terça-feira, 24 de julho de 2012

COMEÇOU HOJE (24/07), NA PADRE DEHON, MAIS UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Com início às 08h00min, começou, na Escola Estadual Padre Dehon, mais uma formação voltada para os professores da Rede Estadual de Ensino, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

A técnica Zilma Marques, na entrada do auditório, responsável pelo credenciamento dos participantes
Com o tema: A Prática Pedagógica de Alfabetização, Letramento e Numeramento no Cotidiano Escolar, a equipe de formadores da SUEM (Subcoordenadoria do Ensino Médio), SUEF (Subcoordenadoria do Ensino Fundamental) e IFESP (Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy) abriram os trabalhos com uma apresentação do Coral da Escola Estadual Inalda Cabral – com regência do monitor Wellington – e sob a coordenação da professora Socorro Bezerra, do Mais Educação.

Em seguida, todos de pé, cantaram o Hino Nacional Brasileiro. A Cerimonialista, Norma Lilia – da 12ª DIRED, chamou as autoridades para a composição da mesa, sendo a diretora da 12ª DIRED, professora Magali Delfino, anfitriã da formação, representada por sua vice-diretora Judivânia Maria.

Da esquerda para a direita: Elma Maria - coordenadora pedagógica da 12ª DIRED, Sunier Campos Feitosa - diretor da E.E. Padre Dehon, Maria Augusta Maia - vice-diretora da 12ª DIRED, Maria Judivânia Fernandes - vice-diretora da 12º DIRED (representando a professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED), Maria do Carmo Freire Queiroz - técnica da SUEF e Pedro Fernandes de Souza - técnico da SUEM
Antes de a mesa ser desfeita, a Cerimonialista leu a reflexão – de autor desconhecido – “Motivação para o seu Dia”.

A cerimonialista Norma Lilia de Almeida Araújo
Depois da mesa desfeita, assumiu os trabalhos a vice-diretora Maria Augusta, que passou a coordenar a palestra “Letramento e Numeramento: uma relação possível”, tendo como palestrante o professor doutor José Paulino Filho, do IFESP. O professor mostrou, dentro da matemática, os diferentes processos formativos e suas várias fases de classificação teórica.

O que devemos entender é que a Matemática não é uma ciência pronta, acabada. Ela está sempre em processo de construção, a ser construída. Cabe a nós desmistificar essa teoria de que ela está pronta, acabada. Essa teoria, conhecida como período clássico ou euclidiano, é de uma sociedade e, consequentemente, de uma cultura que já não encontra mais respaldo nos atuais estudos sobre essa ciência e, logicamente, nos dias atuais, apesar de ainda haver, por parte de alguns professores, resistência a mudanças”, disse o palestrante na sua introdução.

No período vespertino, a palestrante foi a professora Maria Aparecida da Silva, do IFESP, sob a coordenação de mesa da professora e vice-diretora da 12ª DIRED Maria Judivânia. O tema abordado pela palestrante foi “Letramento e Alfabetização: um desafio necessário”.

A professora Maria Aparecida da Silva em sua explanação
A professora caminhou sobre o processo de ensino e aprendizagem, mostrando os passos para um melhor aproveitamento da didática utilizada pelo professor. “Devemos buscar, dentro da metodologia, alternativas de como melhorar o desempenho dos nossos alunos. Isso pode ser conseguido através de projetos. Inserir os gêneros textuais, por exemplo, jornais, revistas, livros, enciclopédias, etc., possibilita, ao alfabetizando, uma autonomia mais significativa e eficaz em sua aprendizagem”, discorreu a professora.

Público de professores no período vespertino
Após a palestra, os professores se dirigiram para as salas de aula, onde participaram de duas oficinas, sendo que, na sala 01, os professores ficaram com uma Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa, sob a orientação da técnica da SUEF - Maria do Carmo Freire de Queiroz...

... e na sala 02, os professores ficaram com uma Oficina Pedagógica de Matemática, sob a orientação do professor Pedro Fernandes de Souza, da SUEM.


NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, representada, na abertura, por sua vice-diretora Maria Judivânia, não compareceu ao evento em virtude de uma forte virose que a acometeu. Desculpa-se, portanto, ao mesmo tempo em que é sabedora da competência e da habilidade de sua equipe para conduzir os trabalhos.

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