domingo, 27 de abril de 2014

4ª AULA DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: IFRN PAU DOS FERROS


Ontem, dia 26/04, no polo do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN), aconteceu mais uma aula da especialização em Educação do Campo, para professores e técnicos agrícolas que trabalham com os Saberes da Terra, nas DIREDs de Mossoró (12ª), Apodí (13ª), Umarizal (14ª) e Pau dos Ferros (15ª).


Como sempre, os professores e técnicos foram recebidos, pela manhã, com um Coffee Break e, em seguida, todos se dirigiram para o auditório da Instituição para a acolhida que, desta vez, foi feita pelo grupo de São Francisco do Oeste.


A dinâmica utilizada pelos professores e técnicos, para acolher os demais grupos, constituiu-se de uma tira de papel em branco que cada um, à medida que ia chegando, recebia e colocava o seu nome na parte de cima. Essa tira ia passando e cada um que a recebia ia colocando suas impressões sobre aquela pessoa.


Logo após a dinâmica de acolhimento, a coordenadora Fátima Maria de Oliveira mostrou que a equipe da Educação do Campo havia aberto um grupo no Facebook e que cada participante terá acesso, inclusive, para postar fotos, artigos, mensagens, dicas, etc.


Em seguida, os professores e técnicos foram divididos em três salas e cada sala trabalhou um tema para esse encontro: Metodologia do Trabalho Científico.

Sala do professor Abreu
Sala do professor Edson
Sala do professor Felipe
ALMOÇO


Na volta do almoço, o assunto continuou o mesmo: Metodologia do Trabalho do Científico, que até já foi disponibilizado na página do Face.

Sala do professor Abreu
LANCHE


Nos repasses da tarde, feitos, também, pela coordenadora Fátima Maria de Oliveira, desta vez, o assunto foi sobre o Seminário que acontecerá em Natal/RN, no Hotel Pirâmides, nos dias 23 e 24/05, e as instruções básicas para os professores e técnicos.


No retorno, cada grupo se dirigiu para o seu município de origem levando a certeza de que a educação caminha lentamente, porém ela não retrocede, pelo contrário, ela é gradativa, alicerçando-se cada vez mais na busca incessante por sua excelência. E aquele grupo, formado de professores e técnicos, é parte histórica desse processo de lutas e conquistas.


Um comentário:

Fátima Oliveira disse...

Muito bom o registro, precisamos deles para nossa sistematização.
Parabéns!