sábado, 29 de março de 2014

SABERES DA TERRA/SERRA DO MEL/DIAS 27 e 28/03/14


Na quinta-feira, dia 27/03, os professores Raimundo Antonio (Ciências Exatas), Teresa Cristina (Ciências Humanas) e Elizângela Sales (Códigos e Linguagens) assumiram a sala de aula e deram continuidade às apresentações da semana anterior, baseados no texto do livro 03, e que permitiu o desenvolvimento de cinco temas a serem trabalhos: Ética, Drogas, Comunicação, Transportes e Saúde.



Antes, porém, o professor Raimundo Antonio, indagado sobre as condições de nossos mananciais, fez uma explanação sobre a água no Brasil e no Mundo, o uso adequado, os desperdícios, a falta de armazenagem, o problema da poluição e contaminação dos mananciais e aquíferos e as consequências dos descontroles sobre um bem tão precioso.


Em seguida, os alunos integrantes  do grupo 01 (Luzia, Marcelo, Anúbia, João, Adriana e Josivan) apresentaram um trabalho falando sobre a saúde do campo, especialmente, a saúde dos alimentos plantados em suas comunidades, fazendo um paralelo com os alimentos produzidos com defensivos agrícolas (agrotóxicos) e aqueles produzidos organicamente.


O interessante do trabalho é que o grupo entregou, a cada um dos colegas de sala e de outros grupos, uma etiqueta com um nome colocado nela. À medida que o colega ia sendo chamado, dizia o nome que estava em sua etiqueta e, em seguida, colocava-a no local adequado – se no lado de agrotóxico ou orgânico. 

Na sexta, dia 29/03, os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina e Antônia Farias (Ciências Humanas) se deslocaram para a Serra e lá deram continuidade a mais uma apresentação de trabalho. Desta vez, do grupo 02 – que já havia se apresentado na semana anterior com um teatro falando sobre as drogas e completou a sua apresentação, entregando um cartaz e fazendo uma pequena explanação sobre o que estava inserido no mesmo.


Antes da apresentação do último grupo (03), a professora Teresa Cristina aproveitou o tempo para fazer uma dinâmica com a sala. A brincadeira consistia em entregar uma boneca à pessoa a sua direita. E pedia que essa pessoa fizesse o que ela achava que devia fazer com uma boneca. E assim sucessivamente. Quando a boneca retornou para a professora (a primeira a iniciar a dinâmica), ela fez na pessoa seguinte aquilo que ela fez na boneca. Foi interessante porque alguns alunos jogaram a boneca para cima; outros beijaram a boneca; outros botaram para dormir e, assim, quando tiveram que fazer isso com o colega e não com a boneca é que eles perceberam a mensagem da brincadeira.


O último grupo se apresentou em seguida. Foi o grupo 03, que tinha como componentes os alunos: Wélya, Erismar, José de Anchieta, Eliene, Edimeyre e Águida. O cartaz através do qual eles apresentaram o seu trabalho falava sobre o ontem e o hoje das Comunicações, dos Transportes e da Saúde de suas localidades.


No final, o aluno José de Anchieta declamou versos de literatura de cordel, de sua autoria, em que ele exprimiu o seu pensar: 

 “HISTÓRIA DA GENTE” 

 A comunicação antiga era muito devagar 
Pois para se falar com uma pessoa 
Era preciso se deslocar 
Pra passar um telegrama 
 – um pra lá outro pra cá – 
 Só dessa forma as pessoas podiam se comunicar 

 Falando também um pouco 
Daquelas dificuldades 
 Da região do sertão 
 E todas as cidades 
Que não tinha nem um doutor 
Nem pelas caridades 

 Vamos falar dos transportes 
Lá do sertão da gente 
Que é jegue, cavalo e boi de carroça 
Que são transportes decentes 
E quem não tem esses transportes 
Pra nós ele não é decente 

 Ai que saudade dos tempos 
Dos tempos das pescarias 
Em que eu pescava de tarde, 
De noite e de dia 
Pescava tanto peixe 
Chega me dava alegria 

 Hoje é fácil demais 
Com esse tal do cartão 
Eu posso comprar fiado 
Que tenha dinheiro ou não 
Por que há facilidade 
Com este tal de cartão 

 No meu tempo 
 Quando eu tinha 15 anos de idade 
As coisas eram tão ruins 
 E de tantas dificuldades 
Que para eu ganhar um vintém 
Eu só faltava me lascar 

 Por que naquele tempo 
Se trabalhava pra valer 
Trabalhava para o patrão 
Trabalhava para você 
Por que se não fosse assim 
O patrão não queria você. 

Depois das apresentações, os alunos saíram para jantar e, quando retornaram, o professor Raimundo Antonio passou a escrever no quadro branco sobre o Corpo Humano, em especial, as células e como elas são constituídas (membranas, citoplasma e núcleo).


Em seguida, o professor explicou e passou os exercícios, referentes ao texto, que foram respondidos na sala de aula.

Nenhum comentário: