sábado, 14 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 12 e 13/09/2013


Na quinta-feira, dia 12/09/2013, os professores da Educação do Campo – Saberes da Terra – no município de Serra do Mel/RN, tinham um motivo a mais para ministrar uma noite de aula para os alunos/colonos das vilas que compõem o município: as duas primeiras parcelas da bolsa, a eles destinadas, tinham sido liberadas e já se encontravam à disposição de cada um deles, na agência central do BB, na cidade de Mossoró/RN. De posse dos papéis, com o nome de cada um, os seus registros de benefícios e as instruções relativas aos documentos pessoais para serem apresentados na hora do recebimento, a noite de quinta-feira se transformou não só no repasse de novos conhecimentos, mas também numa agradável noite de realização material, haja vista as expectativas geradas para a empregabilidade do valor destinado a cada um deles. 


As professoras de Língua Portuguesa (Elizângela Sales e Luzia Isabella) trabalharam um texto com o título “A Vida no Campo” que, depois de haver sido escrito e lido, cada aluno/colono passava a interpretar o seu conteúdo, analisar de acordo com a sua realidade e, em seguida, criar diálogos em cima de cada história vivenciada por eles.

As professoras Elizângela, Luzia, Teresa e Antonia Farias
“Quando o campo não planta a cidade não janta” 

Discussão: 

1. O homem do campo é o estereótipo de pessoa sem estilo, sujo, que não sabe ler nem escrever e, muito menos, se comunicar? 

2. Será que, para o homem do campo se apresentar, ele tem que se parecer com um ser pré-histórico? 

3. A mulher do campo não tem as mesmas vaidades da mulher da cidade? 

4. A questão da interação social não está presente no homem do campo? 


Na sexta-feira, dia 13/09, a aula girou em torno da Matemática, trabalhada pelo professor Raimundo Antonio, começando pela retomada da aula passada, através de um texto no qual o personagem só tinha R$ 100,00 (cem reais) para comprar o alimento e, com isso, passar o mês inteiro. O professor instigou os alunos/colonos a fazerem um exercício tão comum aos donos de casa: comprar o seu alimento de forma a fazer com que o pouco dinheiro levado ao supermercado fosse o suficiente para alimentar a sua família durante um determinado período. 


Cada um procurou fazer o dinheiro “render” da melhor maneira possível transformando a sala de aula num verdadeiro balcão de vendas/compras. A criatividade passou a ser a principal personagem juntamente com os encartes de propagandas de supermercados. Foram trabalhados, no final, conceitos de adição, subtração, divisão e, principalmente, “multiplicação”. 


Além disso, o professor ainda propôs dois de tipos de problemas, gerados a partir de um total de R$ 200,00 (duzentos reais), fazendo os alunos/colonos raciocinarem em cima de transformações. Por fim, foi feito um exercício em que estavam presentes as quatro operações. 


Nenhum comentário: