quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOTAS DAS 12ª DIRED: 26/07/12

3º ENCONTRO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PADRE DEHON


Foi dado prosseguimento, hoje, dia 26/07, na escola Estadual Padre Dehon, a formação sobre a prática pedagógica de alfabetização, letramento e numeramento no cotidiano escolar, com duas salas trabalhando oficinas pedagógicas, uma de língua portuguesa e, a outra, na área de matemática. 

 SALA 01: 

Formadora: Maria do Carmo Freire de Queiroz

Fotos:


Vídeo: http://youtu.be/0C0Djyc1lBo


SALA 02:

 Formador: Pedro Fernandes de Souza

Fotos:




Vídeo:  http://youtu.be/UZxa8yeizV4


NOTA DA 12ª DIRED:

Coordenando os trabalhos, nestes três dias, as vice-diretoras da 12ª DIRED, Maria Augusta Maia e Maria Judivânia, com o apoio da técnica pedagógica Antonia Zilma. A formação das oficinas ficou a cargo das equipes da SUEF e da SUEM – da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e, também, da equipe de palestrantes do IFESP (Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy). 


ELISEU VIANA PROMOVE “CENTENÁRIO DE VIDA” 

O CEIPEV (Eliseu Viana), dentro de sua programação cultural, realizou, ontem, dia 25/07, uma homenagem aos dois personagens nordestinos mais conceituados das artes deste país: Luiz Gonzaga e Jorge Amado.


A comemoração faz parte da programação do Ensino Médio Noturno Diferenciado que trouxe os dois personagens dentro do tema: “O encontro entre o Rei do Baião e o Capitão da Bahia”, numa alusão ao cantor Luiz Gonzaga e ao escritor Jorge Amado. A programação constou de apresentações teatrais (em que cada personagem era retratado dentro de sua historiografia), conforme roteiro abaixo:


I – Abertura 
II – Proseando Gonzagão 
III – trajetória do Rei do Baião 
IV – Salve Jorge 
V – A Noite dos Capitães da Areia 
VI – No Lume da Fogueira 
VII – retratando Gonzagão 
VIII – As Mulheres de Jorge 
IX – As Delícias do Sertão 
X – As Merendas da Dona Flor 

FOTOS:




ALUNOS DO CEIPEV ALÇAM VOO NO TEATRO/CIÊNCIA

Seis alunos do Ensino Médio do Eliseu Viana, um dia, tiveram um sonho. Eles sonharam em saír por aí, de município em município, apresentando-se numa trupe mambembe de teatro. Antes, sentaram-se, discutiram, organizaram-se e criaram uma peça chamada “A Fulô do Carrapicho”.


A peça conta a história de Nena, uma moça criada sem mãe e por um pai autoritário e castigador. Ela resolve fugir de casa e entra para um grupo de teatro que se apresenta nas pequenas cidades de uma determinada região. Ela, que traz um grande segredo, vai, aos poucos, em cada cidade que passa, deixando uma pista para que os seus companheiros acabem por descobrir o seu segredo.


Depois de o grupo se apresentar no FESTUERN e, em seguida, em Areia Branca, Guamaré e Martins (todos municípios do Rio Grande do Norte), a professora Ravanna Rany, do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), fez o convite e tratou de intermediar a participação do grupo no Congresso Internacional de Teatro Científico “Ciência em Cena”, na cidade de Caxias, no Maranhão, agora em agosto. 

A peça, então, está adaptada para receber, em seus atos, 8 (oito) experimentos científicos na área de química, dentre eles, numa das cenas, quando há uma “morte”, o produto colocado para mostrar o sangue que vai, aos poucos, desaparecendo. Noutra cena, uma das atrizes usa uma flor que vai, aos poucos, mudando a sua coloração, à medida que ela vai girando.


O grupo: 

Everlaine Rocha 
Raul Araújo 
Danielly Guedes 
Lídia Fernandes 
Adriana Fernandes 
Hiza Souza

Direção:

Camilla Paula 
Ravanna Rany 
LinderbergVentura 
Dayse Fernandes 

 NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino recebeu (conforme fotos acima), em seu gabinete, alguns integrantes do grupo – que estavam acompanhados de sua diretora – para parabenizá-los, desejar-lhes uma boa experiência no Congresso, além de disponibilizar, através do projeto oficial, recursos para estadia, alimentação e translado do grupo.

Nenhum comentário: