domingo, 22 de setembro de 2013

12ª DIRED PARTICIPA DA “OFICINA SALA DE PROFESSOR”


"Tem algo na sala de aula que nos encanta. Por isso, nós estamos aqui" (Professor doutor Walmir Cardoso)
Com o objetivo de compartilhar experiências do programa “Sala de Professor”, por meio de práticas pedagógicas, o professor/apresentador Walmir Cardoso, da TV Escola (O Canal da Educação) esteve em Natal/RN, para oficinas presenciais, com duração de um dia e meio, nas quais foram vivenciadas, para uso de documentários, várias situações de ensino e aprendizagem. 


O público-alvo foi composto pelos professores do Ensino Médio e das séries iniciais do Ensino Fundamental II, tendo participado, representando à 12ª DIRED, o professor e jornalista Raimundo Antonio e a coordenadora do NTE/Jerônimo Rosado, professora Regina Celi. O local para a realização das oficinas foi o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE –, situado no bairro de Nossa Senhora de Nazaré e as oficinas foram divididas em dois grupos, sendo o grupo 01 nos dias 18 e 19/09 e o grupo 02, dias 19 e 20/09. 

APRESENTAÇÃO DA OFICINA: 

As boas-vindas para a equipe do "Sala de Professor"...
... tendo o professor Walmir Cardoso como coordenador e apresentador
FORMAÇÃO DAS EQUIPES:

As duplas acessando o vídeo de referência...
... para o planejamento de uma pauta...
... que seja atrativa, dinâmica e dentro dos padrões...
.. do programa da TV Educativa...
... "Sala de Professor"...
... 2013
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: 

As duplas aproveitando cada...
... pedaço de espaço para confeccionar...
... os materiais de apoio para o "Sala de Professor"
Material sendo confeccionado pela professora Miriam tendo ao fundo
 o professor Walmir Cardoso repassando conteúdo com outra dupla de professores
A professora Miriam preparando o material (ao fundo o matemático Leo Akio -
 da equipe do professor Walmir Cardoso)
Os professores Raimundo Antonio e...
... Miriam Fernandes Lucas
GRAVAÇÃO DO PROGRAMA: 







FINAL: 

Zelda Caldas (anfitriã) e Walmir Cardoso
Os professores Raimundo Antonio e Walmir Cardoso
Ao término das atividades, os professores, à medida que iam saindo do laboratório/cenário das gravações, eram recepcionados pela equipe de produção da TV Educativa com a entrega de um kit com material impresso e DVDs, que servirão de apoio para os professores. 

NOTA DA 12ª DIRED

SALA DE PROFESSOR 2013 

Um documentário da TV Escola, um ponto de partida para grandes trabalhos. A ideia central do programa "Sala de Professor" é incentivar os professores de Ensino Médio a desenvolverem projetos que mudem a sala de aula. Em cada programa, dois professores convidados criam projetos a partir de documentários exibidos na TV Escola. 

As propostas são inovadoras e podem ser realizadas em qualquer escola do país. Os resultados são experimentos criativos e atividades ousadas que os professores podem repetir ou adaptar à realidade de sua escola. 

Os trabalhos apresentados são detalhados em fichas pedagógicas que ficam disponíveis no site da TV Escola. Animações, tabelas, mapas e infográficos tornam os conteúdos mais visuais e interativos. Os recursos não estão apenas no site. Transformados em fascículos interativos, eles garantem mais ferramentas educacionais aos professores de todo o Brasil. 

Assista aos programas Sala de Professor - Temporada 2013. Os episódios são exibidos na TV Escola toda terça às 08h, com reprise às 17h. Clique no link para assistir aos programas: 




Nenhum comentário: