domingo, 1 de setembro de 2013

V FORMAÇÃO DO PNAIC: EDUCAÇÃO ESPECIAL E UNIDADE 04


No 5º Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Escola Estadual Jerônimo Rosado recebeu professores e alunos do CAS (Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo), do CADV (Centro de Apoio ao Deficiente Visual) e do CREE-MOS (Centro Regional de Educação Especial de Mossoró) – sedes de Mossoró. 






Nas salas de aula da rampa um, em seus corredores, os professores e alunos montaram seus estandes para mostrar como são desenvolvidos os materiais que têm como finalidade promover o sucesso educacional de pessoas surdas, com vistas à sua inserção no mundo social e do trabalho, assim como, garantir, às pessoas cegas e de baixa visão, recursos humanos e materiais que visam facilitar o processo de inclusão educacional no sistema regular de ensino, em qualquer faixa etária e escolaridade. 





Em cada sala, os professores orientadores e cursistas receberam, para ministrar a formação, os especialistas das duas unidades - de apoio e atendimento ao deficiente – que procuraram capacitar os professores que trabalham com as séries iniciais da educação na nossa circunscrição. As coordenadoras do evento, no turno matutino, convidaram a todos para descerem a rampa e assistirem a uma apresentação cultural. 





Os deficientes João Ferreira (visual) e Benômia Rebouças (cadeirante) pediram a palavra e falaram aos presentes, convidando-os a participarem do 1º Congresso Mossoró Acessa Mossoró, que acontecerá nos dias 20 e 21/09/2013, na Universidade Potiguar (UnP). 



Em seguida, os alunos do CAS fizeram uma apresentação, no salão da parte térrea da escola, para os presentes, com a ajuda de um professor/intérprete. 

Assista ao vídeo: 


De volta à sala de aula, os professores cursistas passaram a receber as lições de quem trabalha, especificamente, com a educação especial: os professores do CAS/CADV/CREE-MOS

AS SALAS: 

SALA ZILMA MARQUES: 
Professora da Educação Especial: Rosa Maria da Costa Siqueira 






Assista ao vídeo de acolhimento:


SALA SANDRA DIÓGENES/JOANA TORRES: 
Professora da Educação Especial: Jarlene Marques





SALA SOCORRO BEZERRA: 
Professoras da Educação Especial: Eliseuda Dantas e Lucilene Leite de Amorim




SALA SUELEIDE FERREIRA: 
Professoras da Educação Especial: Adna e Iara Gomes




SALA DÉCIMA MARIA: 
Professora da Educação Especial: Selidan de Sá





SALA LÚCIA HELENA: 
Professoras da Educação Especial: Sunare Karine e Edna Cunha




A PAUTA DA UNIDADE 04 

• Boas-vindas/acolhimento 
• Leitura do caderno de registro 
• Receber as tarefas de casa 
• Foco temático: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva 
• A presença do lúdico na sala de aula 
• Leitura deleite: “Quer Brincar de Pique-Esconde?” – Isabella e Angolina
• Apresentação da Unidade 04 
• Tempestade de ideias 
• Aprofundando o tema; leitura individual da pág. 6 e 7 
• Exibição de vídeo: jogos e brincadeiras 
• Brincadeira cantada para despertar: “Pra Entrar na Casa do Zé” – Bia Bedran 
• Aprofundando o tema: leitura compartilhada do texto 02 

A TURMA DO CAS: 




Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um encontro inesquecivel.Ainda lembro a expressão do olhar de cada uma das professoras orientadoras.Zilma¹12ªDIRED