No 5º Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Escola Estadual Jerônimo Rosado recebeu professores e alunos do CAS (Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo), do CADV (Centro de Apoio ao Deficiente Visual) e do CREE-MOS (Centro Regional de Educação Especial de Mossoró) – sedes de Mossoró.
Nas salas de aula da rampa um, em seus corredores, os professores e alunos montaram seus estandes para mostrar como são desenvolvidos os materiais que têm como finalidade promover o sucesso educacional de pessoas surdas, com vistas à sua inserção no mundo social e do trabalho, assim como, garantir, às pessoas cegas e de baixa visão, recursos humanos e materiais que visam facilitar o processo de inclusão educacional no sistema regular de ensino, em qualquer faixa etária e escolaridade.
Em cada sala, os professores orientadores e cursistas receberam, para ministrar a formação, os especialistas das duas unidades - de apoio e atendimento ao deficiente – que procuraram capacitar os professores que trabalham com as séries iniciais da educação na nossa circunscrição.
As coordenadoras do evento, no turno matutino, convidaram a todos para descerem a rampa e assistirem a uma apresentação cultural.
Os deficientes João Ferreira (visual) e Benômia Rebouças (cadeirante) pediram a palavra e falaram aos presentes, convidando-os a participarem do 1º Congresso Mossoró Acessa Mossoró, que acontecerá nos dias 20 e 21/09/2013, na Universidade Potiguar (UnP).
Em seguida, os alunos do CAS fizeram uma apresentação, no salão da parte térrea da escola, para os presentes, com a ajuda de um professor/intérprete.
Assista ao vídeo:
De volta à sala de aula, os professores cursistas passaram a receber as lições de quem trabalha, especificamente, com a educação especial: os professores do CAS/CADV/CREE-MOS.
AS SALAS:
SALA ZILMA MARQUES:
Professora da Educação Especial: Rosa Maria da Costa Siqueira
SALA SANDRA DIÓGENES/JOANA TORRES:
Professora da Educação Especial: Jarlene Marques
Professoras da Educação Especial: Eliseuda Dantas e Lucilene Leite de Amorim
Professoras da Educação Especial: Adna e Iara Gomes
Professora da Educação Especial: Selidan de Sá
Professoras da Educação Especial: Sunare Karine e Edna Cunha
A PAUTA DA UNIDADE 04
• Boas-vindas/acolhimento
• Leitura do caderno de registro
• Receber as tarefas de casa
• Foco temático: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva
• A presença do lúdico na sala de aula
• Leitura deleite: “Quer Brincar de Pique-Esconde?” – Isabella e Angolina
• Apresentação da Unidade 04
• Tempestade de ideias
• Aprofundando o tema; leitura individual da pág. 6 e 7
• Exibição de vídeo: jogos e brincadeiras
• Brincadeira cantada para despertar: “Pra Entrar na Casa do Zé” – Bia Bedran
• Aprofundando o tema: leitura compartilhada do texto 02
A TURMA DO CAS:
Um comentário:
Foi um encontro inesquecivel.Ainda lembro a expressão do olhar de cada uma das professoras orientadoras.Zilma¹12ªDIRED
Postar um comentário