sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SEMINÁRIO GEO-HISTÓRICO E CULTURAL DO RIO GRANDE DO NORTE


Aconteceu quinta-feira, dia 12 de setembro, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes, a abertura do Seminário Geo-Histórico e Cultural do Rio Grande do Norte, com a presença dos autores e artistas da terra potiguar.

Coordenadores pedagógicos, diretores de DIREDs, gestores, autores e autoridades
O objetivo do Seminário é fazer os seus participantes conhecerem um pouco mais o Estado do Rio Grande do Norte através dos seus aspectos geográficos, históricos, culturais, econômicos e toponímicos a partir da utilização das seguintes obras: 

                                           • Atlas do Rio Grande do Norte 
                                           • Economia do Rio Grande do Norte 
                                           • Introdução à Cultura do Rio Grande do Norte

O Seminário está voltado para os coordenadores pedagógicos das 16 DIREDs e das escolas pertencentes à rede estadual de ensino. Após o acolhimento e credenciamento, pela coordenadora do evento – professora Paula Eleutério, a vice-diretora da 12ª DIRED, Judivânia Fernandes, deu início à solenidade de abertura do Seminário apresentando, para o público participante, o artista Carlos Zens e seus músicos.

O artista Carlos Zens...
... distribuiu, entre os participantes, vários tipos de instrumentos musicais...
...  feitos artesanalmente e que fazem parte...
... de sua interação com a plateia
Abaixo, o vídeo de uma parte da apresentação do artista: 


Após a apresentação do artista Carlos Zens, a vice-diretora Judivânia Fernandes anunciou o momento com os autores: 

                                        • José Lacerda Felipe 
                                        • Tarcísio Gurgel 
                                        • Aristotelina Rocha 
                                        • Vicente Vitoriano 
                                        • Edilson Alves 

Na parte da tarde, o Seminário deu continuidade a sua programação com uma pequena mudança: o local das apresentações culturais e dos autores foi transferido para a Escola Estadual Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual), com a presença do poeta cordelista, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Antonio Francisco, que contagiou a todos com o seu carisma versejador e suas poesias de forte cunho ecológico.

O poeta Antonio Francisco...
... com os autores contando os "causos" da região
Em seguida, deu-se início a oficina pedagógica, sendo a acolhida feita com a leitura poética das estrofes de Oswaldo Lamartine: 

- Cada vivente tem o seu sertão. Para uns são as terras além do horizonte e, para outros, o quintal perdido da infância (SER). 

- Quem me dera a dureza da aroeira, a floração do pau-d’arco, a sombra da oiticica, o cheiro do cumaru – isso para não falar nos espinheiros. Me bastava ser talvez uma umburana (ÁRVORE). 

- Os ruídos dos ventos, das goteiras, do armador das redes, o balido das ovelhas, o canto do galo, o estalo do chicote dos matutos, o ganido dos cachorros em noite de lua, os tetéus, o duelo das casacas de couro, os gritos do socó a martelar silêncios, os aboios, o bater dos chocalhos, o mugido do gado e tantos outros que ferem nas onças da saudade... (SONS). 

- Sertão onde à noitinha, depois da ceia de coalhada, se armava redes nos alpendres para ouvir dos mais velhos a crônica do passado (ALIMENTO). 

- Os ventos do boqueirão da Serra do Bico sopravam pelas suas folhas e, daquele alto, ele assistiu mudança de mandos – da monarquia à república. Agitações e marasmos. Muitas secas e alguns invernos. Casais que se aninhavam. Risos e lágrimas. Berros de dor e gritos de alegria dos que chegavam para a vida. Enterros que saiam (MEMÓRIAS). 

ATIVIDADE I 

- Apresentação do grupo: reflita sobre a leitura poética dos textos de Oswaldo e responda oralmente a questão a seguir: QUEM SOU E ONDE VIVO

ATIVIDADE II (Exposição breve sobre a metodologia da oficina) 

- Divisão dos grupos por cidades 

- Distribuição de texto: conhecendo os municípios do RN e o mapa 

- Leitura contextualizada. 

Após a leitura, cada grupo criou propostas de atividades possíveis de serem realizadas em sala de aula, tendo como fundamento o texto base e o mapa 

- Socialização Mediação do Formador: apresentação do texto: conhecendo as cidades do RN através do gênero conto, pontuando as possibilidades de trabalhar a temática através dos diversos gêneros textuais (forma culta e forma regionalista) 

ATIVIDADE III (A cultura de cada município) 

- Representação através de desenhos, pinturas, gravuras, recortes, colagens... As manifestações culturais (danças populares, folclore, gastronomia regional, literatura, artes e geografia cultural), das cidades dos grupos formados 

- Montagem do grande Mapa 

- Exposição para o grande grupo Mediação do Formador: refletir sobre as possibilidades pedagógicas das obras (Atlas do Rio Grande do Norte – Economia do RN – Introdução à Cultura do RN

- Apresentação de um bingo como proposta de atividade 

ATIVIDADE IV 

- Retorno à plenária: discurso final dos autores 

- Sorteio dos brindes 

 NOTA DA 12ª DIRED:

Jornal Gazeta do Oeste entrevistando o autor Tarcísio Gurgel...
... e o coordenador da CODESE (Coordenadoria do Desenvolvimento Escolar), professor Marcos Cleber
- O jornal Gazeta do Oeste esteve presente e registrou o evento através da repórter Jucilene Lima e do fotógrafo Ednilton Neves: 


O Seminário Geo-Histórico e Cultural do Rio Grande do Norte é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, com o apoio das 16 DIREDs que compõem as Diretorias Regionais de Educação no Estado. 

Rosalba Ciarlini 
Governadora 

Betania Ramalho 
Secretária de Educação 

Oswaldo Gomes Neto 
Subsecretário de Educação 

Joaquim Juraci 
Secretário Adjunto 

Marcos Cleber 
Coordenador de Desenvolvimento Escolar




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