domingo, 15 de setembro de 2013

OBMEP NA 12ª DIRED: OLIMPÍADA NA CIRCUNSCRIÇÃO

Num esforço conjunto entre Secretaria de Estado da Educação e das Diretorias Regionais (DIREDs), o governo do Rio Grande do Norte orientou diretores das escolas e professores a incentivarem os alunos inscritos na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP a participarem da segunda etapa de avaliações, que aconteceu neste sábado, 14 de setembro. 


Segundo o Ministério da Educação, mais de 950 mil estudantes de todo o país se inscreveram para participarem dessa segunda fase da 9ª OBMEP. Isso representou cerca de 590 mil alunos do ensino fundamental (níveis 1 e 2) e 367 mil do ensino médio (nível 3), que fizeram as provas em mais de nove mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Na circunscrição da 12ª DIRED, um dos locais a ser aplicada a prova foi a Escola Senador Duarte Filho, localizada no conjunto Walfredo Gurgel. Lá, foram disponibilizadas 10 (dez) salas. 09 (nove) dessas salas com 30 (trinta) alunos e apenas uma delas com 14 (quatorze) alunos, num total de 284 (duzentos e oitenta e quatro) alunos inscritos. Destes, 143 (cento e quarenta e três – 50,36%) compareceram para fazerem a prova e 141 (cento e quarenta e um – 49,64%) não se fizeram presentes ao local, conforme quadro abaixo: 

(Clica na imagem para ampliá-la)
REUNIÃO DA COORDENAÇÃO COM OS APLICADORES:

A coordenadora Augusta Maia...
... repassando as instruções para os aplicadores...
... Candice, Francione, Gondim, Naide, Elizabete, Ruan, Rebecca
A CHEGADA DOS ALUNOS AO LOCAL DA PROVA: 






EXEMPLOS DE VOCAÇÃO: 

Não é nenhuma novidade para quem o conhece da Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa. É sempre um dos primeiros a chegar à escola onde os seus alunos estão inscritos para fazerem a prova da OBMEP. Munido de sua prancheta com os nomes dos alunos selecionados para participarem da Olimpíada, ele aguarda, pacientemente, cada um deles chegar. E a cada um que chega, a busca pelo nome, a sala onde fará a prova e as orientações de como proceder na hora da avaliação. O interessante é que, em determinado momento, a fila de alunos à espera de ser confirmado pelo professor cresce até se tornando maior que o fluxo de entrada normal dos alunos de outras escolas. Este ano – como nos anos anteriores – o porcentual de presença desses alunos foi de 100%. O nome desse professor? Antonio Marques Barbosa. 

O professor Antonio Marques Barbosa e a sua prancheta com o nome de seus alunos
Venho desenvolvendo este e outros trabalhos no sentido de incentivá-los cada vez mais nessa caminhada e, também, com isso, desmistificar o ensino da matemática, que é, logo de cara, dita como uma disciplina difícil de aprender. Para isso, quando da inscrição da Olimpíada de Matemática, eu já começo a fazer esse trabalho de conscientização, incentivando-os a participarem, e passo a mostrar a importância do uso dessa disciplina no dia a dia. Quando o cartão de inscrição chega à escola, eu não o entrego diretamente ao aluno. Eu convoco o pai para uma reunião, e lá, depois de uma breve explanação do que é, o que significa, a sua importância, eu entrego pessoalmente a cada pai presente. Assim eu me associo com eles em prol de um futuro melhor para cada um dos filhos deles”. 

O universitário que faz a diferença: Pablo Rodrigo Peixoto
Este ano o professor Antonio Marques não estava sozinho nessa luta. Ao lado dele, outro professor também disponibilizou o seu tempo para acompanhar os seus alunos inscritos e que estavam participando da Olimpíada, ali, naquela escola. Da mesma forma que o veterano professor, a cada um que chegava, tinha o seu nome anotado e encaminhado para a sala de avaliação. O mais interessante é que esse jovem professor, de nome Pablo Rodrigo Peixoto, ainda é universitário, está substituindo o titular e, mesmo assim, já é consciente do seu papel de educador vocacionado. Dos 9 (nove) alunos inscritos, 4 (quatro) compareceram ao local de prova. 

OS PAIS PARTICIPAM:

Dona Aparecida (E.E. Justiniano de Melo) e Edilma (E.E. José de Vasconcelos)
Também não foi difícil ver os próprios pais acompanhando os seus filhos e, após deixá-los diante da porta da escola, ficarem esperando o término da prova, para os levarem de volta. Entrevistadas pelo blog, as mães Edilma (filho estudante da E.E. José de Vasconcelos) e Aparecida (filho estudante da E.E. Justiniano de Melo) disseram que é uma forma de incentivá-los, fazê-los compreender o valor de estudar e participar de uma Olimpíada de Matemática e, com isso, despertá-los para um futuro melhor. 

Os pais deixam seus filhos e ficam à espera dos mesmos
OS ALUNOS FALAM: 

Dona Antonia, Elizandra, Vitória e Andreza (E.E. Maria Stella)
Sentadas no banquinho do pátio da escola, antes de começar a avaliação, Elizandra, Vitória e Andreza (E.E. Profª Maria Stella), acompanhadas de dona Antonia, falavam sobre a Olimpíada e suas expectativas sobre a avaliação. Para elas, era a oportunidade de poderem testar os seus conhecimentos matemáticos numa competição e sonharem com uma premiação não tão difícil da realidade de cada uma delas, já que, segundo disseram, gostam muito da disciplina e não veem dificuldade alguma em resolver seus enunciados. 

SALAS E ALUNOS: 

Sala da aplicadora Candice
Sala da aplicadora Edcleide
Sala do aplicador Hugo
Sala da aplicadora Rebecca
PREMIAÇÃO: 

Os estudantes que chegaram à segunda etapa vão concorrer a: 

• 500 medalhas de ouro, 
• 900 medalhas de prata, 
• 4.600 medalhas de bronze e, até, 
• 46.200 certificados de menção honrosa, 
• Bolsas de estudos em Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), 
• Professores, escolas e secretarias de educação também recebem prêmios. 

Conforme o regulamento, as provas da segunda fase foram discursivas e os estudantes tiveram três horas para resolver os problemas. Fiscais selecionados pela coordenação da Olimpíada aplicaram os testes em centros escolares que foram definidos e informados na página da OBMEP

NOTA DA 12ª DIRED

- Em 2012, 8 estudantes do Estado conquistaram medalhas de ouro na competição e ficaram entre os melhores do Brasil. 

- Este ano, na escola Senador Duarte Filho, os alunos da Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa superaram, em número de presença, os alunos do IFRN

• Sala onde estavam os alunos da E. E. Profª Maria Stella: 27 
• Sala onde estavam os alunos do IFRN (Instituto Federal do RN): 22 

- Classificaram-se para a 2ª etapa em torno de 5% de alunos de cada escola com maior pontuação. Na primeira fase da Olimpíada foram mais de 18 milhões de participantes, número recorde de estabelecimentos de ensino envolvidos, com mais de 47 mil escolas em quase 100% dos municípios brasileiros. 

- O resultado das provas da 2ª Fase será divulgado a partir de 29 de novembro de 2013 e a lista de premiados poderá ser consultada no site: 


Fontes: ASSECOM (RN) e OBMEP 





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