A Escola Estadual Padre Dehon sediará, a partir de amanhã, dia 24/07 até o dia 26/07, palestras e oficinas da prática pedagógica de alfabetização, letramento e numeramento no cotidiano escolar, com a equipe de Natal, conforme programação abaixo:
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY
"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR "
Período: 24, 25 e 26 de julho 2012.
Local: E.E. PE. DEHON Mossoró/RN
“Professor que mostra entusiasmo pelo que fala, pelo conhecimento, contagia os alunos. Professor muito rico de vivências, leituras, práticas, recursos, encontra estratégias diferentes de orientar alunos e turmas diferentes” (José Manuel Moran).
ROSALBA CIARLINI ROSADO
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
BETANIA LEITE RAMALHO
Secretária Estadual da Educação e da Cultura
JOAQUIM OLIVEIRA
Secretário Adjunto
ISABEL MARIA MOURA DOS SANTOS PINHEIRO
Coordenadora de Desenvolvimento Escolar
MARIA LUCIENE URBANO DE BARROS
Subcoordenadora do Ensino Fundamental
ISAURO BELTRAN NUNES
Assessor Pedagógico
MAGALI NOGUEIRA DELFINO DO CARMO
Diretora da 12ª DIRED
Equipe de Elaboração - IFESP
Língua Portuguesa:
Maria Aparecida da Silva Andrade
Maria Rosalye Lira de Oliveira Félix
Matemática:
Rosalba Lopes de Oliveira
Maria José Medeiros Dantas de Melo
APRESENTAÇÃO
A formação do professor tem assumido papel fundamental diante dos novos desafios apresentados pela sociedade da informação e do conhecimento. O momento é de transformações e de exigências que atendam ao cumprimento dos papéis sociais da educação, principalmente em relação às habilidades de leitura e escrita e o trabalho com os gêneros textuais que fazem parte do contexto dos educandos. Nesse contexto, colocamos em discussão a formação do professor do 4º ano, já que continua desalentador o baixo desempenho da aprendizagem apresentado por aqueles que se encontram no processo de alfabetização. Assim, um dos grandes desafios do professor é pensar em atividades significativas para atender à heterogeneidade desses alunos e relacioná-las ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita como também, utilizar os conhecimentos matemáticos no contexto social, considerando sua dimensão prática voltada para o cotidiano do aluno.
PROGRAMAÇÃO
1º DIA 24.07 - Manhã
8h - Credenciamento
8:30 - Apresentação Cultural
8:50 - Abertura Oficial
9:20 - Palestra
Tema: Letramento e Alfabetização: um desafio necessário
Palestrante: Maria Aparecida da Silva – IFESP
Coordenadora da mesa: Profª Mª Augusta Maia Marques – Vice-diretora da 12ª DIRED.
Diálogo com os participantes
12h - Intervalo para o almoço
1º DIA 24.07 - Tarde
14h - Apresentação Cultural
14:40 - Palestra
Tema: Letramento e Numeramento: relação possível
Palestrante: Prof. José Paulino Filho - IFESP
Coordenadora da mesa: Profª Maria Judivânia Fernandes – Vice-diretora da 12ª DIRED
Diálogo com os participantes.
16h - Encerramento
2º DIA 25.07 - Manhã
8h às 12h - Oficinas Pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática.
Sala 01: Oficina de Língua Portuguesa
Sala 02: Oficina de Matemática
12h - Intervalo para o almoço
2º DIA 25.07 - TARDE:
14h - Retomada das atividades
18h - Encerramento
3º DIA 26.07 - Manhã
08h - Oficinas Pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática.
Sala 01: Oficina de Língua Portuguesa
Sala 02: Oficina de Matemática
12h - Almoço
3º DIA 26.07 - TARDE:
14h - Retomada das atividades
18h - Avaliação do encontro e encerramento.
NOTA DA 12ª DIRED:
Fonte: Equipe da IFESP/SUEJA/Natal
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