segunda-feira, 9 de julho de 2012

COMEÇA A 2ª JORNADA PEDAGÓGICA DA DIRED

Começou hoje, dia 09/07, a 2ª Jornada Pedagógica da 12ª DIRED, cujo tema é: "Avaliação e Planejamento: intervenções com foco nos resultados de aprendizagem”. A abertura dos trabalhos se deu às 08h00min, no SESI (Serviço Social da Indústria), com a presença dos gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos de Mossoró e Circunscrição, recepcionados pela equipe de técnicos da 12ª DIRED.


A cerimonialista da 12ª DIRED – Norma Lilia, ao dar as boas-vindas aos participantes, solicitou que todos dessem um abraço da paz e, depois, todos de pé, cantassem o Hino Nacional Brasileiro para, em seguida, chamar as autoridades para a composição da mesa.

A cerimonialista convidou a todos...
... a começarem os trabalhos dando um abraço de confraternização e, em seguida...
... cantarem o Hino Nacional Brasileiro... 
... e comporem a mesa de autoridades
A fala de abertura foi da anfitriã, Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – que aproveitou para dizer que reunir os gestores, supervisores e coordenadores de toda a circunscrição é uma forma de tentar solucionar, com mais brevidade, os entraves que são inerentes ao ofício de uma gestão escolar – administrativa e pedagógica - , pois a troca de informações pode solucionar problemas que, na maioria das vezes, só são solucionados com um espaço de tempo maior.

Professora Magali Delfino abrindo a 2ª Jornada Pedagógica
“É um pensamento nosso fazer um projeto voltado para uma DIRED itinerante, que irá a cada escola de sua circunscrição e tentará resolver, em forma de mutirão, os problemas pelos quais ela esteja passando. Isto de uma forma que não interfira na autonomia de sua gestão; porém, que possam juntas – DIRED e instituição escolar – encontrar soluções práticas para minimizar os problemas existentes na comunidade escolar”, disse a diretora da 12ª DIRED.

A coordenadora Maria Elma 
Em seguida à fala da professora Magali Delfino, a mesa foi desfeita e a coordenadora pedagógica da 12ª DIRED, Maria Elma, assumiu os trabalhos, mostrando a necessidade de reorganização do pedagógico diante das dificuldades enfrentadas em cada unidade escolar e os desafios que isso proporciona para a equipe que procura cumprir com o plano de metas e com o seu Projeto Político Pedagógico.

A fala do professor Joaquim Juraci

A palestra, logo após a fala da coordenadora pedagógica da 12ª DIRED, ficou a cargo do Secretário Adjunto da Educação do Estado do Rio Grande do Norte, professor Joaquim Juraci Farias de Oliveira, que falou sobre “Avaliação e Planejamento da Educação do RN: intervenções com foco nos resultados de aprendizagem”. O secretário Adjunto da Educação começou o seu discurso mostrando, através de exemplos, o porquê de essa escola estar passando por tantas dificuldades. “Antes nós tínhamos um referencial como horizonte, hoje tiraram isso de nós. Então, como prender a atenção de um aluno, por 4 horas seguidas, se não sabemos como agir? Assim, a única coisa que o prende por tanto tempo não está na instituição, mas na esquina mais próxima e se chama lan house”, disse.

Os gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos fizeram várias perguntas ao Secretário

O secretário citou vários filósofos para ilustrar o seu pensamento e dar vários nortes à sua palestra. No final, ele respondeu as perguntas dos educadores e elogiou o compromisso que todos estão tendo para com a educação do Rio Grande do Norte. 

TCM sempre prestigiando os eventos da educação 
 
A TCM – Canal 10 esteve no local e cobriu o evento, entrevistando a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – e as gestoras do Disneylândia e do Maria Stella. À tarde, no auditório da 12ª DIRED, o encontro foi somente com os gestores escolares – de Mossoró e circunscrição – com a presença do Secretário Adjunto e a coordenadora do COAPRH (Coordenadoria de Pessoal e Recursos Humanos) – professora Ivonete Bezerra, a professora Magali Delfino e a equipe de técnicos da 12ª DIRED.

Vice-diretora Maria Augusta...
... explicando para os gestores... 
... o resultado do levantamento feito por escolas
A vice-diretora Maria Augusta fez um relato do levantamento feito sobre matrículas, aprovações, evasões, transferências, reprovações e todas as porcentagens que envolvem a relação aluno-escola, ensino e aprendizagem.


O Secretário iniciou a sua palestra (Dialogando Sobre o Processo de Gestão) falando um pouco de sua experiência como gestor e, também, como professor de sala de aula. A palestra foi toda pautada em cima de exemplos e de citações de grandes filósofos, ilustrando cada momento de sua fala.


Ao término, o Secretário cedeu a palavra à coordenadora do COAPRH – Ivonete Bezerra, que primeiro mostrou, através das leis que regem uma administração pública (especialmente, aquelas que são inerentes aos servidores), como proceder corretamente em cada situação e, depois, respondeu todas as dúvidas dos gestores presentes. As situações em que não foram possíveis os esclarecimentos imediatos, a coordenadora deixou o seu e-mail e o seu telefone para que os gestores entrem em contato e ela possa responder as perguntas que ficaram sem as devidas respostas. 

 NOTA DA 12ª DIRED

A 2ª Jornada continua na sexta-feira, dia 13/07, durante o dia inteiro, nas escolas e, também, na 12ª DIRED, com palestras e debates.

Nenhum comentário: