora, comecemos a nos preparar a próxima atividade do nosso projeto: a “Caminhada da Paz”, que será realizada no dia 26/04/2014 (exatamente na manhã do último sábado deste mês).
Abaixo a programação da atividade de hoje:
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2014
TEMA: É para a liberdade que Cristo nos libertou. (Gl 5,1)
Com sua entrega total na cruz, Jesus Cristo possibilita que vençamos as situações de morte e nos concede a liberdade.
Refletir: Qual é a importância do sacrifício de Jesus para os Cristãos?
O que simboliza a Páscoa para você?
1. Abertura:
Fábio: Boa tarde, senhoras e senhores gestores, coordenadores, supervisores, enfim, toda a Família CEJA.
Fábio: Meu nome é Fábio...
Fábio: Meu nome é Fábio...
Kênia: Meu nome é Kênia...
Fábio: Este é o momento de culminância das atividades sobre a CF (Campanha da Fraternidade 2014), realizadas neste Centro de Educação de Jovens e Adultos durante a semana, cujo tema escolhido foi: “É para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gl 5,1). Como todos nós sabemos, a liberdade é um dom precioso dado por Deus.
Kênia: Nesta Semana Santa, no decorrer das aulas, foi-nos dada a oportunidade de pôr em prática o objetivo desta sequência didática: estimular a reflexão cristã sobre a liberdade e inibir a maneira distorcida de entender a liberdade como direito de mandar em seus desejos, de fazer o que quiser, muitas vezes prejudicando o nosso próximo.
Fábio: Queremos enfatizar que viver a liberdade é, acima de tudo, amar, perdoar e respeitar o nosso semelhante.
Kênia: É saber que a liberdade, para ser plena, não pode caminhar com nenhum tipo de escravidão, pois tudo aquilo que limita o homem e o prende é escravidão.
Fábio: A bebida, o cigarro, a paixão, a droga, o consumismo, a vaidade, a inveja, o preconceito, a exploração sexual, a violência e o tráfico humano são exemplos de escravidão que não podemos e nem devemos aceitar o seu domínio sobre o nosso corpo e a nossa mente. Afinal, ser livre não consiste em fazer o que se quer, mas o que se deve.
2. Apresentações:
TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
4º PERÍODO – “A maior liberdade é justamente esta: ser capaz de governar a si mesmo.”
5º PERÍODO A – “Conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.” (João 8,32)
5º PERÍODO B – “É livre quem deixou de ser escravo de si mesmo.” (Sêneca)
TURMAS DO ENSINO MÉDIO:
1º PERÍODO – “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gl 5, 1)
2º PERÍODO – “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” (Gl 5,13)
3º PERÍODO – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Cor 6,12)
BLOCO A1 – “Quem é bom é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre.” (Santo Agostinho).
BLOCO B1 – “Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode.” (Jean-Paul Sartre).
BLOCO C1 – “Colocar limites em nós mesmos, baseados em valores que escolhemos como projeto de vida é também uma demonstração de liberdade.”
3. Metodologia:
• Durante a semana, o professor deverá fazer a leitura das citações, explorando-as e debatendo-as com as turmas;
• Sugerir que façam cartazes com as respectivas citações;
• Motivar, mobilizar, orientar as turmas a fazerem dramatizações, apresentações musicais, dinâmicas relacionadas às citações que lhes foram apresentadas;
• Preparar (escolher, orientar, ensaiar) uma dupla de apresentadores (Sugestão: Fábio e Kênia).
4. Providenciar:
• Lanche especial: cachorro-quente com suco de uva (servir apenas após as apresentações).
• Providenciar CDs com hinos/músicas religiosas para intercalar sua execução com as apresentações.
Encerramento.
Texto e fotos: professora Josselene Marques
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