sábado, 21 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 19 e 20/09/2013


Na quinta-feira à noite, os professores Raimundo Antonio e Antonia Farias se dirigiram ao município da Serra do Mel (vila Rio Grande do Norte – Escola Estadual Padre José de Anchieta) para mais uma aula dos Saberes da Terra – ProJovem Campo. 


Com uma boa presença dos alunos/colonos, a professora Antonia Farias trabalhou um texto sobre ética e moral na sociedade, com o enfoque voltado para a sociedade rural, especificamente, as condições em que esse morador do campo vive, a sua relação comunitária, a sua relação homem/mulher, as condições de igualdade e/ou inferioridade, principalmente, quando essa condição é tratada pela ótica da mulher nessa sociedade. 


Outro viés empregado pelos professores foi o da discussão com cada um, contando casos de agressão e/ou subserviência acontecida em suas vilas. A questão de autonomia do campo com relação à cidade foi um ponto muito debatido e a questão do trabalho de sobrevivência foi discutido entre todos. Por fim, a socialização foi transformada em material. A sala foi dividida em vários grupos e cada grupo procurava colocar, em cartaz, a sua ideia de uma vida melhor no campo, mas também foi colocada a forma de como se pode viver uma vida mais justa, igualitária e na qual cada colono consiga estar inserido na sociedade como um ser capaz e produtor do seu próprio destino. 

INÍCIO DA PRODUÇÃO DOS TRABALHOS:













Na sexta-feira à tarde, os alunos continuaram a produção dos cartazes para, à noite, apresentá-los em um pequeno seminário. A proposta, na verdade, é sempre o debate, porém, no próprio momento em que estão sendo produzidos os materiais, os professores têm a possibilidade de trabalhar outros conteúdos, fazendo do trabalho em grupo, comunitário, de criatividade, a base para a inserção da interdisciplina, um ponto chave e rotineiro nas aulas da Educação do Campo. 

FASE FINAL DA PRODUÇÃO DE CARTAZES: 








À noite, os professores começaram a aula com um texto de português, sobre a acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. O método utilizado pela professora Elizângela partiu da leitura do texto e, através desta leitura, eram grifadas palavras. Abaixo do texto, a professora colocou um quadro onde estavam as regras de acentuação estudadas e os alunos iam, à medida que recebiam o conhecimento, colocando as palavras ditas no seu local correto. 




APRESENTAÇÃO DO MATERIAL TRABALHADO: 






TÉCNICOS AGRÍCOLAS RETORNAM AS SUAS AULAS: 

Os técnicos agrícolas, Jacildo e Aílton, depois de uma pausa em suas atividades, voltaram ao trabalho. Nesta sexta-feira, eles deram enfoque à questão teórica de como trabalhar, na prática, o solo com os adubos orgânicos de suas próprias localidades. A novidade, nesta volta dos técnicos, é que, a partir de agora, eles vão trabalhar o “tempo comunidade” nas próprias comunidades onde vivem os alunos/colonos. Por exemplo, no dia 21/09 (sábado), os técnicos agendaram visita à vila Paraíba, onde pretendem dar uma aula prática e a escolha do local onde será implantado um dos projetos do curso. 



TEMPO COMUNIDADE: VILA PARAÍBA 

Os alunos/colonos e professores sendo recepcionados por "Zeca Urubu" - animal de estimação do aluno/colono José de Anchieta
Antes da aula prática, os professores socializaram o conteúdo teórico
O professor Aílton conversando com o aluno/colono José Anchieta, sendo observado pelos filhos deste e do mascote "Zeca Urubu"
O professor Jacildo dando início a aula prática do projeto
O professor Aílton complementando as informações
Começando a cavar o canteiro
Os alunos/colonos botaram a mão na massa
Adubando
Lista de frequência dos alunos/colonos moradores da vila Paraíba

NOTA DA 12ª DIRED

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – autorizou o pagamento de deslocamento para os alunos/colonos, tendo as funcionárias Joana Torres e Naide se deslocado para a escola Padre José de Anchieta e feito o repasse para cada um deles.

Da mesma forma, a diretora da 12ª DIRED autorizou o fardamento para os alunos dos Saberes da Terra - ProJovem Campo - Serra do Mel/RN.


Nenhum comentário: