3º ENCONTRO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PADRE DEHON
Foi dado prosseguimento, hoje, dia 26/07, na escola Estadual Padre Dehon, a formação sobre a prática pedagógica de alfabetização, letramento e numeramento no cotidiano escolar, com duas salas trabalhando oficinas pedagógicas, uma de língua portuguesa e, a outra, na área de matemática.
SALA 01:
Fotos:
SALA 02:
Formador: Pedro Fernandes de Souza
Fotos:
NOTA DA 12ª DIRED:
Coordenando os trabalhos, nestes três dias, as vice-diretoras da 12ª DIRED, Maria Augusta Maia e Maria Judivânia, com o apoio da técnica pedagógica Antonia Zilma. A formação das oficinas ficou a cargo das equipes da SUEF e da SUEM – da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e, também, da equipe de palestrantes do IFESP (Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy).
ELISEU VIANA PROMOVE “CENTENÁRIO DE VIDA”
O CEIPEV (Eliseu Viana), dentro de sua programação cultural, realizou, ontem, dia 25/07, uma homenagem aos dois personagens nordestinos mais conceituados das artes deste país: Luiz Gonzaga e Jorge Amado.
A comemoração faz parte da programação do Ensino Médio Noturno Diferenciado que trouxe os dois personagens dentro do tema: “O encontro entre o Rei do Baião e o Capitão da Bahia”, numa alusão ao cantor Luiz Gonzaga e ao escritor Jorge Amado. A programação constou de apresentações teatrais (em que cada personagem era retratado dentro de sua historiografia), conforme roteiro abaixo:
I – Abertura
II – Proseando Gonzagão
III – trajetória do Rei do Baião
IV – Salve Jorge
V – A Noite dos Capitães da Areia
VI – No Lume da Fogueira
VII – retratando Gonzagão
VIII – As Mulheres de Jorge
IX – As Delícias do Sertão
X – As Merendas da Dona Flor
ALUNOS DO CEIPEV ALÇAM VOO NO TEATRO/CIÊNCIA
Seis alunos do Ensino Médio do Eliseu Viana, um dia, tiveram um sonho. Eles sonharam em saír por aí, de município em município, apresentando-se numa trupe mambembe de teatro. Antes, sentaram-se, discutiram, organizaram-se e criaram uma peça chamada “A Fulô do Carrapicho”.
A peça conta a história de Nena, uma moça criada sem mãe e por um pai autoritário e castigador. Ela resolve fugir de casa e entra para um grupo de teatro que se apresenta nas pequenas cidades de uma determinada região. Ela, que traz um grande segredo, vai, aos poucos, em cada cidade que passa, deixando uma pista para que os seus companheiros acabem por descobrir o seu segredo.
Depois de o grupo se apresentar no FESTUERN e, em seguida, em Areia Branca, Guamaré e Martins (todos municípios do Rio Grande do Norte), a professora Ravanna Rany, do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), fez o convite e tratou de intermediar a participação do grupo no Congresso Internacional de Teatro Científico “Ciência em Cena”, na cidade de Caxias, no Maranhão, agora em agosto.
A peça, então, está adaptada para receber, em seus atos, 8 (oito) experimentos científicos na área de química, dentre eles, numa das cenas, quando há uma “morte”, o produto colocado para mostrar o sangue que vai, aos poucos, desaparecendo. Noutra cena, uma das atrizes usa uma flor que vai, aos poucos, mudando a sua coloração, à medida que ela vai girando.
O grupo:
Everlaine Rocha
Raul Araújo
Danielly Guedes
Lídia Fernandes
Adriana Fernandes
Hiza Souza
Direção:
Camilla Paula
Ravanna Rany
LinderbergVentura
Dayse Fernandes
A professora Magali Delfino recebeu (conforme fotos acima), em seu gabinete, alguns integrantes do grupo – que estavam acompanhados de sua diretora – para parabenizá-los, desejar-lhes uma boa experiência no Congresso, além de disponibilizar, através do projeto oficial, recursos para estadia, alimentação e translado do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário